Uma mostra curiosa visa destacar a força e a diversidade das mulheres através da arte. A ideia é do artista plástico pernambucano Dilson Cavalcanti, que convida para a abertura da Exposição "Monalisas Brasileiras", em homenagem aos 150 anos da imigração italiana no Brasil. Figuras femininas icônicas do país foram retratadas numa série de telas, como se fossem "Monalisas", do famoso quadro de Leonardo da Vinci.
A expo celebra brasileiras que marcaram nossa história, com destaque para a heroína revolucionária Anita Garibaldi, que lutou pela liberdade no Brasil e na Itália. Ressaltando a diversidade, a força e a contribuição feminina na nossa história/cultura, outras mulheres icônicas também foram estilizadas como Monalisas. Entre elas: Rita Lee, Elza Soares, Hortência, princesa Isabel, Hebe Camargo, Helô Pinheiro, Tarsila do Amaral, Zilda Arns, Maria Quitéria e Ana Neri.
Dilson apresenta Hebe "Monalisa"
fotos: divulgação.
Para criar os trabalhos abstratos, Dilson recorreu a recursos gráficos
e materiais como tinta acrílica, pincéis,
espátulas e até rodo de estamparia. O artista plástico informa que a intenção é trazer, ao conhecimento público, figuras femininas emblemáticas do país, muitas vezes
esquecidas.
A exposição tem o apoio do Instituto Julio Karolino, em parceria com Círcolo Italiano, e oferece acessibilidade com obra tátil e audiodescrição.
Vernissage
Dia 04/02/, das 18,30 às 21,30 horas
Local: Galeria Edmondo Biganti no Circolo
Italiano
Endereço:
Av. Ipiranga, 344- 1º andar.
Que show "Monalisas Brasileiras" elas merecem, imperdível!!!
ResponderExcluir