A importância do empreendedorismo
feminino é uma realidade. Segundo o
Global Entrepreneurship Monitor 2023, as mulheres representam 54,6% dos 47,7
milhões de empreendedores que deverão entrar no mercado brasileiro até 2026.
Os marketplaces desempenham papel
importante nessa ascensão: eles ajudam
a empoderar as mulheres, fornecendo
acesso às ferramentas e materiais acessíveis.
Em novembro último, por exemplo, a Temu foi o aplicativo mais baixado no
Brasil, com 4,8 milhões de downloads, segundo o AppMagic. Isso reflete a
tendência também observada nos Estados
Unidos, onde 56% dos consumidores pesquisados pela Salesforce relataram o uso
da Temu, e 69% planejam continuar usando esse app na temporada de festas.
Olhier e as doces supresas da Pancake |
Para Thaís Olhier, fundadora da
Pancake (confeitaria localizada em São Paulo),
a plataforma é mais do que um marketplace: é uma parceira que impulsiona o sucesso da
empreitada. Tradição à parte, a
confeiteira considera que a época de Natal
funciona como excelente estímulo para
inovação, criatividade e pesquisa de mercado inteligente. “O e-commerce me permitiu sonhar mais alto, dar
asas à criação e compartilhar minha paixão com mais pessoas”, relata.
Semanas antes do Natal, a empreendedora
já tinha encomendada toda a produção
de suas confecções artísticas para as
festas. Bolos decorados, esferas recheadas, brigadeiros e doces personalizados estão na lista de seus produtos, que colocam muito sabor nas mesas dos brasileiros.
“Atrás da arte, há um ingrediente secreto que alavanca o trabalho do pequeno
empreendedor. Trata-se do acesso às ferramentas e materiais de qualidade, a
preços acessíveis, em marketplaces como
a Temu”, revela.
Há dez anos, quando abriu a
Pancake, uma de suas maiores dificuldades era conseguir suprimentos premium e
acessíveis. Naquela época, plataformas como a Temu não existiam. “No entanto,
podemos dizer que, assim que chegaram, elas mudaram completamente o jogo para
pequenos negócios como o meu”, observa Thaís.
Doce início
fotos: divulgação. |
A jornada da empresária começou
após uma viagem de Natal à Alemanha. Lá ela se apaixonou pela arte diferenciada
dos produtos para as festas. Voltou inspirada para abrir a Pancake,
inicialmente oferecendo produtos simples de confeitaria. O crescimento veio com a ascensão de programas de TV dedicados à culinária, que celebravam a confeitaria artística,
colocando seus produtos exclusivos em destaque.
Este ano, a empresa já vendeu
mais de 400 itens, o que significa um aumento de 10% em relação a 2023. O
crescimento é resultado de um planejamento cuidadoso e da adoção das novas ferramentas
disponíveis.
E-commerce, a grande jogada
Em meados de 2024, com mais
marketplaces ingressando no mercado brasileiro, Thaís passou a oferecer produtos
de alta qualidade direto da fábrica e, portanto, com custos bem menores.
“As embalagens, por exemplo, costumavam ser um pesadelo. Nas lojas locais, eram caras e genéricas. A Temu oferece opções diferenciadas, como latas reutilizáveis e caixas temáticas de Natal, por uma fração do preço. Consigo economizar até 15% em materiais comprando no e-commerce, o que me permite reinvestir no meu negócio. De formas de silicone para criar designs sofisticados a fitas e sacolas personalizadas, as plataformas são minha principal fornecedora”, expõe
Dicas da empreendedora
Hoje, em nosso país, as mulheres
representam mais da metade dos empreendedores. Thaís Olhier vem sendo apontada como exemplo
para quem sonha entrar no mercado. Abaixo, ela deixa alguns conselhos para quem
está enfrentando a correria das festas:
Planeje com antecedência: “Começo
a buscar materiais e a desenhar os produtos em outubro. Plataformas como a Temu
facilitam esse processo”.
Diversifique suas ofertas: “Itens
de baixo custo, como caixas de presente simples, são ótimospara compradores
individuais, mas os clientes corporativos adoram opções premium”.
Acompanhe os custos: “Cada centavo
conta. Ferramentas ajudam a economizar no orçamento, sem prejuízo da
qualidade”.
Instagram: @pancakeconfeitaria
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