O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Abup: lançamentos encantam os olhos e valorizam o décor.

Abup: lançamentos encantam os olhos e valorizam o décor.

Written By Deise Sabbag on quarta-feira, 14 de agosto de 2024 | agosto 14, 2024

 



O que há de mais belo, prático e atual nos segmentos de decoração, mesa posta, utilidades domésticas, presentes, artesanato  e design autoral pode ser conferido, de 12 a 15 de agosto,  na segunda edição de 2024 da ABUP Decor Show, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo.


foto: lucinda bastos.



Promovida pela Associação Brasileira das Empresas de Utilidades e Presentes (ABUP), essa é uma feira de negócios que informa as novas tendências e  funciona como  ponto de encontro para networking  entre compradores e  empresas expositoras.



foto: lucinda bastos.



Jamil Rima, presidente da ABUP, lembra que a mostra é importante para geração de negócios. “Os eventos dos próximos meses, com destaque para o Natal, o Dia das Crianças, o Verão 2025, são o foco desta edição”, informa.  


foto: divulgação.



A feira   separou espaços para novos e pequenos expositores e  profissionais em ascensão. Um deles é o  “Projeto Célula”, que dá visibilidade aos designers com produção independente e em escala reduzida. Já a área  “Alma Brasileira” promove  o design autoral, com  destaque  para marcas e designers independentes.

Outro espaço – o “Núcleo D.A. - Design Autoral”-   promove criadores de  peças diferenciadas. Tem ainda  o “Programa Mãos e Mentes Paulistanas”, que sedia  exposições de oito artesãos paulistanos.


foto: lucinda bastos.


Alguns lançamentos:





fotos: lucinda bastos.



A Abup revela algumas tendências fortes para o decor, como os colares graúdos, a maioria feito com sementes extraídas da flora brasileira. As sementes também são matéria-prima para diversos tipos de  objetos decorativos.




fotos: lucinda bastos.



Uma novidade da temporada  são as telas,  com rendas artesanais do nordeste (como a de bilro),  emolduradas como obras de arte.  Outros lançamentos criativos são  os quadros pintados sem tinta:  à base de barro.


foto: lucinda bastos.



Peças  garimpadas em antiquários viram rico  ornamento para a decoração.  É o caso do ferro movida a brasa, da Marco 500, que ganha detalhes delicados e modernos.  Essas peças fizeram sucesso e  foram vendidas já no primeiro dia da feira.





fotos: lucinda bastos.


O acrílico é transformado em obra de arte.   Com transparência alta e excelente transmissão de luz, a matéria-prima compõe  adornos como cúpulas que acondicionam galhos de árvores. O material também é encontrado em   bandejas, bases, organizadores, vasos, mesinhas etc.



foto: lucinda bastos. 



As garrafas térmicas ganham status de arte e complementam, com estilo,  as mesas do café da manhã.  Modelos importados são moldados em porcelana e recebem desenhos coloridos.


 



fotos: lucinda bastos.



Tendências da estação - como  corações, estrelas, borboletas, beija-flores,  aves  e geometria - aparecem em várias propostas de quadros ou adornos.  Já os vasos concorrem com  a beleza das flores ao ostentar  formas diferenciadas e texturas que adicionam originalidade às peças.


foto: lucinda bastos.



A 6F apresenta as  novas cores - rosa, amarelo e azul - dos pratos da linha Signum, com motivo octogonal,  produzida pela alemã Rosenthal. Também comercializa  a linha Abracadabra, com pratos que remetem à magia onde sobressaem estrelas multipontas, cataventos e jogos óticos alternados com gráficos mais suaves, salpicados com “poeira estelar”.


foto: lucinda bastos.



A IE Home Design atraiu compradores com um  mix de produtos que inclui cortinas, tapetes,  xales, mantas e belíssimas almofadas bordadas à mão.





foto: lucinda bastos.



A St. James surpreende com a  linha Minpin, inspirada no universo do conto “Billy e os Minpins”. O  designer italiano Matteo Cibic combinou  funcionalidade com luxo nas peças.



foto: divulgação.



A Riva atua no design de luxo, produzindo objetos de aço inox, prata e ouro 24K. A empresa destaca  as coleções Diamante (com  cortes e brilho especial,  que remetem ao esplendor dos diamantes) e Sarezzo  (com intrincada textura de quadriculados).


foto: divulgação.


A Niazitex, pertencente ao Grupo Niazi Chohfi sugere   o tapete egípcio  Sisal Icaraí,  que entrega a estética natural do sisal. A marca também importa tapetes turcos e indianos.


foto: divulgação.



Já a Bella Vita investe na  coleção Chelsea Estate, da marca de porcelanas Noritake. Pratos, xícaras, pires, bules e canecas trazem a elegância do  design clássico e atemporal para a mesa.


foto: divulgação.



A Sui Objetos marca  sucesso com   a delicadeza da escultura Menina e Menino – Bustos, feita em resina com beija-flores em latão banhados a ouro.  A marca também comercializa  as esculturas Toys,  em resina, com base em pedra sabão e detalhes em latão banhados a ouro.


foto: divulgação


Na Pedra Ateliê, a  impressão 3D é o ponto de partida para a criação das peças decorativas.  Os vasos Amassadinhos são impressos com PLA,  bioplástico feito a partir de milho, cana de açúcar e outros vegetais. As curvas anatômicas dos vasos são formadas pelo toque dos dedos do artista sobre a superfície (técnica de termo moldagem).


Foto: divulgação.



A
Amália Home  promove o Difusor Amália, com notas de bamboo, manjericão, alecrim, ambergris e madeiras de pinho. Também apresenta no evento a  vela perfumada Vanilla Home, que  proporciona ao ambiente um clima acolhedor.

Mais informações: www.abup.com.br / abup@abup.com.br 

SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário