O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Dicas para organizar armários e para escolher roupas em bazar

Dicas para organizar armários e para escolher roupas em bazar

Written By Deise Sabbag on quinta-feira, 8 de agosto de 2024 | agosto 08, 2024





Para Marina Cintra, personal organizer do Unibes Bazar, a facilidade e praticidade proporcionadas pela organização garantem qualidade de vida e otimização de tempo. Bagunça causa desconforto visual, o que reflete diretamente no emocional das pessoas. “Em uma casa organizada a leveza tem mais chance”, sugere.

Ao organizar os armários e escolher novas peças nos bazares os consumidores  incentivam o upcycling. Ao separar peças para doar, os amantes de brechós dão utilidade a itens que estavam parados em casa.

Marina  elencou, abaixo,  dez dicas para facilitar a vida de quem quer fazer compras e, ao mesmo tempo, manter a casa organizada, fortalecendo a  moda circular e consciente incentivada pelos bazares. 

1.  Conhecer o próprio perfil

O primeiro passo  é entender o próprio estilo e personalidade. A partir daí, é possível reconhecer, por exemplo, a preferência por pendurar ou dobrar as roupas. “Com isso em mente, você poderá escolher o melhor móvel para armazenar suas peças. Importante: fuja de prateleiras. Nesse tipo de estrutura, as roupas ficam empilhadas e, ao tirar uma peça, todas as outras acabam caindo.

 

2.  Avaliar o estilo de roupas

Peças que amassam mais, como camisas e vestidos, ficam melhor alocadas em armários, por conta dos cabideiros. Quem é mais básico e gosta de vestir roupas casuais pode dobrá-las e colocá-las em gavetas.

 

3.  Utilizar colmeias e divisórias

Esses itens ajudam as peças a voltarem sempre para o mesmo lugar. Isso facilita a percepção da necessidade, ou não, de novas roupas, além de ajudar  na hora da limpeza.

 

4.  Base organizada

A organização evita compras de novas peças desnecessárias. O que não é visto, não é lembrado. Por isso, se o armário está desorganizado, algumas vezes acabamos escolhendo peças que até já temos em casa.

 

5.  Armário sazonal

Uma dica é colocar as roupas da estação mais acessíveis nos cabideiros e gavetas e, as das outras épocas no ano, em sacos a vácuo. A ideia é ir alternando as opções com o passar do tempo.

 

6.  Separação por tipos e cores

Regatas vão com regatas, calças com calças e assim por diante, finalizando com degradê de cores. Isso ajuda a visualizar tudo o que há no armário.

 

7.  Etiquetagem

Muitas vezes quando as peças estão dobradas não é possível reconhecê-las num primeiro olhar. Assim, as etiquetas ajudam bastante. Além disso, ao etiquetar as gavetas, todos os moradores e frequentadores da casa entendem a organização e são capazes de mantê-la.

 

8.  Atenção aos espaços

É importante ter consciência do volume e quantidade de itens. A partir desse conhecimento, a escolha de um armário fica mais assertiva. Com o guarda-roupa do tamanho adequado fica  mais fácil dispor as peças de maneira funcional.

 

9.  Combinados

Conversar com os integrantes da casa para que todos respeitem a organização e, mais que isso, pensar em disposições mais óbvias, universais e do repertório da maioria das pessoas. Por exemplo:  camisas sempre penduradas, podem garantir uma arrumação duradoura.

 

10.              Consumo consciente

Antes de fazer compras, é importante pensar nas peças já existentes - evitar acumular e praticar o desapego. Desapegar costuma ser trabalhoso para algumas pessoas. Uma sugestão  é começar aos poucos, uma gaveta por vez.

 

 Vale lembrar que o Unibes Bazar facilita as doações de quem quer abrir espaço no armário, oferecendo  serviço de coleta em domicílio, com dia e hora marcados. Assim, quem compra e doa para o bazar dessa instituição social  contribui para a sustentabilidade. O agendamento pode ser feito pelo telefone (11) 3311-7266 ou WhatsApp:  (11) 96929-4660 e
 (11) 99328-8398.

 

 

 

SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário