Segundo o Sebrae, somente entre janeiro e a primeira quinzena de junho deste
ano, mais de 21,3 mil novas padarias foram abertas pelo país. São cerca de 130 novos estabelecimentos abertos diariamente.
Com o setor em plena ebulição, a edição
2024 da FIPAN, maior feira de Panificação e Confeitaria da América Latina,
recebe, no Expo Center Norte, em São Paulo,
grande número de profissionais e empreendedores do food service de
vários estados brasileiros. No local, os participantes podem explorar uma ampla
gama de produtos, inovações e avanços dos principais fabricantes e
fornecedores.
Este ano, o evento celebra
a panificação e confeitaria, ao mesmo tempo em que proporciona uma
plataforma de aprendizado e networking para os envolvidos no setor. A edição
2024 conta com cerca de 480 expositores
e 800 marcas distribuídas em 3 pavilhões.
Promovida pelo SAMPAPÃO, Sindicato da
Indústria de Panificação e Confeitaria de São Paulo, reúne operadores do setor de food service no Brasil
e atrai mais de 55 mil profissionais e
gestores de estabelecimentos e indústrias de segmentos como padarias,
confeitarias, pizzarias e setores indiretos da panificação.
Curiosidades do
segmento
O paulistano é o que mais consome pão
francês no Brasil. Em 2020, eram 20
milhões de pães franceses por dia consumidos na cidade de São Paulo. Em 2024,
passou para 22 milhões de pães franceses.
No outono e inverno, as padarias vendem
mais pães do que normalmente. Isso por causa do frio e da preferência pelas
sopas no jantar. Também é a época do chocolate quente acompanhado por
sanduíches, como queijo quente,
americano, entre outros.
Para que as vendas não caíam quando o tempo muda,
a panificação inclui no cardápio maior
número de sucos, tapiocas e pratos com frutas.
No entanto, o pão na chapa com o
pingado é o preferido dos paulistanos em qualquer época do ano.
Inovações nos estandes
Caminhando pela feira, é possível
conhecer muitos lançamentos e aprimorar o aprendizado. Uma dos destaques é o Espaço Fermentação Natural, onde
panificadores abordam benefícios para a saúde e o sabor único da panificação
artesanal, explicando como explorar ao máximo o Levain para seus negócios.
Outra atração é a Arena do Confeiteiro,
destinada à exibição de bolos produzidos por grandes chefs da confeitaria
profissional, abrangendo desde cake design até esculturas de chocolate. A
edição deste ano também promove o
Concurso de Bolos, com exibição de 30 bolos. Um júri de confeiteiros
vai selecionar o bolo vencedor.
Visitantes também podem votar de forma
online.
Tecnologia e
praticidade
O público pode conferir os lançamentos
em maquinários: divisoras de massas automática, impressora de datação de
validade dentro das novas regras da Vigilância Sanitária, câmaras de
fermentação feitas sob medida, máquina de suco de abacaxi, máquinas industriais
para café expresso, máquinas antimofo para pães e salgadinho e liquidificador
silencioso de alta rotação.
Na linha de acessórios destacam-se os
adaptadores de três bicos para confeitaria, fôrmas de silicone para mini
brioches, caramelo salgado para recheio de bolo, potes e formas diferenciadas e
torres para macarons.
Já para a gastronomia salgada há o queijo tipo provolone fresco defumado, farinha de trigo com 14% de proteína, pão de
queijo cremoso fit, molho de coco tipo shoyu, leite de coco concentrado,
croissant de amêndoas.
Na gastronomia doce, há inovações como a
mistura pronta pancake para waffles, Ovopanlac, que substitui ovos e
leite na receita, baunilha em pó natural, modelos personalizados de formas e
moldes diferenciados para chocolates e doces, além de doces típicos
marroquinos com toque de frutas brasileiras.
Alguns destaques
No estande da Zini Alimentos, Lili Aguiar, chef embaixadora da marca, apresenta os produtos feitos com as farinhas
Fioccopan, SalgaZin e FibraZin, e promove desafios e apresentações interativas
para o público.
A Fioccopan é uma farinha de rosca especial para empanar. Produzida com tecnologia de ponta, apresenta grânulos lisos, arredondados e compactos, e foi desenvolvida para tornar o salgado mais apetitoso, com aspecto mais crocante, agradável e saudável. Já a Salgazin é um preparado para massas de coxinha e salgados em geral que usa farinha de trigo com elevado grau de pré-gelatinização do amido e grande capacidade de absorção de água.
Outro destaque da marca é a FibraZin, uma fibra de trigo (farelo) pura
e a única termolizada do mercado. Com sabor neutro e elevado teor de fibras e
vitaminas), é geralmente utilizada como
coadjuvante na formulação de produtos
forneados, pães, bolos, em carnes e recheios em geral, sem que haja
interferência no tasting e na vida útil do produto.
A Catupiry® marca presença com um balcão de degustação de produtos da linha Profissional, dentro do estande/arena Conpizza. No evento, a marca apresenta uma série de receitas desenvolvidas e demonstradas ao vivo por Carlos Zoppeti, do Instituto Conpizza.
No local, a Catupiry oferece degustação de produtos, tais como os
recheios Doces (chocolate e chocolate com avelã) e salgados (frango e carne
seca, ambos com Catupiry® Original), as bisnagas de pimentas (biquinho e
jalapeño, também com Catupiry® Original), o Cream Cheese e a Manteiga
culinária. Os interessados ficam
conhecendo como utilizar os produtos na
panificação.
A
Seara traz, para o evento, um portfólio diversificado que atende as mais
variadas ocasiões de consumo. Há novidades nas linhas de proteína animal (aves e suínos), pratos
prontos, margarinas, pizzas, frios, lanches, embutidos e proteína vegetal.
No espaço da Seara Food Solutions, os
visitantes podem conhecer as novas gramaturas da margarina Cukin, desenvolvidas
para oferecer mais praticidade e melhor
custo-benefício. Aulas show especiais,
comandas por confeiteiros renomados, atraem grande massa de público.
A Rosa Branca está presente
na FIPAN com um auditório
independente denominado "Rosa Branca Inspira", onde são realizadas
diversas palestras. Além disso, a marca também conta com um espaço instagramável
e um lounge. Os lançamentos visam
impactar o mercado de food service. Isso inclui a adaptação a novos
padrões de consumo, a busca por qualidade superior em produtos e serviços, além
da modernização dos estabelecimentos.
A Up 900 comercializa uma linha de cafés gourmet, nas versões grão, pó, cápsula e Drip Coffee, composta pelo UP900 Gourmet, UP900 Superior e UP900 Premium. Oferece degustação de toda sua linha de produtos, incluindo os cafés gourmet e bebidas quentes. Exibe ainda diversos utensílios para extração da bebida. No espaço Loja UP900, os visitantes podem comprar diversos itens relacionados ao universo do café.
A Lesaffre, através da marca Livendo® traz
para o Brasil a primeira fábrica de
massa madre viva, proporcionando, ao
setor de panificação, ganho de tempo, agilidade e padronização da produção. A
marca apresenta, na feira, a Massa Madre
Viva Livendo® Andorinha Deluxe, que, além de aroma, textura e sabor, foi
especialmente desenvolvida para entregar mais maciez aos pães e panetones.
A solução de massa madre viva Livendo®
vem pronta para utilização, oferecendo os mesmos benefícios do levain
artesanal, mas de maneira padronizada, sem a demanda de tempo dos profissionais
envolvidos e com a segurança e flexibilidade para atender as necessidades de
diferentes volumes de produção de pães. Além de melhorar a qualidade dos
produtos, o uso de massa madre viva contribui para práticas de panificação mais
sustentáveis.
Com o mote “Em Cafés, Confeitaria e
Mercearia, Nestlé é sua parceira de negócios”, a empresa destaca, no
evento, propostas para impulsionar o
crescimento e a inovação do setor de panificação no país.
Com Nescafé®, por exemplo, aposta
nas máquinas de espresso e multibebidas,
além de cafés gelados prontos para beber. Já para o setor de confeitaria,
destacam-se Moça® e KitKat® com produtos
como recheios e pastas, e trazem soluções para aplicações profissionais.
Para além dos balcões, as marcas Nestlé
também trazem uma gama de oportunidades para as gôndolas dos estabelecimentos, com os chocolates KitKat®, Baton®, Prestígio®,
Talento®, além de clássicos dos lares brasileiros: Nescau®, Ninho®, Cereais Matinais, Moça® e
Sorvetes Nestlé®.
A Bom Princípio Alimentos aposta
em novidades, como as Pastas de Frutas utilizadas em
recheios e coberturas, com destaque para o lançamento sabor Pêssego. Os
visitantes podem degustar toda a linha de recheios e participar de
apresentações do time técnico.
A Fornalha Mineira garante uma
experiência interativa para os visitantes, com demonstrações ao vivo e
degustações dos produtos. No estande, os visitantes podem ganhar uma sacola
térmica personalizada na compra de
quatro produtos da marca, vendidos a preços promocionais.
A empresa divulga os clássicos pães de queijo, pães de queijo
recheados (salgados e doces), palitos de parmesão, chipa paraguaia, além da versão muito mais queijo. Este ano, o destaque
é a inovação na linha gourmet, com novos sabores e formatos.
Mais informações: www.fipan.com.br
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