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Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
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Fipan apresenta novidades e tecnologia para o preparo do pão nosso de cada dia

Written By Deise Sabbag on quinta-feira, 25 de julho de 2024 | julho 25, 2024




Segundo o Sebrae, somente entre  janeiro e a primeira quinzena de junho deste ano, mais de 21,3 mil novas padarias foram abertas pelo país. São cerca de  130 novos estabelecimentos  abertos diariamente.

Com o setor em plena ebulição, a edição 2024 da FIPAN, maior feira de Panificação e Confeitaria da América Latina, recebe, no Expo Center Norte, em São Paulo,  grande número de profissionais e empreendedores do food service de vários estados brasileiros. No local, os participantes podem explorar uma ampla gama de produtos, inovações e avanços dos principais fabricantes e fornecedores.




Este ano, o evento  celebra  a panificação e confeitaria, ao mesmo tempo em que proporciona uma plataforma de aprendizado e networking para os envolvidos no setor. A edição 2024 conta com  cerca de 480 expositores e 800 marcas distribuídas em 3 pavilhões.

Promovida pelo SAMPAPÃO, Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de São Paulo, reúne  operadores do setor de food service no Brasil e atrai mais de 55 mil profissionais  e gestores de estabelecimentos e indústrias de segmentos como padarias, confeitarias, pizzarias e setores indiretos da panificação.

Curiosidades do segmento




O paulistano é o que mais consome pão francês no Brasil. Em 2020, eram 20 milhões de pães franceses por dia consumidos na cidade de São Paulo. Em 2024, passou para 22 milhões de pães franceses. 

No outono e inverno, as padarias vendem mais pães do que normalmente. Isso por causa do frio e da preferência pelas sopas no jantar. Também é a época do chocolate quente acompanhado por sanduíches,  como queijo quente, americano, entre outros.




Para que as vendas não caíam quando o tempo muda, a panificação  inclui no cardápio maior número de sucos, tapiocas e pratos com frutas.

No entanto, o pão na chapa com o pingado é o preferido dos paulistanos em qualquer época do ano.

Inovações  nos estandes




Caminhando pela feira, é possível conhecer muitos lançamentos e aprimorar o aprendizado. Uma dos destaques  é o Espaço Fermentação Natural, onde panificadores abordam benefícios para a saúde e o sabor único da panificação artesanal, explicando como explorar ao máximo o Levain para seus negócios.




Outra atração é a Arena do Confeiteiro,  destinada à exibição de  bolos produzidos  por grandes chefs da confeitaria profissional, abrangendo desde cake design até esculturas de chocolate. A edição deste ano também  promove  o  Concurso de Bolos, com exibição de 30 bolos. Um júri de confeiteiros vai  selecionar o bolo vencedor. Visitantes  também podem votar de forma online.

Tecnologia e praticidade




O público pode conferir os lançamentos em maquinários: divisoras de massas automática, impressora de datação de validade dentro das novas regras da Vigilância Sanitária, câmaras de fermentação feitas sob medida, máquina de suco de abacaxi, máquinas industriais para café expresso, máquinas antimofo para pães e salgadinho e liquidificador silencioso  de alta rotação.




Na linha de acessórios destacam-se os adaptadores de três bicos para confeitaria, fôrmas de silicone para mini brioches, caramelo salgado para recheio de bolo, potes e formas diferenciadas e torres para macarons. 

Já para a gastronomia salgada há o  queijo tipo provolone fresco defumado,  farinha de trigo com 14% de proteína, pão de queijo cremoso fit, molho de coco tipo shoyu, leite de coco concentrado, croissant de amêndoas. 




Na gastronomia doce, há   inovações como  a  mistura pronta pancake para waffles, Ovopanlac, que substitui ovos e leite na receita, baunilha em pó natural, modelos personalizados de formas e moldes  diferenciados  para chocolates e doces, além de doces típicos marroquinos com toque de frutas brasileiras.

Alguns destaques




No estande da  Zini Alimentos, Lili Aguiar,  chef embaixadora da marca,  apresenta os produtos feitos com as farinhas Fioccopan, SalgaZin e FibraZin, e promove desafios e apresentações interativas para o público.

A Fioccopan é uma farinha de rosca especial  para empanar. Produzida com tecnologia de ponta, apresenta grânulos lisos, arredondados e compactos,  e foi desenvolvida para tornar o salgado mais apetitoso, com aspecto mais crocante, agradável e saudável. Já a Salgazin é um preparado para massas de coxinha e salgados em geral que usa farinha de trigo com elevado grau de pré-gelatinização do amido e grande capacidade de absorção de água. 

Outro destaque da marca é  a FibraZin, uma fibra de trigo (farelo) pura e a única termolizada do mercado. Com sabor neutro e elevado teor de fibras e vitaminas),  é geralmente utilizada como coadjuvante na formulação de produtos  forneados, pães, bolos, em carnes e recheios em geral, sem que haja interferência no tasting e na vida útil do produto.




A Catupiry® marca presença com um balcão de degustação de produtos da linha Profissional, dentro do estande/arena Conpizza. No evento,  a   marca apresenta uma série de receitas desenvolvidas e demonstradas ao vivo por Carlos Zoppeti, do Instituto Conpizza.

No local, a  Catupiry oferece   degustação de produtos, tais como os recheios Doces (chocolate e chocolate com avelã) e salgados (frango e carne seca, ambos com Catupiry® Original), as bisnagas de pimentas (biquinho e jalapeño, também com Catupiry® Original), o Cream Cheese e a Manteiga culinária.  Os interessados ficam conhecendo como utilizar os produtos  na panificação.





A  Seara traz, para o evento, um portfólio diversificado que atende as mais variadas ocasiões de consumo. Há novidades nas linhas de   proteína animal (aves e suínos), pratos prontos, margarinas, pizzas, frios, lanches, embutidos e proteína vegetal. 

No espaço da Seara Food Solutions, os visitantes podem conhecer as novas gramaturas da margarina Cukin, desenvolvidas para oferecer mais  praticidade e melhor custo-benefício. Aulas show especiais,  comandas por confeiteiros renomados, atraem grande massa de público.




A Rosa Branca  está presente  na FIPAN  com um auditório independente denominado "Rosa Branca Inspira", onde são realizadas diversas palestras. Além disso, a marca também conta com um espaço instagramável e um lounge. Os lançamentos visam  impactar o mercado de food service. Isso inclui a adaptação a novos padrões de consumo, a busca por qualidade superior em produtos e serviços, além da modernização dos estabelecimentos.




A Up 900 comercializa   uma linha de cafés gourmet,  nas versões grão, pó, cápsula e Drip Coffee,  composta pelo UP900 Gourmet, UP900 Superior e UP900 Premium. Oferece degustação de toda sua linha de produtos, incluindo os cafés gourmet e bebidas quentes. Exibe ainda  diversos utensílios para extração da bebida.  No espaço  Loja UP900,  os visitantes podem comprar diversos itens relacionados ao universo do café.





A Lesaffre, através da marca Livendo® traz para o Brasil  a primeira fábrica de massa madre viva, proporcionando,  ao setor de panificação, ganho de tempo, agilidade e padronização da produção. A marca apresenta, na feira,  a Massa Madre Viva Livendo® Andorinha Deluxe, que, além de aroma, textura e sabor, foi especialmente desenvolvida para entregar mais maciez aos pães e panetones.

A solução de massa madre viva Livendo® vem pronta para utilização, oferecendo os mesmos benefícios do levain artesanal, mas de maneira padronizada, sem a demanda de tempo dos profissionais envolvidos e com a segurança e flexibilidade para atender as necessidades de diferentes volumes de produção de pães. Além de melhorar a qualidade dos produtos, o uso de massa madre viva contribui para práticas de panificação mais sustentáveis.




Com o mote “Em Cafés, Confeitaria e Mercearia, Nestlé é sua parceira de negócios”, a empresa destaca, no evento,  propostas para impulsionar o crescimento e a inovação do setor de panificação no país. 

Com Nescafé®, por exemplo, aposta nas  máquinas de espresso e multibebidas, além de cafés gelados prontos para beber. Já para o setor de confeitaria, destacam-se Moça® e KitKat® com produtos  como recheios e pastas, e trazem soluções para aplicações profissionais.

Para além dos balcões, as marcas Nestlé também trazem uma gama de oportunidades para as gôndolas dos estabelecimentos,  com os chocolates KitKat®, Baton®, Prestígio®, Talento®, além de clássicos dos lares brasileiros: Nescau®, Ninho®, Cereais Matinais, Moça® e Sorvetes Nestlé®.




A Bom Princípio Alimentos aposta em  novidades,  como as Pastas de Frutas utilizadas em recheios e coberturas, com destaque para o lançamento sabor Pêssego. Os visitantes podem degustar toda a linha de recheios e participar de apresentações do time técnico.




A Fornalha Mineira garante uma experiência interativa para os visitantes, com demonstrações ao vivo e degustações dos produtos. No estande, os visitantes podem ganhar uma sacola térmica personalizada  na compra de quatro produtos da marca, vendidos a preços promocionais.

A empresa divulga os  clássicos pães de queijo, pães de queijo recheados (salgados e doces), palitos de parmesão,  chipa paraguaia, além da versão  muito mais queijo. Este ano, o destaque é  a inovação na  linha gourmet, com novos sabores e formatos.

Mais informações: www.fipan.com.br


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Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

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