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Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
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60% dos brasileiros querem ter seu próprio negócio. Isso explica a ascensão do franchising!

Written By Deise Sabbag on domingo, 30 de junho de 2024 | junho 30, 2024




Dados da  Associação Brasileira de Franchising , promotora da ABF Expo Franchising apontam que  o setor impulsiona a economia nacional, com  faturamento anual  perto de R$ 200 bilhões.

Em nosso país, o  mercado de franquias  cresceu 19,1% no 1º trimestre de 2023. Segundo pesquisa do Sebrae, no ano passado  o Brasil atingiu a marca de 90 milhões de empreendedores e potenciais empreendedores, com o segmento respondendo por aproximadamente 2,7% do PIB e empregando diretamente mais de 1,4 milhão de trabalhadores.

Esses números expressivos atraem  a atenção de empreendedores iniciantes e também de quem já está nesse  mercado e  quer   expandir sua atuação. 

Vitrina para o investidor


foto: @lucindapbastos



A ABF Expo Franchising,  principal ponto de encontro desse segmento,  é considerado o palco ideal para o lançamento de novidades e tendências. Encerrada  ontem, a concorrida edição 2024, realizada  no Expo Center Norte, em São Paulo, recebeu cerca de 60 mil visitantes e  reuniu 400 marcas  expositoras de diversos segmentos, incluindo  alimentação, cosméticos, ensino profissionalizante e idiomas, prestação de serviços, vestuário, decoração, esportes e lazer, acessórios pessoais e calçados.

Visando  facilitar a busca e seleção  de pontos comerciais pelos investidores, a feira contou com empresas administradoras de shoppings centers e fornecedores das redes de franquias entre seus expositores.   

Além da exposição das marcas, o evento  promoveu, na Arena do Conhecimento,  palestras gratuitas sobre diversos aspectos do franchising.

Alguns destaques


 

foto: divulgação.



Na mostra, a  franquia L´Entrecôte de Paris  anunciou seu rebranding e o novo projeto arquitetônico de seus restaurantes,  inspirados nos bistrôs franceses.
 A marca busca a  expansão, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, por meio das vendas de dois modelos de negócios: salão e bistrô. Atualmente, é possível abrir um salão do L´Entrecôte de Paris com investimento entre R$ 1 milhão e R$ 1,5 milhão, e para o bistrô o investimento é entre R$ 1 milhão e R$ 1,2 milhão.


 

foto:@lucindapbastos



Escova Express rede de escovarias, que oferece serviços de cabelo e estética facial com agilidade e qualidade e sem necessidade de agendamento,  registrou aumento de   99,5% em 2023. Com dez unidades em operação, a marca ultrapassou mais de R$ 2 milhões em faturamento, registrando um crescimento de 128% no número de atendimentos.


foto: divulgação.


O Frango no Pote  adoça a vida dos clientes. A marca anunciou, na feira, parceria com  'O Verdadeiro Brownie', e passa a ofertar o  brownie artesanal  da parceira na lista de sobremesas de toda a rede.   O Frango no Pote é uma versão brasileira do famoso frango frito americano. Com uma receita autêntica e sucesso consolidado, hoje a marca   conta com mais de 70 lojas espalhadas por 17 estados do Brasil, oferecendo um cardápio variado com potes, sanduíches, refeições e ampla seleção de molhos.

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foto: divulgação.


A rede paranaense Bubble Mix, pioneira em bubble tea,   surgiu, em 2014,  ‘tropicalizando’ o clássico chá com bolhas asiático. O modelo de franquia que apresenta é  centralizado no chá com bolhas, bebida original do Taiwan, em  versão brasileira. No ano passado, a marca  faturou R$ 29,4 milhões com 85 lojas e este ano estima ultrapassar R$ 40 milhões, com mais de 100 unidades em 60 cidades. 


foto: @lucindapbastos



Sinônimo de alfajor, a  Havanna, rede de cafeterias argentina, apresentou, na expo, números significativos de expansão e crescimento.  Hoje, a empresa conta com 2.500 pontos de venda em 12 países. A rede soma mais de 200 unidades em operaçãosendo a maior parte em modelo de franquia.


Além dos alfajores, a   marca  também oferta snacks, tabletes, panetones, empanadas, além dos  deliciosos Havannets, cones recheados de doce de leite.  Disponibiliza 3 formatos de franquias: o  “To Go”,  com investimento a partir de R 255 mil, o modelo de quiosque tradicional, com aplicações iniciais a partir de R390 mil, e as cafeterias, com metragem maior, teto de investimento no valor de até R500 mil.



foto: divulgação.



A Italia no Box
 oferece massas italianas de qualidade a preços acessíveis.  O cardápio conta com mais de 30 opções,  incluindo massas clássicas, pratos executivos, saladas e sobremesas. O investimento é de 120 mil, incluindo taxa de franquia.


foto: divulgação.



A  Loungerie, marca  de moda íntima de luxo,  quer chegar em novas cidades brasileiras, levando sua experiência de marca personalizada.  
No evento, apresentou seus dois principais modelos de loja: Box e Full. Com tamanho otimizado, variando entre 50m² e 69m², o formato Box, apesar de  reduzido, permite o fácil acesso dos clientes a todo portfólio da grife, sem dispensar um espaço intimista para provas das peças. Já o modelo Full, que varia entre 70m² e 100m², garante  ampla exposição das diversas categorias de produtos,  através de mesas centrais, gavetas retráteis e stands de design moderno. Ambos os modelos oferecem alta rentabilidade, com taxas que variam entre 10% e 15% em média. Hoje, a grife conta com 100% das lojas operando no modelo omnichannel, com mais de 1 milhão de clientes cadastrados em seus canais. 


 

foto: divulgação.



Repitikos, empresa 
que promove reutilização de roupas (baseada na   moda circular, investe na  reciclagem e venda de roupas seminovas. Com  curadoria inteligente e conceitual, contribui para a responsabilidade ambiental e o consumo consciente.


 

foto:@lucindapbastos



A Biomundo
 apresentou, no  evento, um novo modelo de franquia com tamanho reduzido, conhecido como a Bio Slim. Trata-se de uma versão compacta das suas lojas tradicionais, desenvolvida para atender os mercados de regiões periféricas de grandes cidades e municípios menores, com até 150 mil habitantes.  Com  formato otimizado, ocupando áreas de 30m² a 70m² e  investimento inicial de R$ 250 mil, com uma taxa de franquia de R$85 mil, os empreendedores podem abrir uma unidade que mantém a mesma variedade e lucratividade das lojas maiores da marca.


foto: divulgação.



A  Mapa da Mina Acessórios, especializada em semijoias, comemora seus 29 anos com o lançamento de coleção Identidade, onde cada peça  representa uma das personalidades que fizeram parte dessa trajetória da empresa  ao longo dos anos.  Com  mais de 50 unidades em todo o Brasil, acaba de inaugurar  sua primeira loja na capital de São Paulo. Os modelos de negócio começam a partir de R$ 140.000 para quiosques e R$ 180.000 para lojas, com  faturamento médio mensal de R$ 50.000.


Royal Face, maior rede brasileira de harmonização facial, busca investidores para impulsionar sua expansão não apenas no mercado de procedimentos faciais, mas agora também no segmento de estética corporal. Em 2023, a marca  abriu 34 unidades e  até 2025 prevê mais 60 unidades, especialmente em cidades médias e pequenas nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte.


 

foto:divulgação.


Com mais de 270 clínicas em operação em todo o País, a rede oferta dois modelos de negócio, o Slim e o Premium, oferecendo mais de 40 tipos de tratamentos faciais. Na área corporal, são 30 procedimentos.   O investimento inicial é  a partir de R$ 257 mil, com retorno previsto entre 14 e 20 meses. O casal Flávia Alessandra e Otaviano Costa são  sócios embaixadores da marca fundada  por Andrezza Fusaro

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Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

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