Dados da Associação Brasileira de Franchising , promotora
da ABF Expo Franchising apontam que o setor impulsiona a economia nacional,
com faturamento anual perto de R$ 200 bilhões.
Em nosso país, o mercado de franquias cresceu 19,1% no 1º trimestre de 2023. Segundo pesquisa do Sebrae, no ano passado o Brasil atingiu a marca de 90 milhões de empreendedores e potenciais empreendedores, com o segmento respondendo por aproximadamente 2,7% do PIB e empregando diretamente mais de 1,4 milhão de trabalhadores.
Esses números expressivos atraem a atenção de empreendedores iniciantes e também de quem já está nesse mercado e quer expandir sua atuação.
Vitrina para o investidor
foto: @lucindapbastos |
A ABF Expo
Franchising, principal
ponto de encontro desse segmento, é
considerado o palco ideal para o lançamento de novidades e tendências. Encerrada ontem, a concorrida edição
2024, realizada no Expo
Center Norte, em São Paulo, recebeu cerca de 60 mil visitantes e reuniu
400 marcas expositoras de diversos
segmentos, incluindo alimentação,
cosméticos, ensino profissionalizante e idiomas, prestação de serviços,
vestuário, decoração, esportes e lazer, acessórios pessoais e calçados.
Visando facilitar a busca e seleção de pontos comerciais pelos investidores, a feira contou com empresas administradoras de shoppings centers e fornecedores das redes de franquias entre seus expositores.
Além da exposição das marcas, o evento promoveu, na Arena do Conhecimento, palestras gratuitas sobre diversos aspectos do franchising.
Alguns destaques
foto: divulgação. |
Na mostra, a franquia L´Entrecôte de Paris anunciou seu rebranding e o novo projeto arquitetônico de seus restaurantes, inspirados nos bistrôs franceses. A marca busca a expansão, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, por meio das vendas de dois modelos de negócios: salão e bistrô. Atualmente, é possível abrir um salão do L´Entrecôte de Paris com investimento entre R$ 1 milhão e R$ 1,5 milhão, e para o bistrô o investimento é entre R$ 1 milhão e R$ 1,2 milhão.
foto:@lucindapbastos |
A Escova Express, rede de escovarias, que oferece serviços de cabelo e estética facial com agilidade e qualidade e sem necessidade de agendamento, registrou aumento de 99,5% em 2023. Com dez unidades em operação, a marca ultrapassou mais de R$ 2 milhões em faturamento, registrando um crescimento de 128% no número de atendimentos.
O Frango no Pote adoça a vida dos clientes. A marca anunciou, na feira, parceria com 'O Verdadeiro Brownie', e passa a ofertar o brownie artesanal da parceira na lista de sobremesas de toda a rede. O Frango no Pote é uma versão brasileira do famoso frango frito americano. Com uma receita autêntica e sucesso consolidado, hoje a marca conta com mais de 70 lojas espalhadas por 17 estados do Brasil, oferecendo um cardápio variado com potes, sanduíches, refeições e ampla seleção de molhos.
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foto: divulgação. |
A rede paranaense Bubble Mix, pioneira em bubble tea, surgiu, em 2014, ‘tropicalizando’ o clássico chá com bolhas asiático. O modelo de franquia que apresenta é centralizado no chá com bolhas, bebida original do Taiwan, em versão brasileira. No ano passado, a marca faturou R$ 29,4 milhões com 85 lojas e este ano estima ultrapassar R$ 40 milhões, com mais de 100 unidades em 60 cidades.
foto: @lucindapbastos |
Sinônimo de alfajor, a Havanna, rede de cafeterias argentina, apresentou, na expo, números significativos de expansão e crescimento. Hoje, a empresa conta com 2.500 pontos de venda em 12 países. A rede soma mais de 200 unidades em operação, sendo a maior parte em modelo de franquia.
Além dos alfajores, a marca também oferta snacks, tabletes, panetones, empanadas, além dos deliciosos Havannets, cones recheados de doce de leite. Disponibiliza 3 formatos de franquias: o “To Go”, com investimento a partir de R$ 255 mil, o modelo de quiosque tradicional, com aplicações iniciais a partir de R$390 mil, e as cafeterias, com metragem maior, teto de investimento no valor de até R$500 mil.
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A Italia no Box oferece massas italianas de qualidade a preços acessíveis. O cardápio conta com mais de 30 opções, incluindo massas clássicas, pratos executivos, saladas e sobremesas. O investimento é de 120 mil, incluindo taxa de franquia.
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A Repitikos, empresa que promove reutilização de roupas (baseada na moda circular, investe na reciclagem e venda de roupas seminovas. Com curadoria inteligente e conceitual, contribui para a responsabilidade ambiental e o consumo consciente.
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A Biomundo apresentou, no evento, um novo modelo de franquia com tamanho reduzido, conhecido como a Bio Slim. Trata-se de uma versão compacta das suas lojas tradicionais, desenvolvida para atender os mercados de regiões periféricas de grandes cidades e municípios menores, com até 150 mil habitantes. Com formato otimizado, ocupando áreas de 30m² a 70m² e investimento inicial de R$ 250 mil, com uma taxa de franquia de R$85 mil, os empreendedores podem abrir uma unidade que mantém a mesma variedade e lucratividade das lojas maiores da marca.
foto: divulgação. |
A Mapa da Mina Acessórios, especializada em semijoias, comemora seus 29 anos com o lançamento de coleção Identidade, onde cada peça representa uma das personalidades que fizeram parte dessa trajetória da empresa ao longo dos anos. Com mais de 50 unidades em todo o Brasil, acaba de inaugurar sua primeira loja na capital de São Paulo. Os modelos de negócio começam a partir de R$ 140.000 para quiosques e R$ 180.000 para lojas, com faturamento médio mensal de R$ 50.000.
A Royal Face, maior rede brasileira de harmonização facial, busca investidores para impulsionar sua expansão não apenas no mercado de procedimentos faciais, mas agora também no segmento de estética corporal. Em 2023, a marca abriu 34 unidades e até 2025 prevê mais 60 unidades, especialmente em cidades médias e pequenas nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte.
foto:divulgação. |
Com mais de 270 clínicas em operação em todo o País, a rede oferta dois modelos de negócio, o Slim e o Premium, oferecendo mais de 40 tipos de tratamentos faciais. Na área corporal, são 30 procedimentos. O investimento inicial é a partir de R$ 257 mil, com retorno previsto entre 14 e 20 meses. O casal Flávia Alessandra e Otaviano Costa são sócios embaixadores da marca fundada por Andrezza Fusaro
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