A moda surgiu na vida de Luciano Ribeiro há cerca de 12 anos, motivada pelo sonho de criar um legado inspirado no artesanato feito por sua mãe. Com base em suas referências, o artista desenvolve sua arte com pigmentos, tecidos, tramas e insumos naturais.
Mestre em Fibras Têxteis pela Escola de Artes da Universidade de São Paulo (EACH-USP), o artista pesquisa e aplica, em suas criações, materiais têxteis com menor impacto ambiental. Atualmente, ele faz doutorado no programa de Ecologia Aplicada na ESALQ-USP, concentrando-se no estudo da cultura das comunidades quilombolas do Vale do Ribeira.
Quem quiser conhecer seu trabalho pode visitar a mostra gratuita “Reflexão sobre a Matéria e o Ambiente”, aberta ao público, a partir de terça-feira próxima, em São Bernardo.
Ambiente ou Ambiência
A instalação é resultante do estudo do ambiente, ou“ambiência”, e a interação desses elementos com o seu entorno. Com forte influência do movimento da arte Povera (que utiliza materiais orgânicos e não convencionais), essa mostra vai além, já que também aborda questões contemporâneas, como o problema dos resíduos.
Através da experimentação com tais resíduos, Ribeiro questiona sua “residência” e sua interação com o meio ambiente e os indivíduos, explorando seus aspectos tangíveis e intangíveis.
“Convidamos o espectador para contemplar não apenas a matéria, mas também o espaço em si, suas interações e possibilidades. O termo “ambiência” traz a noção de “meio ambiente”, não apenas como o entorno físico, mas também como o ambiente moral que influencia o comportamento humano. O ambiente construído é um refúgio para o corpo e a alma, e a relação entre o ambiente e seus habitantes é fundamental para a interpretação artística desses materiais”, comenta o artista.
Com curadoria de Chico Cortez e produção de Adriana Miyatake, a exposição “Resid(u)o” já foi premiada duas vezes em Edital Proac Lab/Lei Aldir Blanc. Ela nos convida a repensar nossa relação com os materiais que nos cercam e como nossas escolhas afetam o ambiente em que vivemos.
Serviço:
Reflexão sobre a Matéria e o
Ambiente
Local: Pinacoteca de São Bernardo
Data: De 27 de fevereiro a 28 de março de 2024
Horário: de
terça a sábado, das 9h às 20h; de quarta à sexta, das 9h às 17hs e o último sábado do mês, das 10hs às 16hs
Endereço: Rua Kara 105,
Jardim do Mar – São Bernardo do Campo
.
0 comentários :
Postar um comentário