O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » SPFW: coleção de Walério Araujo propõe uma viagem astral e surreal.

SPFW: coleção de Walério Araujo propõe uma viagem astral e surreal.

Written By Deise Sabbag on sexta-feira, 10 de novembro de 2023 | novembro 10, 2023




Walério Araújo mergulha na astrologia e no  simbolismo dos horóscopos,   universo  traduzido, em tom surrealista,  para a passarela da SPFW-N56.  Na edição anterior do evento, ele homenageou a musa e amiga Elke Maravilha. Agora, o  estilista se volta para o mundo astrológico, aprendido com ela, e mistura referências e matéria-prima de formas e efeitos inesperados.






Nessa viagem astral, o estilista  interpreta os horóscopos ocidental e oriental,   recorrendo à  referências que vão da estética dos mangás às histórias em quadrinhos japonesas, e dos trajes de cosplay às modelagens volumosas,  com direito a caprichosos  acessórios de cabeça.




Os primeiros 12 looks são trabalhados em alfaiataria com volumes (desenvolvimento assinado por Alexandre Herchcovitch) e marcados por  desconstruções e desproporções. São peças que representam Peixes, uma carpa de efeito tridimensional atravessa o blazer; e o signo de Gêmeos,  com um look duplo, desfilado por dois modelos com os  blazers  unidos pelas mangas.




Destaque para os  tecidos cromados e com efeito de luz e sombra. Um deles, com  fio metalizado, foi  usado nas peças que representam Leão. O estilista ainda recorreu a  paetês texturizados e cromados, tecidos vinílicos e, como novidade, usou um material plástico maleável, que é moldado através do contato com a água e ganha a forma definida após a secagem.




Volumes também foram resultantes da  aplicação de detalhes acolchoados (criação do estilista Vittor Sinistra) como se pode conferir no volumoso  maxi casaco vermelho coberto com as iniciais de Walério. Os itens em couro foram desenvolvidos  artesanalmente pela designer Cecília, a Cici, que criou uma máscara do material remetendo ao signo de Touro. Em detrimento dos bordados,  Walério optou por matérias-primas de  efeitos e texturas.

Mais tecnologia 3D




A segunda parte do desfile – com mais 12 looks, todos em vermelho, representando os signos do horóscopo chinês – também explora o recurso da impressão 3D. Os acessórios de cabeça, no formato de capacetes, representam os animais que simbolizam os signos chineses e foram desenvolvidos  a partir de filamentos de PLA, plástico compostável, biodegradável, biocompatível e bioabsorvível. Esses itens foram criados pela dupla de designers XX4U.


Fotos: Danilo Grimaldi
 (@agfotosite)


No quesito  complemento, destaque para  as  sandálias  anabela,  em acrílico, com  formatos que remetem às personalidades dos signos, desenvolvidas pela marca Alice Marques Shoes.  O desfile ainda mostrou  bolsas de couro representando Áries, além de  uma abstração de partes íntimas femininas inspirada na  intensidade sexual dos arianos.





SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário