Estou avisando: cresce, de forma célere e descontrolada, o número de influencers, atividade que vem sendo abraçada por quem andava perdido profissionalmente. Nada contra a era on line, que escancarou as portas para quem quiser entrar. Também nada contra os profissionais que têm o que dizer no marketing de influência. Mas acho uma besteira sem tamanho postar selfies banais, caprichando nas dancinhas, fazendo caras, bocas e biquinhos (sinalização sexual?), acordando, na academia, se maquiando, se penteando, fazendo plástica, mostrando tudo o que come e, não raro, abrindo pacotes de jabás que ganham . São divulgadores de bobagens transformadas em “inspiradores” de gente incauta!
Há poucos dias, o
comunicador Amaury Jr disse que a manada que invadiu o setor é desconcertante, porque traz informação equivocada. “A maioria influencia o que? O gato a fazer xixi no lugar certo ?”,
questionou. Também a atriz Luana Piovani registrou sua crítica, ponderando que influencer não é artista. “Lamento a quantidade de estúpidos que
são transformados em ídolos. Lamento o tanto de
influencers que só pensam em encher do
cofrinho”, desabafou.
Verdade que há perfis que se preocupam com informação. Mas
nem sempre são os mais acessados. Aliás,
por falar em audiência, vale lembrar que algumas digital influencers mascaram a
realidade, comprando seguidores. A partir de artifícios desse naipe, conseguem
posts patrocinados, muitas vezes tirando
mercado de modelos, jornalistas, artistas etc. Esses novos famosinhos da internet assumem até o trabalho de estilistas e desenvolvedores de produtos beleza, já que são
convidados para assinar collabs para as
indústrias da moda e estética. Como bônus, a nova saga de influencers ainda
ganha cachês altos por meras aparições
em eventos.
Na maioria das vezes, o que “quebra a internet” são postagens vazias, onde o que
conta é a exibição da beleza/dotes físicos de quem publica em detrimento do conteúdo vazio da postagem. Enfim, não dá pra remar contra a maré: hoje em
dia, até o mercado publicitário tende a valorizar a mais a aparência da
contratada do que os próprios produtos que divulgam. Devemos
manter a esperança de dias melhores ?
0 comentários :
Postar um comentário