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Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
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Expo apresenta opções de microfranquias: um caminho para quem está fora do mercado de trabalho.

Written By Deise Sabbag on sábado, 1 de julho de 2023 | julho 01, 2023



Fila na entrada e corredores lotados marcaram a movimentada 30ª edição da ABF Franchising Expo, que se encerrra hoje, no Expo Center Norte. Alguns estandes recepcionaram, ao mesmo tempo,  inúmeros visitantes  em busca de especificações da franquia, como é o caso da marca carioca de acessórios ViaMia.




Na feira,  interessados  em abrir  seus próprios negócios  se familiarizaram com  inúmeras  alternativas  de ocupação e renda para quem está fora do mercado de trabalho ou se aposentou.

Neste momento de retomada da economia, o empreendedorismo leva vantagem e a franquia representa um  caminho para quem busca marca conhecida, treinamento experiente e redução de riscos. Pesquisa Monitor Global de Empreendedorismo (GEM), de 2022, indicou que 6 em cada 10 pessoas ouvidas sonhavam em ter o próprio negócio, representando 60% da população. Outro estudo (Globo 2021) apontou que 60% dos jovens até 30 anos pretendem  ser donos de negócios no futuro e 24% deles, das classes A, B e C, já eram empreendedores

Microfranquias em alta




Uma das principais portas para empreender de forma estruturada e com menos riscos é o setor de franquias, que, no ano passado, faturou mais de R$ 211 bilhões, com mais de 185 mil operações, 3 mil franquias, 1,5 milhão de empregos diretos e 5 milhões indiretos. Apenas no 1º TRI de 2023, o setor cresceu 17,2%.

Com a atual redução dos  empregos formais, mesmo quem tem poucos recursos financeiros quer empreender. Isso    explica porquê o Espaço de Microfranquias, com opções de investimentos de R$ 9 a R$ 100 mil, em segmentos que vão da alimentação, saúde, beleza e bem-estar, informática e eletrônicos até casa e construção, teve muita procura na exposição.

 


Estudo das microfranquias brasileiras,  feito pela ABF no ano passado,  mostrou que esses modelos de negócios  ganham cada vez mais espaço no mercado.  Segundo A ABF (Associação Brasileira de Franquias), promotora da feira,   a participação das franquias de menor investimento no setor aumentou de 28,9%,  em 2020,  para 36,9%,  em 2022.

 

Esse salto estimulou a entrada de estreantes na feira, como Love GiftsPiaseg SegurosVai Voando,  Padaria Pet, Parça, Spa Express, Ubiz Car e Upsell Comex. Consultados,  alguns novos franqueadores, como Maria Gasolina Express e Mulheres Habilitadas,  mostraram-se animados com o volume/qualidade do  networking realizado  na  exposição.

 

Franqueadores buscam  franqueados


 



Em toda a ABF Expo, incluindo as operações maiores, participaram cerca de 400 marcas expositoras, em busca de contato com interessados em  franquias. Diversos franqueadores do setor de alimentação e bebidas ofereceram degustações de seus produtos. Destaque para  a mineira  Cheirin Bão, rede de cafeterias, que surpreendeu pelas ofertas  diferenciadas  para acompanhar o cafezinho ou capuccino.


 



Entre as novas expositoras, a  ABF Expo 2023 apresentou  marcas tradicionais, ingressantes no mercado e negócios em nichos em alta ou que ainda são pouco explorados, além de redes de indústria e comércio de produtos para padarias, locação de brinquedos, ensino de futebol e inglês para crianças, minimercados autônomos em condomínios residenciais, casas de repouso para idosos etc.
 

O evento também contou com participantes de marcas  tradicionais, como BayardCasa BauduccoCoca-Cola Femsa Brasil, General Prime Burgers, KFC, Pizza Hut,  Popeyes, CastorGrupo Ultra.





A Mr. Cheney, primeira rede de franquias de cookies e sobremesas tipicamente americanas, apresentou no evento a sobremesa sueca Cinnamon Roll. Também aproveitou esse palco para divulgar a aposta no modelo Dark Kitchen,  com foco apenas em delivery e sem salão, principalmente via marketplace. Com isso, a operação é simplificada e o investimento inicial é menor:  cerca de R 47 mil. 


No rol dos estreantes na feira  estão Bolo da Madre, Boteco do Manolo, Chocolateria Gramado ,  Clínica BiaviattiEnsina Mais Turma da Mônica, Milon,  Vai Voando. Compareceram também marcas que atuam em nichos  ainda  pouco explorados, como Açaí no Kilo,  Bread King , CredbizCredfácilEasySolarFreeFaro, Mulheres HabilitadasEnerg GeradoresFacilitoy, Little Kickers, Joaninha Brechó Infantil, Market4U, QuímeaR-Crio – Células-TroncoSolary Ville  e Santa Carga.

 

Aprender para lucrar





Fotos: Lucinda Bastos.


Além de cenários intergramáveis (para tirar fotos para redes sociais), o didatismo teve espaço preponderante   na  arena do conhecimento, com apresentação de aulas, palestras, simpósios e  eventos de capacitação.  Essa possibilidade de   imersão no universo das franquias recebeu  grande adesão  de  interessados em conhecer as novidades e tendências do mercado de franquias,  que  pela intensa movimentação da feira deu para perceber que se  encontra em   plena fase de crescimento.

Mais informações: abf.com.br

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Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

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