Fila na entrada e corredores lotados marcaram a movimentada 30ª edição da ABF Franchising Expo, que se encerrra hoje, no Expo Center Norte. Alguns estandes recepcionaram, ao mesmo tempo, inúmeros visitantes em busca de especificações da franquia, como é o caso da marca carioca de acessórios ViaMia.
Na feira, interessados em abrir seus próprios negócios se familiarizaram com inúmeras alternativas de ocupação e renda para quem está fora do
mercado de trabalho ou se aposentou.
Neste momento de retomada da
economia, o empreendedorismo leva vantagem e a franquia representa um
caminho para quem busca marca conhecida,
treinamento experiente e redução de riscos. Pesquisa Monitor Global de
Empreendedorismo (GEM), de 2022, indicou
que 6 em cada 10 pessoas ouvidas sonhavam em ter o próprio negócio,
representando 60% da população. Outro estudo (Globo 2021) apontou que 60%
dos jovens até 30 anos pretendem ser
donos de negócios no futuro e 24% deles, das classes A, B e C,
já eram empreendedores.
Microfranquias em alta
Uma das principais portas para empreender de forma estruturada e com menos riscos é o setor de franquias, que, no ano passado, faturou mais de R$ 211 bilhões, com mais de 185 mil operações, 3 mil franquias, 1,5 milhão de empregos diretos e 5 milhões indiretos. Apenas no 1º TRI de 2023, o setor cresceu 17,2%.
Com a atual redução dos empregos formais, mesmo quem tem poucos recursos financeiros quer empreender. Isso explica porquê o Espaço de Microfranquias, com opções de investimentos de R$ 9 a R$ 100 mil, em segmentos que vão da alimentação, saúde, beleza e bem-estar, informática e eletrônicos até casa e construção, teve muita procura na exposição.
Estudo das
microfranquias brasileiras, feito pela
ABF no ano passado, mostrou que esses
modelos de negócios ganham cada vez mais
espaço no mercado. Segundo A ABF
(Associação Brasileira de Franquias), promotora da feira, a
participação das franquias de menor investimento no setor aumentou de 28,9%, em 2020, para 36,9%, em 2022.
Esse
salto estimulou a entrada de estreantes na feira, como Love Gifts, Piaseg Seguros, Vai Voando,
Padaria Pet,
Parça, Spa Express, Ubiz Car e Upsell Comex. Consultados, alguns novos franqueadores, como Maria Gasolina Express e Mulheres Habilitadas, mostraram-se
animados com o volume/qualidade do networking realizado na exposição.
Franqueadores buscam franqueados
Em toda a
ABF Expo, incluindo as operações maiores, participaram cerca de 400 marcas
expositoras, em busca de contato com interessados em franquias. Diversos franqueadores do setor de alimentação
e bebidas ofereceram degustações de seus produtos. Destaque para a mineira Cheirin Bão, rede de cafeterias, que
surpreendeu pelas ofertas diferenciadas para acompanhar o cafezinho ou capuccino.
Entre as
novas expositoras, a ABF Expo 2023 apresentou marcas tradicionais, ingressantes no mercado e
negócios em nichos em alta ou que ainda são pouco explorados, além de redes de
indústria e comércio de produtos para padarias, locação de brinquedos, ensino
de futebol e inglês para crianças, minimercados autônomos em condomínios
residenciais, casas de repouso para idosos etc.
O evento também contou com participantes de marcas tradicionais, como Bayard, Casa Bauducco, Coca-Cola Femsa
Brasil, General Prime Burgers, KFC, Pizza Hut, Popeyes, Castor
e Grupo
Ultra.
A Mr. Cheney, primeira rede de franquias de cookies e sobremesas tipicamente americanas, apresentou no evento a sobremesa sueca Cinnamon Roll. Também aproveitou esse palco para divulgar a aposta no modelo Dark Kitchen, com foco apenas em delivery e sem salão, principalmente via marketplace. Com isso, a operação é simplificada e o investimento inicial é menor: cerca de R$ 47 mil.
No rol dos
estreantes na feira estão Bolo da Madre, Boteco do
Manolo, Chocolateria Gramado , Clínica Biaviatti; Ensina Mais Turma da
Mônica, Milon, Vai Voando. Compareceram
também marcas que atuam em nichos ainda pouco explorados, como Açaí no Kilo,
Bread
King , Credbiz, Credfácil, EasySolar, FreeFaro,
Mulheres
Habilitadas, Energ Geradores, Facilitoy, Little Kickers, Joaninha Brechó
Infantil, Market4U, Químea, R-Crio –
Células-Tronco, Solary Ville e Santa Carga.
Aprender para lucrar
Fotos: Lucinda Bastos. |
Além de cenários intergramáveis (para tirar fotos para redes sociais), o didatismo teve espaço preponderante na arena do conhecimento, com apresentação de aulas, palestras, simpósios e eventos de capacitação. Essa possibilidade de imersão no universo das franquias recebeu grande adesão de interessados em conhecer as novidades e tendências do mercado de franquias, que pela intensa movimentação da feira deu para perceber que se encontra em plena fase de crescimento.
Mais informações: abf.com.br
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