Nesta semana, foi comemorado
o dia dos analistas - profissionais de
marketing que conectam marcas e serviços a potenciais clientes. A marketer Carina Assunção (foto acima), founder da Pmedias
- pós-graduada em Marketing estratégico,
MBA em Coaching e Mentoring pela FGV - é
responsável pela operação de campanhas digitais de marcas poderosas, como Natura, Bradesco, Espaçolaser, UNIP e
Claro. São empresas consolidadas, na
maioria das vezes, por gestores homens. Abaixo, a profissional aponta alguns impasses que a liderança feminina enfrenta
nessa área:
Desigualdade
de gênero: Em muitas indústrias, e isso inclui o marketing, há uma
disparidade em cargos de liderança. Provar habilidade e competência, trabalhando mais que os homens, é algo que as
mulheres ainda precisam fazer.
Preconceito
estrutural: São comportamentos sutis, como ignorar ou
não levar as palavras das mulheres a
sério. É um preconceito mascarado que as líderes do sexo feminino enfrentam.
Jornada
dupla: Conciliar carreira com responsabilidades familiares
pode se tornar uma tarefa exaustiva. A capacidade de se concentrar no trabalho
pode se delimitar e prejudicar as oportunidades de avanço na carreira.
Falta
de apoio: Normalmente, as mulheres não recebem apoio de seus
superiores e colegas para se destacarem em suas funções, fato que pode limitar a capacidade de crescer dentro da
empresa.
Ambiente
de trabalho hostil: Muitos ainda têm uma cultura de rejeição em relação
às mulheres. Isso envolve o assédio sexual, intimidação e discriminação, o que
dificulta a evolução das mulheres na carreira.
Carina destaca, porém, que,
mesmo com esses desafios, há muitas iniciativas que buscam promover a igualdade de gênero. “As
empresas podem ajudar a reduzir a disparidade, fornecendo treinamento em liderança,
garantindo que as mulheres tenham oportunidades iguais de avanço na carreira e
criando um ambiente de trabalho seguro e inclusivo. As mulheres que almejam a liderança também podem buscar mentores e aliados dentro
da empresa para ajudá-las a superar os desafios”, conclui a marketer.
Serviço: www.pmedias.com.br
0 comentários :
Postar um comentário