O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Maria Padilha, legítima rainha espanhola post morten, inspira coleção que destaca maxi flores

Maria Padilha, legítima rainha espanhola post morten, inspira coleção que destaca maxi flores

Written By Deise Sabbag on domingo, 28 de maio de 2023 | maio 28, 2023




Mônica Sampaio faz parte da nova geração de mulheres pretas maduras do Brasil. De engenheira eletricista  à executiva de multinacionais e com passagem pelo Exército, deu o grande salto para o estilismo. Foto acima: Zé Takahashi (@ag.fotosite)




“Desde menina, criava minhas próprias roupas, pois não me sentia representada nas peças que encontrava no mercado. Sou uma mulher negra, em diáspora, que faz uma moda global”, se define Mônica.


 



Aos 45 anos,  ela decidiu realizar o sonho de ser  relevante na criação de roupas. Hoje, aos 60, é considerada  uma das grifes mais emblemáticas do SPFW:  suas propostas  autorais e  inclusivas abraçam questões como identidade, liberdade de corpos e antietarismo.


Inspiração na rainha empoderada




A coleção que Mônica assina para sua  marca Santa Resistência e que  acaba de apresentar,  na SPFW,  prioriza  maxi flores bem femininas, em tecidos que exalam aromas de azeite e perfumes calientes, e nas cores que resumem a essência espanhola:  vermelho e preto.




Os lançamentos são inspirados em   Maria Padilla (1334-1361), amante e amada do rei Dom Pedro I de Castela, que era casado com a princesa francesa Branca de  Bourbon.  Mas coube à Maria dar à luz os quatro filhos  do monarca espanhol. Enfim, ela foi, em sua breve trajetória, uma mulher empoderada até morrer,  aos 25 anos,  como vítima da pandemia de peste bubônica.




Inconformado com a morte prematura da amada, Pedro I, com o apoio da Corte,  dissolveu o casamento com sua esposa Branca, e consagrou  Maria Padilla como legítima rainha post-morten.   Assim seus restos mortais foram transferidos para a Capela dos Reis na Catedral de Sevilha. Maria Padilla se tornou representação maior da força feminina: sua  história de vida  ganhou força em obras literárias,  na umbanda e candomblé.  
Fotos: Lucinda Bastos. 



SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário