O Brasil é um
dos grandes produtores mundiais de alimentos e bebidas. O país também é o palco para um dos maiores eventos do setor:
a Anufood Brazil – Feira Internacional Exclusiva
para Alimentos e Bebidas -, versão sul-americana da Anuga. Este ano, a maior
feira mundial do ramo de alimentos e bebidas – organizada pela Koelnmesse
Brasil - reuniu mais de 300 expositores
nacionais e internacionais e recebeu mais de 15
mil visitantes.
Docinhos e chocolates para degustação |
Quem compareceu
conferiu de perto os lançamentos desse
mercado. Quase todos os estandes – tanto
os do Brasil como os do exterior - ofereceram degustação de pratos, preparados por chefs, usando produtos novos e seguindo as principais
tendências mundiais nos segmentos de alimentos e bebidas. Dessa forma,
a feira virou uma festa de confraternização &
negócios, regada a delícias da gastronomia.
O setor
vegano, em acelerado crescimento, foi um dos mais visitados. A maioria dos
estandes tinha cozinha improvisada, de onde saiam pizzas, salgados como coxinha e quibe, massas
e até pratos tailandeses. Doces e chocolates foram as degustações mais concorridas.
Experiência
Produtiva
Confira e prove: farta degustação de bebidas. Foto: Divulgação |
Com
agenda movimentada de atrações,
conteúdos e três rodadas de negócios ( Anufood Brazil, Apex-Brasil e FOHB), o
evento proporcionou experiência
produtiva para os profissionais do varejo, food service, hotelaria,
distribuição e demais agentes do setor.
Pizza com queijo e mortadela italiana preparada pelo chef Dudu Almeida. Foto: Lucinda Bastos |
A mostra possibilitou o encontro de empresas de diferentes locais do Brasil e do
exterior para fazer networking, atualizar-se sobre o mercado, participar de experiências
com especialistas do mercado e até
encontrar soluções para os seus negócios. “Queremos oferecer aos
visitantes a sintonia com as principais tendências globais”, pontuou Beni
Piatetzky, diretor geral da Koelnmesse Brasil, subsidiária brasileira da
Koelnmesse GmbH.
Este ano, as empresas estrangeiras ocuparam 11 Pavilhões Internacionais da
feira. Os visitantes conheceram produtos
diferenciados da Argentina,
Alemanha, China, Estados Unidos, Indonésia, Itália, Peru, Tailândia, Turquia,
Uruguai e Sri Lanka. “A cada edição, recebemos mais empresas dos quatro
continentes, caso da Tailândia, o que
reflete a tendência mundial de regionalização em eventos B2B presenciais”,
avalia Polliana Claudino, gerente de projetos da Anufood Brazil.
Vendas/exportações em ascensão
Indústria do setor faturou R$ 1,075 trilhão em 2022. Foto: Divulgação |
Segundo levantamento da
Abia (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos), a
indústria brasileira de alimentos fechou o ano de 2022 com faturamento de R$
1,075 trilhão, superando em 16,6% o apurado no ano anterior. No mercado
interno, as vendas chegaram a R$ 770,9 bilhões, 14,3% a mais em termos nominais
(não deflacionados) que em 2021.
As vendas
reais totais (descontada a inflação), considerando mercado interno e
exportações, expandiram 3,7%, e a produção física apresentou incremento de 2,5%. As exportações cresceram
30% em valor, com faturamento de R$ 304,4 bilhões. O setor gerou 58 mil novos postos de trabalho, uma expansão de
3,4%, totalizando 1,8 milhão de trabalhadores.
Neutra em emissão de carbono
Esta edição apresentou, para os visitantes e profissionais do setor, o 1° Workshop Açougue de Primeira, Boteco Saudável realizado pela ABRASEL,
a ação solidária Mesa Brasil Sesc – programa social que contribui
para a diminuir o desperdício de alimentos e reduz a condição de insegurança
alimentar da população; Cooking Show – espaço compartilhado com marcas
expositoras e SENAI/SENAC para apresentação de receitas e cardápios
criativos; Vegan Experience by
SVB, espaço Startup Zone e Workshop Apex by Peiex.
“Também a sustentabilidade ambiental ganhou maior visibilidade graças às parcerias
da Koelnmesse Brasil com a Abrarastro
e AgroCarbon 360, ou seja, a feira foi totalmente neutra em emissão de
carbono, e com a SustentaPET,
empresa responsável pela coleta de garrafas PET descartadas nas áreas de
alimentação”, revela Polliana.
Experimente e ame: panetone italiano para degustar. Foto: Lucinda Bastos |
Projetos
de sucesso na edição anterior seguiram
na programação deste ano, como o 2º Congresso Nacional para
Supermercados de Bairro, em parceria com a Expo Supermercados e as palestras da
Embrapa, com conteúdo direcionado à inovação, sustentabilidade, tecnologia e
melhores práticas no setor de alimentos e bebidas.
Temas relevantes foram debatidos
na feira. Foto:Divulgação
Outro destaque foi o 4º Congresso ANUFOOD Brazil, organizado pela FGV Europe e GV Agro, que abordou temas relevantes para toda a cadeia de valor do setor. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – ABRASEL promoveu o IV Encontro ABRASEL-ESBRE: Saberes para Bares e Restaurantes, com debates com formadores de opinião do setor.
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