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Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
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Feira possibilitou conferir e degustar novidades dos segmentos de alimentos e bebidas

Written By Deise Sabbag on sexta-feira, 14 de abril de 2023 | abril 14, 2023

 



O Brasil é um dos grandes produtores mundiais de alimentos e bebidas. O país  também é  o palco para um dos maiores eventos do setor: a  Anufood Brazil – Feira Internacional Exclusiva para Alimentos e Bebidas -, versão sul-americana da Anuga. Este ano, a maior feira mundial do ramo de alimentos e bebidas – organizada pela Koelnmesse Brasil -  reuniu mais de 300 expositores nacionais e internacionais e recebeu mais de 15  mil visitantes.


 

Docinhos e chocolates para degustação


Quem compareceu conferiu de perto os lançamentos  desse mercado.  Quase todos os estandes – tanto os do Brasil como os do exterior - ofereceram  degustação de pratos,  preparados por chefs, usando  produtos novos e seguindo as principais tendências mundiais nos segmentos de alimentos e bebidas.  Dessa forma,   a feira  virou uma festa de confraternização & negócios,  regada a  delícias da gastronomia.

 

O setor vegano, em acelerado  crescimento,  foi um dos mais visitados. A maioria dos estandes tinha cozinha improvisada, de onde saiam  pizzas, salgados como coxinha e quibe, massas e até pratos tailandeses. Doces e chocolates foram as  degustações  mais concorridas.  

Experiência Produtiva

 

Confira e prove: farta degustação
 de bebidas. Foto: Divulgação

Com agenda movimentada  de atrações, conteúdos e três rodadas de negócios ( Anufood Brazil, Apex-Brasil e FOHB), o evento  proporcionou experiência produtiva para os profissionais do varejo, food service, hotelaria, distribuição e  demais agentes  do setor.


 

Pizza com queijo e mortadela italiana preparada
 pelo chef Dudu Almeida. Foto: Lucinda Bastos

A mostra  possibilitou o encontro de  empresas de diferentes locais do Brasil e do exterior  para fazer networking, atualizar-se  sobre o mercado, participar de experiências com especialistas do mercado e até  encontrar soluções para os seus negócios. “Queremos oferecer aos visitantes a sintonia com as principais tendências globais”, pontuou Beni Piatetzky, diretor geral da Koelnmesse Brasil, subsidiária brasileira da Koelnmesse GmbH.

 

Este ano, as empresas estrangeiras ocuparam  11 Pavilhões Internacionais da feira. Os visitantes  conheceram produtos diferenciados da Argentina, Alemanha, China, Estados Unidos, Indonésia, Itália, Peru, Tailândia, Turquia, Uruguai e Sri Lanka. “A cada edição, recebemos mais empresas dos quatro continentes, caso da Tailândia,  o que reflete a tendência mundial de regionalização em eventos B2B presenciais”, avalia Polliana Claudino, gerente de projetos da Anufood Brazil.

 

Vendas/exportações  em ascensão

 

Indústria do setor faturou R$ 1,075
 trilhão em 2022. Foto: Divulgação


Segundo  levantamento da Abia (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos), a indústria brasileira de alimentos fechou o ano de 2022 com faturamento de R$ 1,075 trilhão, superando em 16,6% o apurado no ano anterior. No mercado interno, as vendas chegaram a R$ 770,9 bilhões, 14,3% a mais em termos nominais (não deflacionados) que em 2021.

 

As vendas reais totais (descontada a inflação), considerando mercado interno e exportações, expandiram 3,7%, e a produção física apresentou  incremento de 2,5%. As exportações cresceram 30% em valor, com faturamento de R$ 304,4 bilhões. O setor gerou 58 mil  novos postos de trabalho, uma expansão de 3,4%, totalizando 1,8 milhão de trabalhadores.

 

Neutra em emissão de carbono

Esta edição apresentou,  para os visitantes e profissionais do setor,  o 1° Workshop Açougue de Primeira, Boteco Saudável realizado pela ABRASEL, a ação solidária Mesa Brasil Sesc – programa social que contribui para a diminuir o desperdício de alimentos e reduz a condição de insegurança alimentar da população; Cooking Show – espaço compartilhado com marcas expositoras e SENAI/SENAC para apresentação de receitas e cardápios criativos; Vegan Experience by SVB, espaço Startup Zone e Workshop Apex by Peiex.

 

“Também a  sustentabilidade ambiental  ganhou maior visibilidade graças às parcerias da Koelnmesse Brasil com a Abrarastro e AgroCarbon 360, ou seja, a feira foi totalmente neutra em emissão de carbono, e com a SustentaPET, empresa responsável pela coleta de garrafas PET descartadas nas áreas de alimentação”, revela Polliana.

 

Experimente e ame: panetone italiano
 para degustar. Foto: Lucinda Bastos

Projetos de sucesso na edição anterior seguiram  na programação deste ano, como o 2º Congresso Nacional para Supermercados de Bairro, em parceria com a Expo Supermercados e as palestras da Embrapa, com conteúdo direcionado à inovação, sustentabilidade, tecnologia e melhores práticas no setor de alimentos e bebidas.


Temas relevantes foram debatidos
na feira. Foto:Divulgação


Outro destaque foi  4º Congresso ANUFOOD Brazil, organizado pela FGV Europe e GV Agro, que abordou  temas relevantes para toda a cadeia de valor do setor. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – ABRASEL promoveu o IV Encontro ABRASEL-ESBRE: Saberes para Bares e Restaurantes, com debates  com formadores de opinião do setor.

 Mais informações: Instagram:@anufoodbr

 

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Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

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