O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Feira difunde a cultura do veganismo. A mudança no estilo de alimentação impacta positivamente a saúde, ética animal e meio ambiente.

Feira difunde a cultura do veganismo. A mudança no estilo de alimentação impacta positivamente a saúde, ética animal e meio ambiente.

Written By Deise Sabbag on domingo, 11 de dezembro de 2022 | dezembro 11, 2022



Maior evento vegano das Américas, o Veg Fest 2022, que se encerra hoje, reúne  atletas, artistas e  chefs da gastronomia que defendem mudanças de conceitos na alimentação, apontando  algumas motivações: saúde, ética animal,  meio ambiente e atitude socialmente justa.

Realizado pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB),  com produção da Francal Feiras, o VegFest  ocorre até hoje, das 9h às 19h, no Centro de Convenções Anhembi, em São Paulo, com o intuito de dar acesso a quem busca entender e acessar esse mundo saudável. No local, mais de uma centena de expositores dos segmentos de alimentos, higiene pessoal, cosméticos, casa e decoração, moda, acessórios, vestuário e pets comercializam seus produtos e lançamentos.


hamburger sem carne


Percorrendo seus corredores, a festa também é da degustação gratuita.  Provamos e aprovamos   algumas das novidades apresentadas: coxinha de jaca, hamburger,  quibe,    frango, estrogonofe,  crepe,  baião de dois e até queijos de plantas,  incluindo os doces e sobremesas sem leite,  como o incrível sorvete de aveia.  

 

coxinha de jaca


Deu para notar  que, ano a ano,   a tecnologia vem aprimorando a qualidade  e os sabores dos alimentos veganos. Em muitos casos, é difícil notar diferença entre carnes e derivados de leite de origem animal com as produzidas à base de plantas (plant-based) ou de células animais (que cada vez mais vêm sendo abolidas).


Vegetarianismo X Veganismo


vestuário defende a causa animal


Os números impressionam.  Estima-se que o Brasil tenha  cerca de 30 milhões de pessoas (o que representa  14% da população) que não consomem carne, e esse  mercado segue em franco crescimento. O evento deste ano, que inclui palestras e explicações de cada expositor aos interessados,  ajuda a  propagar a cultura do veganismo para a população em geral.

Diferentemente do vegetarianismo, que  corta todos os tipos de carne (vermelha, peixes e aves), o   veganismo  vai além, representando um estilo de vida que busca excluir, na medida do possível,   todas as formas de exploração e crueldade contra os animais. Isso significa que, além da alimentação, abrange outros segmentos, como vestuário e calçados, produtos de higiene e beleza, incluindo aí até os cremes e  cosméticos em geral.


proteina em sacos


A mudança de estilo de vida alimentar também  impacta  positivamente o meio ambiente,  já que   a produção de proteína animal  consome grande quantidade  de água, além de  emitir poluentes na atmosfera.

 

Atrações e experiências


degustação de crepes


Durante os quatro dias de evento, os visitantes tiveram acesso a uma extensa programação de atividades culturais, culinárias e esportivas gratuitas. Alguns exemplos:

Cozinha Show – com renomados  chefs que executaram  desde os pratos mais simples e práticos, aos mais requintados, apresentando todo o sabor e diversidade da culinária vegana.


Atleta do Laguna


Clube Laguna – fez sucesso a presença de atletas (altos e fortes) do elenco potiguar Laguna, 1º time de futebol vegano do Brasil e segundo do mundo.  Segundo os dirigentes, apenas um mês sem comer carne melhora  a atividade física dos jogadores.

Yoga e Acroyoga – práticas para fortalecer corpo, mente e auxiliar no equilíbrio e força.


exploração das galinhas poedeiras


Escape Room - Parceria da Sociedade Vegetariana Brasileira com o Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal e o Escape 60 , esse local foca a vida de galinhas poedeiras. Os participantes têm 10 minutos para decifrar códigos, achar itens escondidos e resolver enigmas sobre essas galináceas e a indústria de produção de ovos. O objetivo  é  conscientizar sobre práticas cruéis que às vezes envolvem os produtos de origem animal. Anualmente, segundo o relatório da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal) 2022, 114 milhões de galinhas poedeiras são exploradas pela indústria, que as mantêm em espaços pequenos dentro de gaiolas, têm seus bicos aparados e suas penas arrancadas forçadamente, visando maximizar a produção de ovos.


ONGS

Para conscientizar a população  sobre a causa animal, o VegFest contou com a presença de ONGs que lutam contra o abandono e a negligência dos direitos animais.


Ampara Animal


A  AMPARA, por exemplo,  ajuda cerca de 650 ONGs de animais, com arrecadações de fundos, doações de ração e castração.  Essa organização defende que   a educação deve ser dirigida tanto às crianças como aos  adultos. No momento, está  promovendo campanhas como a “somos todos vira-latas”, que prega que  o cão SRD (Sem Raça Definida)  também é um animal  que precisa de afeto e cuidados.


Rancho dosm Gnomos


Já a  ONG  Rancho dos Gnomos trabalha para amenizar o sofrimento dos animais.  No evento, mostrou o trabalho que executa e os produtos que usa e que fazem parte da sustentabilidade dos animais. Mais informações: www.vegfest.com.br

SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário