O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Plataforma divulga o design autoral e a essência de marcas nordestinas

Plataforma divulga o design autoral e a essência de marcas nordestinas

Written By Deise Sabbag on quarta-feira, 14 de setembro de 2022 | setembro 14, 2022




Conhecida por apoiar e fomentar o trabalho de designers independentes, a multimarcas Araras, no shopping Iguatemi,  hospeda a   terceira edição do Festival Nordestesse. A meta da  loja  é  unir  criações  de todo o Brasil,  propondo  a formação de uma comunidade em um único espaço, com marcas fixas e outras itinerantes.
 

Criada pela jornalista Daniela Falcão, a  Nordestesse é  uma plataforma colaborativa, cuja   missão é documentar, amplificar e fomentar o talento de empreendedores e criativos dos nove estados do Nordeste.  Ela foi criada para  difundir o design autoral e  resgatar  tradições, saberes e matérias-primas da região, considerando o impacto social e ambiental que geram em suas comunidades.



donasanta



O coletivo atua em  quatro pilares: moda, design, artes visuais e gastronomia, sempre destacando produtos e serviços que preservam os raízes de cada  região. Cuidando para não cair no caricato, as  criações originais  ganham apelo global e contemporâneo.

Com a  ideia de conhecer, consumir e viver o Nordeste  de janeiro a janeiro, a atual seleção mescla nomes de força digital  como a potiguar @modadepedro (51,6 mil seguidores) e a pernambucana @donasanta (70 mil seguidores), além de  seis confecções  estreantes.


catarina mina


Ao todo, são 18 marcas conhecidas não só  pelo trabalho artesanal, mas também  pelo impacto positivo que causam em suas comunidades, caso da alagoana Foz e da cearense Catarina Mina, especializada em bolsas de crochê e elaborados vestidos de renda de bilro.


vivian lazar


A sergipana Vivian Lazar, que  faz lustres, cestos e bolsas de crochê, agora investe em linha de roupas, criando  peças com tramas complexas e modernas.


adriana meira 


Já conhecida do público paulista,  a baiana  Adriana Meira cria looks singulares em patchwork, e agora amplia seu horizonte com uma linha de almofadas criadas em parceria com o coletivo Tramas Sem Nós, composto por mulheres de uma vila próxima a Brumado, no centro-sul da Bahia, onde a estilista reside. As artesãs fazem tapeçaria a partir de retalhos, reforçando o upcycling como forte tendência entre as marcas que participam do  Nordestesse.


de pedro


foz




Outra novidade entre as “veteranas” é a linha feminina da DePedro, que faz parte do line-up do SPFW já há duas edições. A marca,  lançada em 2017 e voltada para a  moda agênero, agora dialoga com o público feminino, usando referências  do sertão potiguar,  com destaque para os bordados e crochês em vestidos fluidos, kimonos e biquínis.  Bordados, linho e modelagens amplas podem definir a Foz, que traz a influência das comunidades ribeirinhas.


george azevedo


Retornando em grande estilo após um hiato, a sergipana Vivian Lazar, especializada  em  peças feitas à mão para linhas de acessórios e decoração, agora abraça o vestuário aplicando a técnica artesanal  em looks  contemporâneos.

A loja Araras fica no piso térreo do Shopping Iguatemi, em São Paulo. Mais informações: www.nordestesse.com.br

SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário