O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Harmonização guiada abre leque de sabores do bourbon

Harmonização guiada abre leque de sabores do bourbon

Written By Deise Sabbag on terça-feira, 20 de setembro de 2022 | setembro 20, 2022

 



O ato de  apreciar um bourbon pode ir bem além de encher um copo com gelo ou bebê-lo puro. Seja para compartilhar ou degustar sozinho, Woodford Reserve (a destilaria norte-americana mais antiga, com mais de 200 anos), surpreende pela adaptação a diversos tipos de paladares e possibilidades. Júnior Oliveira,  embaixador da marca no Brasil, ensina como combinar a bebida com ingredientes que proporcionam diferentes experiências de sabor.

 Ele  dá as diretrizes de como treinar o paladar para identificar notas que normalmente passariam despercebidas. As possibilidades vão desde sabores adocicados, frutados, amadeirados até frutais. “Esses ingredientes, acessíveis ao nosso dia a dia,   podem aflorar e trazer ao nosso palato algumas das 200 notas presentes em Woodford Reserve”, explica.

 

Chocolate Amargo

 

Ao ser degustado junto com a bebida, é capaz de destacar as notas picantes contidas no bourbon, provenientes de uma variedade de fontes, como o processo de fermentação e a maturação em barris artesanais. Com a combinação, é possível identificar sabores de chocolate, café, cravo e folha de tabaco. A forma correta de harmonizar é beber o whiskey após comer o chocolate. 

 

Melaço

 

Apreciado junto com o Bourbon, o melaço de cana, da categoria doces e grãos,  destaca sabores de caramelo e mel, com notas de ervas no final. Os primeiros  são provenientes da queima interna do barril. Já as ervas têm  origem na receita de grãos de Woodford Reserve, que leva milho, centeio e cevada maltada.

 

Avelã

 

As avelãs torradas, representantes da categoria dos amadeirados na roda de sabores, traz o gosto de madeira, castanhas e noz pecã. Junior explica que o tânico das avelãs torradas destaca as contribuições do carvalho tostado, que  é cuidadosamente selecionado para a produção dos barris exclusivos da destilaria de Woodford Reserve. 

 

Queijo Parmesão Envelhecido

 

Ainda na categoria dos amadeirados, a combinação com  queijo parmesão traz sabores de noz pecã e diversas castanhas. Isso acontece devido ao alto nível de gordura do queijo parmesão envelhecido, que reveste o paladar. Com isso, destacam-se as características amadeiradas e o gosto de castanhas proporcionado pelo processo exclusivo de maturação do bourbon.


 



Cranberry Seco

 

Na categoria frutal e floral, o cranberry seco degustado junto à bebida traz as sensações de cereja, amora ou pêssego ao paladar. Ele aciona o sistema olfativo utilizado para detectar sabores e aromas de frutas e flores. Essas notas vêm da levedura proprietária e do processo extenso de fermentação, que no caso de Woodford Reserve, leva seis dias. 

 

Polpa e Casca de Laranja

 

A laranja pode ressaltar sabores da própria fruta, limão ou pêssego ao paladar, quando apreciada com o bourbon. Os óleos essenciais da casca da laranja destacam notas de frutas cítricas. O surgimento  dessas notas é resultado da tripla destilação feita em destiladores de cobre.

No Brasil,  a Brown-Forman é detentora de marca  Woodford Reserve.  

 

@woodfordreserve_br    @woodfordreserve      #WoodfordReserve

 

SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário