A direção
é de Marco Antônio
Pâmio (vencedor de três Prêmios APCA) e a adaptação
dramatúrgica de Fabrício
Pietro. Os personagens April e Frank são jovens e com seus dois
filhos formam a família perfeita do idílico subúrbio americano dos anos 50.
Mas, na verdade, se sentem reprimidos e aprisionados nessa realidade. Então April
propõe um plano que irá colocar à prova seus limites.
O elenco
é composto por Bianca Bin, Fabrício Pietro, Erica
Montanheiro, Iuri Saraiva, Martha Meola, Ricardo Ripa, Luciano Schwab, Aline
Jones, Fabiana Caruso e Lucas Amorim. A
montagem estreou em 2019 e foi vencedora do Prêmio Bibi Ferreira (Categorias
Melhor Atriz e Ator Coadjuvante em Peça de Teatro com Martha Meola e Iuri
Saraiva) e do Prêmio
APCA novamente com Iuri Saraiva na categoria de Melhor
Ator.
A
peça se passa numa época pré-feminista e levanta questões como a
liberdade, os padrões de vida impostos pela sociedade e a sensação de
sufocamento na vida familiar. A obra foi adaptada para o cinema (em português
com o título Foi Apenas
Um Sonho), protagonizada por Leonardo DiCaprio e Kate
Winslet.
A trama
retrata a vida cotidiana de April Wheeler (Bianca Bin) e seu marido Frank
(Fabrício Pietro), um casal de classe média aparentemente feliz. A história
revela momentos intensos da vida cotidiana deste casal que, ao cumprir as
convenções sociais impostas, reprimem
seus mais profundos anseios. O espetáculo
apresenta a progressiva frustração que acomete os dois, conforme
assistem a vida passar como um amontoado
de instantes sem sentido.
“A obra é
atemporal, pois reflete como nossos projetos de realização pessoal
podem ser sufocados em nome da estabilidade social e financeira. Esse assunto
não diz respeito a uma época específica, e sim à problemática humana”, considera o diretor Marco Antônio Pâmio.
fotos: danilo borges
April elabora um plano romântico para se mudar com
a família para Paris, onde será possível reavivar seu relacionamento com o
marido. Bianca Bin, que vive a
protagonista, comenta: “Fiz um estudo
minucioso do texto e da pesquisa já realizada para montar o espetáculo com
referências do contexto histórico, do romance de Yates e de uma entrevista com o próprio autor. Também invisto nas relações com os demais
personagens, já que acredito no processo colaborativo”.
Já Frank
tem um bom emprego, mas muito tedioso,
em Nova York. Inicialmente, ele fica entusiasmado com a ideia da esposa, mas,
aos poucos, acontecimentos inesperados passam a alarmá-lo e a perspectiva de
felicidade precisará ser negociada.
Sonho
americano
Para
construir seu personagem, Fabrício Pietro inspirou-se nos modelos de família
tradicional. “Fui criado em uma sociedade na qual a figura masculina tem
obrigação de ser forte, provedora, chefe da casa e bem-sucedida. Vivemos num
período de grande evocação social sobre as questões do feminino, na mídia, na
cultura, portanto interpretar nos palcos qualquer figura masculina que esteja
em embate com uma mulher em cena, exige cautela, para que a abordagem não caia
em mera opinião panfletária”, expõe.
O casal
não sabe se abre mão de seus verdadeiros desejos ou enfrenta o peso do
conformismo. Eles descarregam suas frustrações um no outro e raramente
compreendem o ponto de vista do parceiro, refletindo a desilusão do “american way of life”. Mas, diante dos
olhares de seus vizinhos, eles representam os pilares de tudo o que há de bom:
são pessoas charmosas, contagiantes e especiais.
Essa
dicotomia entre a realidade (para o casal) e a ficção (para os vizinhos) faz
com que a história seja um inquietante retrato da busca desesperada pela
chance de se fazer o que se quer para
que tudo valha a pena. ‘Os personagens representam papéis sociais, mas entre quatro paredes a realidade se distancia do que deixam transparecer para o
mundo”, explica Pâmio.
Tal como
uma tragédia grega, a obra gira ao redor das falhas morais de suas personagens
centrais ao discutir temas como a liberdade, a autossabotagem para caber nas
expectativas sociais, a distância entre a felicidade idealizada e a vida
concreta, os modelos irreais de felicidade impostos pela sociedade, como o
homem lida com o sucesso da mulher, seu desejo de autoafirmação e o medo diante
de certezas questionadas.
SERVIÇO:
JARDIM DE
INVERNO – Estreia dia 17 de junho de
2022 no Teatro FAAP
Temporada: De 17 de junho a 28
de agosto de 2022
- Sexta e Sábado, às 20h, e domingos, às
18h.
Endereço: R.
Alagoas, 903 - Higienópolis, São Paulo
Ingressos:
R$ 80 (inteira); R$ 40 (meia-entrada).
Venda
online: https://teatrofaap.showare.com.br/
0 comentários :
Postar um comentário