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Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
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Novo Instituto pretende democratizar o ensino da moda

Written By Deise Sabbag on terça-feira, 30 de novembro de 2021 | novembro 30, 2021




O Instituto Casa de Criadores anuncia o início de suas atividades com novas formas de compreender, transmitir e fazer moda.   Essa plataforma de moda e design  da Casa de Criadores nasce com a missão de  contribuir para a construção de modernas  bases para o ensino de moda no Brasil.

Os pontos de partida vêm de demandas sociais diversas. Além de pensar na questão do acesso,  em termos de gratuidade e de seleção, o Instituto assume uma postura crítica diante dos fundamentos elitistas da pesquisa e da produção de moda e também diante de suas práticas e estruturas predatórias.

Com a provocação inaugural "Que moda, para qual mundo?", o primeiro projeto do instituto é um módulo de pesquisa e criação,  oferecido gratuitamente a um grupo de 300 pessoas e também para os estilistes da Casa de Criadores. Em breve   serão divulgadas  informações sobre os cursos.


apresentação de alexandre dos anjos


Iniciativa do fundador e curador da CdC, André Hidalgo,em afinada parceria com um  Conselho formado pela ativista e pesquisadora Neon Cunha, pelo diretor criativo e comunicador de moda Dudu Bertholini, pelo especialista em design para sustentabilidade André Carvalhal e pelo artista plástico e performer Dudx, diretor criativo da CdC.

"O novo Instituto é uma grande ferramenta para democratizar o ensino de moda, e desenhá-lo sob perspectivas não-hegemônicas e decoloniais. Isso é importante  para a construção de uma moda nacional que traduza  sua realidade e alcance todo o seu potencial", avalia Dudu Bertholini.

Missões

A CdC foi pioneira nas discussões difíceis da moda brasileira. Conforme as tensões e as contradições surgiam, novos espaços de discussão e prática eram  criadas. “A proposta do instituto é mais um passo dessa história em construção", pondera Hidalgo. Ele lista algumas missões prioritárias a serem cumpridas pelo ICdC:

Criar novas bases para a educação em moda e design no Brasil a partir de um entendimento de que não há um centro do mundo nem uma cultura colonizadora para todas as demais.

Democratizar o acesso ao estudo e à pesquisa cultural, não por meio de mecanismos de "inclusão" ditos neutros, mas com base  na demanda social para que a voz de grupos oprimidos e subalternos seja ouvida.

Investir em processos que abram caminho para novas gerações de criadores em condições e dinâmicas que considerem os fundamentos e o desenvolvimento de uma economia solidária.




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Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

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