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Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
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Em edição sem plateia, SPFW traz cores para um futuro de esperança.

Written By Deise Sabbag on segunda-feira, 28 de junho de 2021 | junho 28, 2021



Nesta edição 100% digital, o  SPFW mostrou intervenções interativas e live streaming dos desfiles e apresentações. O evento contou com 41 marcas participantes, que mostraram as tendências  para o verão 2022.

A necessidade de buscar formas de operar mais sustentáveis e responsáveis em toda a cadeia de valor da moda é uma realidade. "É hora de definir novos direcionamentos,  que  permitam avançar numa agenda de mudanças necessárias e efetivas. O ano de 2020  trouxe grandes reflexões e entendemos que é tempo de viver novos começos, de regenerar", sugere Paulo Borges, Diretor Criativo do SPFW. Acompanhe alguns destaques:

Victor da Justa 

 



A coleção aborda o momento de pandemia a partir da dualidade entre o analógico e o digital, a tecnologia e sua nocividade, a informação em excesso e notícias falsas

A coleção, intitulada  Cognição Faminta,  tem como simbologia  um objeto de estética singular, o garfo. Ele representa a ideia de um banquete insaciável, em que o alimento é a própria informação, às vezes fake.

As peças  carregam uma discussão sobre a dualidade entre “tecnológico” e “analógico”.  Victor ressalta a importância do analógico, da paciência, do tempo. A coleção traz referências orientais e um resgate no futurismo dos anos 1980. Destaques:  identidade erógina e polarizada, metáforas políticas-filosóficas, adereços de street-wear e pijama que se misturam com uma alfaiataria desconstruída. 




O estilista  utilizou materiais como algodão brilhoso (que associa às telas de celulares), lona grossa estampada, diferentes cores de jeans, detalhes no tule e nos cadarços.  O famoso QR Code  vira um pied de poule da contemporaneidade. A estampa  composta por desenho do garfo (que também é uma das tatuagens do designer)  cria um diálogo com o ato de “ingerir” uma informação. No caso, mentirosa. 

Victor fez uma montagem com vários livros de diferentes temáticas, além de fotos, filmes e pedaços de jornais. Ele tirou uma foto do todo e depois de cada página, folha e papel que foram transformadas em um quebra-cabeça pelo estúdio de design @studio_toro  ;    @victordajusta

Gloria Coelho




Essa estilista parte de uma ampla lista de referências para criar a imagem  da coleção Verão 2022, cujo tema é "Mulher do Amanhã".  Gloria faz, paradoxalmente, uma  viagem no tempo, revisitando elementos de várias décadas do século 20, como o movimento hippie dos anos 70, o oversize dos 80, e o grunge da década de 90.



Entre as referências cinematográficas, aparecem as séries "Game of Thrones" e "Peaky Blinders"; e os filmes "Emma'', que se passa na época vitoriana, e "A Vigilante do Amanhã", um cyberpunk de ação e ficção científica. Há, ainda, elementos do punk, rock'n’roll, japonismo e safari. E mix de tecidos, uso de patchworks, listras quebradas coloridas, flores Liberty, estampas Willy Biondani, e mescla de xadrez tartan.




Destaques: estampas em viscose, botões, volume nas mangas, estamparia de seda.  Preferência pelas cores  azul royal,   magenta, vermelho, verde pistache, cinza prata, ouro opaco, fúcsia, caqui, preto, bege, quase branco, marinho, gelo, rosa choque, amarelo, mostarda e laranja.     @gloriacoelho

Samuel Cirnansck


O clima é de descontração:  modelos testam os sapatos, simulam poses e fazem carão. O fotógrafo registra as últimas fotos para o “lookbook”, uma modelo testa uma performance que vai fazer na passarela e o maquiador dá os últimos retoques.



O estilista paulista Samuel Cirnansk  fez um revival de  suas  origens criativas: figurinos de teatro, ópera e cinema. De volta aos palcos, a coleção mais recente foi apresentada no Teatro Faap, em São Paulo, com direito a um vestido flutuando na abertura do filme.


As criações, com  toque sensual,  destacam vestidos requintados, com bordados e transparências. A moda festa aparece desconstruída. Os corsets,  base das criações do estilista, são sustentados apenas pelas barbatanas. O tecido de cobertura é deslocado para a saia dos looks. @samuelcirnansck

João Pimenta





Propõe uma coleção escapista, marcada por  emoções, alegoria, alegria momentânea. Uma das propostas são as amarrações. Desamarrar, desapertar as angústias e expor cores vivas, intensas e com matizes de felicidade.  Corsets redesenham as silhuetas. Promovem a combinação que interpretam os movimentos da rua. O passado e o presente se confundem em detalhes volumosos, sobrepostos, transparentes. São retratos de épocas, lugares.

As roupas não têm gênero.
Os tecidos compõem patchworks de várias texturas: tafetás, rendas, tules, tweeds, jacquards, gobelins, veludos, poliamidas esportivas, aerados, 
malhas fluorescentes.



Superfícies têxteis são modificadas por bordados e aplicações. O cuidadoso trabalho da alfaiataria é valorizado pela modelagem  que constrói detalhes, declinando pregas e drapeados. Estruturas que elevam capuzes, mangas, corsets e ancas. Forros, acabamentos em vieses, manualidades criativas, tradicionais e acrescidas de látex. @joao_pimenta

Juliana Jabour


foto: Vagner Jabour


A estilista apresentou a
nova coleção no formato de fashion film, intitulado  "Expectations". O roteiro da apresentação  conta a história de duas pessoas separadas por longo período de isolamento,  que poderão, finalmente, se encontrar. Para traduzir o clima de otimismo da situação, a estilista recorreu às peças coloridas, volumosas e estruturadas.

O streetwear aparece marcado por  babados em caracol, laços, silhuetas volumosas e mangas bufantes. Tudo construído a partir de apenas duas matérias primas: o zibeline e moletom. O desfile – que apresentou 11 looks coloridos, 10 deles monocromáticos, além de um bicolor -  se inspira no futuro pós apocalíptico. A coleção usa  tons intensos e  pastéis, e prioriza cores alegres como  vermelho, pink, verde, azul e amarelo.



Em ton sur ton, alguns elementos gráficos,  em formato de silk e bordados pequenos, ganham espaço. Símbolos como coração com as setas de reciclagem, estrela com fogo e raio e a taça martini com a frase "Rainbow Room dão o toque final à coleção.
@julianajabouroficial


Ronaldo Silvestre 




Estreando no evento, o  mineiro   apresentou a coleção Conspiração, que resgata  a Revolta dos Alfaiates, movimento emancipacionista popular, que ocorreu na Bahia entre 1798 e 1799, para questionar o que é o Brasil.   As criações fazem referência às escravizadas, ganhadeiras,  círios, tropeiros e uniformes urbanos desconstruídos, e reflete a luta do estilista  por igualdade e transformação na moda


fotos: André Solano


Destaque: formas atemporais amplas e orgânicas, desenvolvidas com tecidos reciclados. O estilista utilizou os tecidos Joker e Lite da linha Flats e Justin 100% algodão da linha Icom  da Santista Jeanswear..@ronaldosilvestre.iti

 

Alg


 



Em parceria com Warner Bros. Consumer Products e Cartoon Network, a marca deu vida ao universo de Space Jam, por meio de uma coleção exclusiva comandada pelo estilista Alexandre Herchcovitch. A coleção traz os personagens icônicos da série Irmão do Jorel, do Cartoon Network, e apresenta diferentes prints e shapes.


fotos:  @artedisou


Quatro modelos de t-shirts mesclam os personagens do novo filme de Space Jam. Entre eles a Tee-shirt Dress com estampa Tune Squad, camiseta de manga longa com estampa do Pernalonga, além de camisetas manga longa e oversized com estampa Tune Squad. Os flip flops aparecem em três  modelos. Blusões e shorts em nylon  acompanham prints do filme. @alg.brand


 

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Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

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