O evento on line vai apresentar facetas das culturas cearense e baiana
Berço de uma cultura própria, a região do Cariri cearense, localizado a
500km de Fortaleza, tem cores, danças, trajes, festas, histórias e ícones
únicos, que representam um legado vivo.
A partir da união entre as ações do programa de cultura do Sesc e o
segmento de moda do Senac, surgiu o projeto de planejamento e criação da
coleção de moda “Terra de Gigantes”, inspirada nos Museus Orgânicos e Mestres
da Cultura do Cariri. Trata-se de uma collab
dos alunos e profissionais do Senac com o estilista Ronaldo Fraga, um dos
principais percussores da moda com DNA brasileiro.
O lançamento acontece na abertura
da Edição 50 da São Paulo Fashion Week, apresentada via streaming para o
mundo.
Memória e legado
Com forte presença na região do Cariri, o Sesc atua na valorização dos “Tesouros
Vivos da Cultura”, detentores de conhecimentos e ensinamentos em diversas áreas
como da tradição popular. O projeto Museus Orgânicos, parceria do Sesc com a Fundação Casa Grande,ressignifica a casa dos Mestres,
transformando-as em lugares de memória afetiva com possibilidade de visitação e
movimento do turismo local.
Objetos, fotografias, vestimentas, instrumentos e tudo que marca o dia a
dia e consolida as manifestações tradicionais fazem parte do acervo dos Museus Orgânicos dos
Mestres de Cultura Tradicional do Cariri.
No total, são 8 museus orgânicos que configuram uma rota de saberes,
sendo eles: Museu do Ciclo do Couro, mais conhecido como Memorial Espedito
Seleiro; Museu Casa do Mestre Antônio Luiz, Museu Oficina do Mestre Françuili,
Casa Museu do Mestre Nena, Museu Casa do Mestre Raimundo Aniceto, Museu Casa
Oficina Mestra Dinha, Museu Casa da Mestre Zulene Galdino e Museu Casa dos
Pássaros do Sertão. A ideia é que, ao final do projeto, a região conte com 16
museus no total, com a missão de
preservar nossa cultura, além de fomentar o turismo social.
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fotos: @augustopessoa.inti |
Segundo Cristiano Saraiva, gerente do Senac Cariri, toda riqueza
histórica com combinações de cores fortes, inspirou o Senac a incentivar a moda
autoral, promovendo a criatividade dos alunos para apresentar esse patrimônio
cultural nas principais passarelas de moda do país.
Esta é a segunda vez que o Cariri brilha nas passarelas do maior evento
de moda do Brasil e mais importante da América Latina. Em 2019 a coleção SerTão
Cariri, colaboração do Senac Ceará com a marca de
jeanswear Amapô, apresentou traços
marcantes da região cearense. Também em 2019, a moda autoral caririense,
estimulada pelo Senac, ganhou espaço de
destaque no Dragão Fashion Brasil, maior encontro de moda autoral da América
Latina, com a coleção cápsula Cariri Visceral, idealizada pelos alunos do curso
de Costureiro, Modelista e Figurinista.
Nesse ritmo, o Senac Cariri torna-se referência no segmento da moda
autoral.
Meninos Rei da Bahia
A marca baiana Meninos Rei, dos irmãos Júnior e Céu Rocha, participa da produção de um fashion filme, que será
lançado nas plataformas digitais da SPFW.
A marca apresenta uma coleção-cápsula de cinco looks. Na produção, os
modelos desfilam com acessórios e adereços de cabeça assinados pela designer baiana Kelba Varjão,
sandálias da Melissa e jóias da Algazarra.
A Meninos Rei é uma das oito marcas selecionadas em todo o Brasil para
um movimento que abre espaço para estilistas negros e indígenas nas passarelas
do SPFW. A iniciativa é encabeçada pelo Projeto Sankofa, idealizado
pelo coletivo Pretos na Moda e pela startup de inovação social VAMO (Vetro
Afro Indígena na Moda).
Com seis anos no mundo da moda, a Meninos Rei tem suas
coleções marcadas por peças exclusivas e limitadas, que abusam da mistura de
cores fortes e grafismos característicos das estamparias africanas, em
modelagens modernas e cortes bem marcados. Sua última coleção, chamada de “No
Gueto da Guiné”, foi inspirada na potência criativa dos guetos africanos da
Guiné-Bissau, um dos países mais pobres da África, que tem na expressão
cultural de seu povo o seu símbolo maior de luta e resistência.
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fotos: genilson coutinho |
A marca já vestiu artistas da música e da televisão como Gilberto
Gil, MV Bill, Lulu Santos, Carlinhos Brown, Toni Garrido, Margareth Menezes,
Paula Lima, Iza, Mariene de Castro, Gaby Amarantos, Fernanda Paes Leme, Astrid
Fontenelle. Recentemente a marca produziu os looks de uma das festas do Big
Brother Brasil 21.
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.
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