A 1ª Mostra Teatro On-Line APTI - que será de 15 de maio a 1º de agosto - vai apresentar dois espetáculos on demand por final de semana, ou seja, o público tem 48h para assistir a peça escolhida. A iniciativa é da APTI-Associação de Produtores Teatrais Independentes e visa arrecadar dinheiro para o Fundo Marlene Colé (www.fundomarlenecole.com.br), que vem apoiando os profissionais das artes cênicas.
A programação começa, nos dias 15 e 16 de maio, com uma apresentação ao vivo de Caso Cabaré Privê (dia 15/5 às 21h), espetáculo interativo e imersivo dirigido por Pedro Granato, com os atores do Núcleo Pequeno Ato. No fim de semana ficarão disponíveis as gravações de Galileu e Eu - A Arte da Dúvida com Denise Fraga e Porta Entreaberta com Edson Montenegro, espetáculo gravado pouco antes da morte do ator, vítima da covid 19, em março.
Todo o valor arrecadado será usado para auxiliar as mais de 30 mil famílias de profissionais da cultura, do Estado de São Paulo, afetados pela pandemia. “Para tornar acessível, vamos disponibilizar um leque de valores a partir de R$20 para que o público escolha quanto pode doar. Para atender mil famílias com cestas básicas, precisamos arrecadar no mínimo 100 mil reais,” conta André Acioli, presidente do conselho da APTI.
Desde março de 2020, quando os espetáculos das artes cênicas foram interrompidos em função da pandemia do novo Coronavírus, a APTI se aliou a parceiros para ampliar a campanha do Fundo Marlene Colé de auxílio aos profissionais que ficaram sem nenhuma fonte de renda.
Programação
Dia 15 de maio, ao vivo, às
21h
Caso Cabaré Privê
Concepção e Direção: Pedro
Granato. Dramaturgia: Tainá Muhringer e Felipe Aidar.
Com Núcleo Pequeno Ato.
Na trama, o filho do
presidente é encontrado morto em um cabaré privativo e o público é convidado a
investigar as pistas antes do anúncio oficial para imprensa. Ninguém pode sair
do estabelecimento e começam as interrogações conduzidas por um delegado. O
público é direcionado para cabines privês e pode interrogar as personagens.
Dias 15 e 16 de maio – On
Demand
Galileu e Eu - A Arte da Dúvida
Texto e atuação: Denise Fraga
Direção: Luiz Villaça
A peça narra parte da
biografia do cientista italiano Galileu Galilei, que conseguiu provar que a
Terra girava em torno do Sol, mas foi obrigado a negar publicamente a sua
descoberta para não ser queimado na fogueira da Santa Inquisição.
Porta Entreaberta
Texto: Priscilla Conserva.
Direção: Débora Dubois.
Com Edson Montenegro (in
memorian)
Inspirada nas músicas de
Gonzaguinha, a dramaturgia passeia pelas memórias de um homem refletindo sobre
suas relações afetivas. Um monólogo de memórias suscitadas pelo período de
confinamento em casa devido à pandemia, onde ele se vê diante de angustiantes
lembranças e medos, memórias que passam pela infância, pela relação conflituosa
com a família, a juventude boêmia e o
grande amor de sua vida, sua principal interlocutora.
Dias 22 e 23 de maio – On
Demand
A Árvore
Texto: Silvia Gomez. Direção:
Ester Laccava e João Wainer.
com Alessandra Negrini.
A. vem enfrentando um estranho
e inexplicável processo ao ver seu corpo transformar-se em algo que desconhece.
Prestes a completar a experiência, ela se despede de suas feições mundanas com
um relato que reflete sobre os aspectos extraordinários dessa viagem.
Os Malefícios do Fumo
Texto: Anton Tchekhov.
Direção: Cássio Scapin e André Acioli.
Com Cássio Escapin.
Um homem que é coagido por sua
esposa a dar uma palestra beneficente, sobre os males do uso do tabaco, acaba
expondo suas angústias e a realidade particular que passa desapercebida pela
sociedade a qual pertence. Nesta obra, o autor mostra a luta do indivíduo
contra os limites de mediocridade impostos pelas relações sociais.
Dias 29 e 30 de maio – On
Demand
Diário de Um Louco
Texto: Nikolai Gogol.
Adaptação e Direção: Elias Andreato.
Com Rainer Cadete.
A montagem celebra 18 anos do
ator Rainer Cadete. No texto, o personagem se perde na cronologia dos dias e,
através de seu emprego numa repartição e da paixão pela filha de seu chefe,
expõe seus pensamentos, anseios e percepções do mundo.
Aviso Prévio
Texto: Consuelo de Castro.
Direção: Clara Carvalho.
Com Fernanda Couto e Kiko
Vianello.
O texto aborda diversos temas
como a relação a dois, os múltiplos papéis sociais, a condição feminina,
loucura e sanidade, sonhos e finitude, a efemeridade da vida, e marcou a
ruptura da autora com o teatro realista, apresentando, de forma lúdica,
diversas situações e crises do casal Ela e Oz.
Dias 5 e 6 de junho – On
Demand
Pós-F
De Fernanda Young. Direção:
Mika Lins.
Com Maria Ribeiro.
O solo é inspirado em Pós-F,
Para Além do Masculino e do Femininoex, a primeira obra de não-ficção de
Young, que venceu o Prêmio Jabuti 2019, mesmo depois da precoce morte da autora
em agosto daquele ano. O livro reúne textos autobiográficos e ilustrações da
própria Fernanda que fomentam o debate sobre o que significa ser um homem e uma
mulher nos dias de hoje. O Espetáculo trás um olhar, instigante sobre esse
universo, realizado totalmente digital, dos palcos para as telas.
Sônia – Um Ato Por Tolstói
Texto: Thiago Sogayar Bechara.
Direção: Elias Andreato.
Com Mariana Muniz.
O solo apresenta Sófia
Andrêievna Tolstaia (cujo apelido era Sônia), a viúva de Liev Tolstói, autor de
clássicos universais como Guerra e Paz e Anna Kariênina, a partir de uma visão
feminina da relação conjugal. Preparando-se para receber uma homenagem póstuma
feita ao marido, a viúva Sófia Andreiêvna (Sônia) acaba por revelar seu ponto de vista sobre um
homem a respeito do qual o mundo inteiro pensava ter direitos.
Dias 12 e 13 de junho – On
Demand
Um Segundo e Meio
Direção: Antonio Januzelli.
Com Marcello Airoldi
A montagem narra a história de
um homem que percorre uma longa jornada para tentar matar um outro homem.
Enquanto percorre esta trajetória, ele chega ao limite entre as lembranças de
fatos reais e a imaginação de uma memória que vai além do tempo concreto.
Hotel Mariana
Texto: Munir Pedrosa e Herbert
Bianchi. Direção: Herbert Bianchi.
Com Angela Barros, Bruno
Feldman, Clarissa Drebtchinsky, Fan Feldman, Isabel Setti, Letícia Sobral,
Munir Pedrosa, Rita Batata, Marcelo Zorzeto e Rodrigo Caetano.
A peça evidencia a
simplicidade de pessoas que perderam tudo ou quase tudo o que tinham no
rompimento da barragem de rejeitos de minérios de Fundão, em Mariana-MG, com
cerca de 55 bilhões de litros de lama espessa.
Da criança do grupo escolar ao velho da folia de reis, do ativista de
direitos humanos à aposentada que escreve poemas, os sobreviventes traçam um
panorama político, histórico e cultural do nosso país.
Dias 19 e 20 de junho – On
Demand
Voar é O Que Me Põe em Pé
Texto: Marcelino Freire e Geni
Guimarães. Direção: Renato Farias.
Com Olivia Araujo.
Zefa faz, poesia, com o vento,
o tempo, os sons, os cheiros. E quem vai dizer que não há arte na simplicidade
de quem lê a vida na fumaça do café. Inventora, tradutora de línguas e
linguagens. Fala sem medos, com o conhecimento de quem já viveu o suficiente
para saber falar de amor e desamor. Pelos seus olhos passeiam as lembranças da
música da irmã, a beleza da mãe, a aflição do pai, o senhor garboso, a avó
trançadeira de algodão.
Alice, Retrato De Mulher Que
Cozinha Ao Fundo
Texto: Marina Corazza.
Direção: Malú Bazánto
Com Nicole Cordery.
A peça retrata a relação de
amor entre a poetisa Gertrude Stein (1874-1946) e a cozinheira e escritora
Alice B. Toklas (1877-1967), que dedicou os últimos 21 anos de sua vida à
divulgação da obra de sua companheira numa época em que não se falava em homoafetividade.
Dias 26 e 27 de junho – On
Demand
Maternagem
Texto: André Fusko. Direção e
atuação: Amanda Acosta.
Quatro mulheres em idades
diferentes acabam revelando as mães que
são ou virão a ser. Instinto ou razão? Medo ou encantamento? Presunção ou humildade?
Egoísmo ou generosidade? Ou tudo isso? Uma surpresa para quem espera um
espetáculo adocicado e ameno.
Lady M
Texto: Milton Morales Filho.
Direção: Bruno Guida.
Com Daniel Infantini.
No camarim de um teatro uma
mulher relembra sua vida e trajetória quando uma grande atriz de teatro a
adotou ainda menina. Seu sonho, de ser adotada por uma diva, logo se torna
pesadelo. Numa dispensa apertada, num regime árduo de trabalho escravo,
enclausurada entre cortinas de veludo, a esperançosa menina cresce servindo a
Madame como faxineira durante o dia e camareira à noite.
Mas é a noite, nos teatros
pelo mundo, que ela se permite voar entre camarins e coxias, através das
personagens da Madame ao longo de sua carreira e assim ela se realiza e
constrói suas próprias histórias, com referências dos clássicos textos do
teatro.
Dias 3 e 4 de julho – On
Demand
Como Ter Sexo A Vida Toda Com
A Mesma Pessoa
Texto: Mónica Salvador.
Direção: Odilon Wagner.
Com Tania Bondezan.
Annetta Poché é uma sexóloga
búlgara, que introduz ao público técnicas para a vida sexual dos casais, dando
receitas insólitas para superar as diversas crises que acontecem ao longo de
anos de convivência. Com a sua técnica revolucionária, ensina a manter o fogo
de um relacionamento com uma única pessoa.
Pandas ou Era Uma Vez em
Frankfurt
Texto: Matei Visniec. Direção:
Bruno Kott.
Com Nicole Cordery e Mauro
Schames.
Adaptação do texto teatral A
História Dos Ursos Pandas, do dramaturgo romeno, Matei Visniec, que apresenta um casal de desconhecidos que
acorda na mesma casa. Trazem apenas fragmentos da noite anterior. Eles precisam
um do outro para montar esse grande quebra cabeça de sentimentos e memórias.
Esta experiência foi concebida durante a quarentena da Covid-19, com os
artistas envolvidos, isolados em suas casas.
Dias 10 e 11 de junho – On
demand
Pessoa
Texto: Fernando Pessoa.
Direção e atuação: Elias Andreato.
O roteiro inventa um
personagem, real em seu quarto, através da prosa e da poesia de Fernando
Pessoa, do estado criativo do poeta e tem como centro O Marinheiro, obra, minimalista, provocatória e
verdadeiramente de vanguarda que nos dá a oportunidade de conhecer de onde vem
a inspiração de Fernando Pessoa.
Acredita-se que o marinheiro descrito na obra seja o próprio Fernando Pessoa, concentrado na realidade e ação, no sonho de viver. É na verdade a primeira criação dos seus três heterônimos, Ricardo Reis, Álvaro de Campos e Alberto Caeiro, sendo estes últimos objeto da maior parte dos estudos sobre a sua vida e obra.
A Última Dança
Texto: César Baptista.
Direção: Janaina Suaudeau, Cesár Baptista e Fernando Bueno.
Com Natalia Gonsales.
Monólogo inspirado no diário
da escritora e filósofa francesa Simone Weil. Nascida em 1909 em Paris, filha
de médico, aos vinte anos aluga um quartinho perto de uma fábrica, despede-se
de seus pais, amigos e das aulas de filosofia para trabalhar na linha de
montagem com o objetivo de escrever sobre a condição operária e a opressão
social.
A partir dessa vivência, Simone deixa uma espécie de diário relatando o seu dia a dia na fábrica: a fome, as labaredas, os ruídos ensurdecedores, os acidentes, as doenças, as ordens, o medo, o esgotamento, o envelhecimento, a infelicidade, o emburramento.
Dias 17 e 18 de julho – On
demand
Teresa D’Ávila
Texto: Juan Mayorga. Direção:
Elias Andreato.
Com Ana Cecília Costa
Adaptação do premiado texto A
Língua em Pedaços do espanhol Juan Mayorga e conta a vida de Teresa D’Avila,
que dentro no seu claustro monástico,
responde e enfrenta o Inquisidor, arauto da poderosa Igreja Católica, que a
acusa de subversão e heresia.
Amanhã Eu Vou
Texto: Clovys Torres. Direção:
Cristina Cavalcanti.
Com Lilan Blanc e Tuna Dwek
Duas mulheres são as únicas
sobreviventes de um planeta totalmente corroído pela peste e pelas queimadas.
Elas dependem uma da outra para continuarem a viver, mesmo sendo de temperamentos
opostos: uma sonha e idealiza um futuro, enquanto a outra nem dorme e deseja
sair daquele lugar inóspito; elas conversam sobre a vida, ou a falta de vida.
Dias 24 e 25 de julho - On
demand
Carmen
Texto: Luiz Farina. Direção:
Nelson Baskerville.
Com Natalia Gonsales, Flavio
Tolezani e Vitor Vieira.
Carmen e José vivem uma
trágica paixão. Na trama, ele narra o seu amor por Carmen e o motivo que o
levou a prisão. E ela, através do seu olhar, narra o seu ponto de vista em
relação à história. Baseado na novela de Prosper Mérimée publicada em 1845, no
qual Georges Bizet se inspirou para criação da ópera Carmen
Crioulos
Texto e direção: Caio
D’Aguilar.
com Anderson Negreiro, Ilu
Malanda, Caio D'aguilar, Fernanda Ross, Kenan Bernardes, Alberto Pereira Jr e
Carlos De Niggro.
O espetáculo mescla temas
históricos da negritude, a partir de uma narrativa ficcional, uma viagem que
aborda desde fantasmas da Ku Klux Klan, Gorilas, à temas como os efeitos da
segregação racial, pela narrativa e ótica do personagem – Crioulo.
Dias 31 de julho e 1º de
agosto – On demand
Madame Blavatsky
Texto: Claudia Barral.
Direção: Marcio Macena.
Com Mel Lisboa.
Madame Blavatsky, ou Helena
Petrovna Van Blavatskaya, foi uma escritora e médium russa do século 19, fundadora
da Sociedade Teosófica. Na peça,ela retorna encarnada no corpo de uma
atriz/médium para revisitar a sua história e esclarecer alguns pontos
controversos da sua biografia.
Meu Amigo Charlie Brown, o
Musical
Baseado nas Tirinhas de
Charles Schulz. Um Musical de Clark Gesner. Versão Brasileira: Mariana
Elisabetsky.
Com Leandro Luna, Tiago
Abravanel, Paula Capovilla, Mateus Ribeiro, Mariana Elisabetsky e Guilherme
Magon. Swings: Douglas Tholedo e Tecca Ferreira.
A dramaturgia e as músicas
propõem o encontro do menino Charlie Brown com o mundo que o cerca, e sua constante
busca pelo significado das coisas e dos sentimentos. O universo de Charlie
Brown se caracteriza pelo humor delicado e melancólico, com personagens
inteligentes, sensíveis, mordazes e criativos que provocaram uma revolução no
mundo das histórias em quadrinhos.
Serviço:
1ª Mostra de Teatro On-Line
APTI
De 15 de maio a 1º de agosto
Ingressos: R$25, R$50 e R$100
(o cliente escolhe quanto quer pagar)
Vendas:
www.apti.org.br/mostra-de-teatro
Informações: www.apti.org.br; Instagram: @apti_sp
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