Quando o menino Fabrizio Allur brincava de bolinha de gude, empinar papagaio ou chutar bola, ele mal podia imaginar que seu destino inescapável era a moda masculina. Hoje, festejando 22 anos de experiência na confecção artesanal de alto luxo, a grife valoriza o closet de inúmeros empresários, executivos e celebridades nacionais e já conquistou fãs no exterior.
A label desenvolve uma linha
ampla de produtos, que engloba costumes,
bleizers, calças, camisas, sapatos, tênis, polos, coletes e shorts.
Recentemente, investiu na coleção 3.0,
que oferta peças básicas com corte
exclusivo, no sistema prêt-à-porter, direcionadas para o homem que precisa
de uma camisa ou calça para uma reunião ou evento de última hora.
O público
feminino não foi esquecido. A partir desse ano, atendendo a pedidos de
amigas e esposas dos clientes, Allur passou a produzir uma linha de camisas de
alta-costura, com caimento impecável do sur mesure. Também para as mulheres,
ele executa terninhos sociais e vestidos
caracterizados pelo corte impecável da alfaiataria.
Experiência
com Craques
Ainda bem jovem, esse alfaiate lançou marca própria, alicerçado por larga experiência obtida nos ateliês de dois craques da moda masculina. Seu currículo aponta que Fabrizio começou, aos 16 anos, como aprendiz no ateliê de Ricardo de Almeida, onde permaneceu por 7 anos. Mais tarde, foi contratado para chefiar a equipe de João Camargo, onde atuou por 4 anos... até sentir que estava pronto para o desafio de criar sua própria marca, totalmente voltada para a alfaiataria clássica com detalhes de modernidade.
Sente-se sortudo porque faz o que gosta. Parodiando Aristóteles, ele pode dizer que “o prazer no trabalho aperfeiçoa a obra”.
Customização
Pessoal
Os costumes,
ternos, camisas e bermudas são produzidos com
matérias primas selecionadas, 90%
inglesas e italianas e 10% nacionais. “Temos
uma linha à base de lã e algodão brasileiros, de qualidade similar aos produtos importados”, garante. Detalhista,
ele também prioriza os botões europeus e as entretelas alemãs.
Atuação na
Quarentena
Durante a pandemia, com o trabalho migrando para o
home office, a roupa social e especialmente o segmento de moda sob medida
ficaram esquecidos nos closets. Solução: Fabrizio Allur passou a atuar também
na prestação de serviço aos clientes.
Implementou
o atendimento online, que possibilita a escolha do tecido no
recesso de casa com a mesma qualidade do suporte presencial. O alfaiate
também passou a ajustar roupas, modificar medidas, diminuir barras das peças
dos clientes. "Nesse período de pandemia, a busca por consultoria
personal progrediu. Vou até a residência do interessado e analiso o que ele
possui, realizando a substituição das roupas gastas por outras novas. Além
disso, oriento como coordenar peças de seu guarda-roupa", explica o
alfaiate
Preferências do Cliente
Allur conta que, ao notar o interesse da clientela por peças mais confortáveis e casuais, passou a trabalhar com tecidos que oferecem bom caimento sem estrutura pesada, garantindo o conforto de um stretch, mas com a elegância de uma peça social", relata.
Ultimamente, ele vem notando a preferência dos clientes (tanto os jovens como os maduros) por cortes mais ajustados e cores vibrantes. “No geral, meus clientes buscam algo novo e diferente, que reflita a sua personalidade. Um visual bem contemporâneo traz o mix de texturas e a variação do colorido. Como agora os executivos raramente usam gravatas, o bleizer colorido (entram aí até os calorosos tons de roxo, verde bandeira e laranja) é uma proposta forte. Coordenado com uma calça neutra, dá um up no visual”, detalha ele.
Básico Coordenável
Allur garante que, para fazer uma boa figura, o homem não precisa entupir seu closet nem investir fortunas. Ele
dá uma lista reduzida de peças que, coordenadas entre si, garantem uma produção
perfeita:
4 camisas sociais (3 lisas e uma listrada); 2 calças jeans: 2
calças de sarja; 1 calça de alfaiataria: 1 costume azul marinho; 2 bleizers
(que podem ser neutros ou coloridos).
Diferenciais Allur
O paletós,
blazers e coletes assinados por Allur
têm a trade mark do ateliê, que é o duplo caseado na lapela. Outras
características exclusivas são os forros ou os aviamentos coloridos. “Para quem
tem gosto mais sofisticado, sugerimos o abotoamento duplo com o uso de correntes
banhadas em ouro 24k”, conta.
Fabrizio
Allur foca seu trabalho no estilo de vida e personalidade de cada cliente. Ele orienta sobre a importância dos
detalhes e regras nem sempre escritas, mas que definem sofisticação e classe.
Seu
talento para combinar ternos sob medida com roupas de trabalho casuais firmou
seu nome no ranking da alfaiataria masculina em São Paulo. Ele mesmo é exemplo
do que apregoa: ora veste-se com a negligência perfeita e despreocupada de
um italiano, calçando um loafer exclusivo, produzido para o
ateliê. Ora dá vazão às ousadias, através de colorido forte ou de bem-vindas padronagens quadriculadas. “O gosto pessoal e o bem estar geram autoconfiança e segurança”, explica.
Verdadeira
Elegância
Fabrizio
Allur sugere que a verdadeira elegância é inata, e se apoia no comportamento e nas boas
maneiras. “A pessoa pode ser elegante, mesmo sem usar roupas caras. O importante é seguir o estilo individual, sentir-se confortável com o que veste, seja
um costume tradicional azul ou seja
na cor vermelha. Isso define a palavra autenticidade”, ensina.
Produção
Completa
Ao visitar a label masculina, o cliente sai produzido por completo, já que a
marca oferece, além de costumes, camisas diferenciadas e calças avulsas mais leves de alfaiataria,
gravatas e até sapatos exclusivos. “Tais calçados são confeccionados com
materiais 98% nacionais pela Adolfo Turrion. Os sapatos sob medida são fabricados pela Giannini, com algumas matérias-primas importadas. Esses
acessórios, produzidos com exclusividade para o ateliê, seguem o nosso compromisso de preservar os processos
de slow fashion”, esclarece o profissional.
Novo Espaço
Recentemente,
Fabrizio inaugurou sua loja conceito no
Itaim Bibi, São Paulo. O novo e
aconchegante espaço conta com um lounge
privé, bar com drinques especiais e cafezinho com pão de queijo, além de
ambiente privativo para noivos e padrinhos, que constituem expressiva parcela
de sua clientela.
O local conta ainda com uma área externa, com caprichoso paisagismo,
ideal para descontrair com os amigos ou
para fumar charutos.
Se tiver
interesse, o cliente pode acompanhar todo o processo de criação e confecção das peças, através de
visita guiada pela produção.
O ateliê
fica na Rua Benedito Lapin, 144, Itaim Bibi, São Paulo, e está
em pleno funcionamento, respeitando
todos os protocolos de segurança da COVID-19. Allur atende pessoalmente os
clientes, com hora marcada, pelo telefone (11) 3045-4882. Mais informações: www.fabrizioallur.com; whats
app: (11) 94713-0770; instagram: @fabrizio allur
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