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Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
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Que revolução industrial, que nada. Confecção Artesanal Masculina Permanece no Topo!

Written By Deise Sabbag on terça-feira, 18 de maio de 2021 | maio 18, 2021





Quando o menino Fabrizio Allur brincava de bolinha de gude, empinar papagaio ou chutar bola, ele mal podia imaginar  que seu destino inescapável era a moda masculina.  Hoje, festejando   22 anos de experiência na confecção artesanal de alto luxo,  a  grife valoriza o closet de inúmeros empresários, executivos  e celebridades nacionais e já conquistou fãs no exterior.

 

A label  desenvolve uma linha ampla de produtos,  que engloba costumes, bleizers, calças, camisas, sapatos, tênis, polos, coletes e shorts. Recentemente, investiu  na coleção 3.0, que oferta  peças básicas com corte exclusivo,  no sistema prêt-à-porter, direcionadas para o homem que precisa de uma camisa ou calça para uma reunião ou evento de última hora.




O público feminino não foi esquecido. A partir desse ano, atendendo a pedidos de amigas e  esposas dos clientes, Allur  passou a produzir uma linha de camisas de alta-costura, com caimento impecável do sur mesure. Também para as mulheres, ele executa terninhos sociais  e vestidos caracterizados pelo corte impecável da alfaiataria.

 

Experiência  com  Craques


 



Ainda bem jovem, esse alfaiate lançou marca própria, alicerçado por larga experiência obtida nos ateliês de dois craques da moda masculina. Seu currículo aponta que Fabrizio  começou, aos 16 anos, como aprendiz no ateliê de Ricardo de Almeida, onde permaneceu por 7 anos. Mais tarde, foi contratado para chefiar a equipe de João Camargo, onde atuou por 4 anos... até sentir que estava pronto para o desafio de criar sua própria marca, totalmente voltada para a alfaiataria clássica com detalhes de modernidade.


Sente-se sortudo porque faz o que gosta. Parodiando Aristóteles, ele pode  dizer que “o prazer no trabalho aperfeiçoa a obra”.

 

Customização Pessoal


 



Allur diz-se totalmente alinhado à cultura do slow fashion, tendência que se baseia nos conceitos de sustentabilidade e reutilização de materiais no segmento  da moda. Define-se como um fascinado pelos produtos sustentáveis e sensoriais, feitos  a mão e customizados com as preferências de cada cliente.  “Defendo que a roupa deve carregar uma história,  gosto, toque, cheiro e, claro, originalidade”, relata  o alfaiate.

 



Os costumes, ternos, camisas e bermudas são produzidos com  matérias primas  selecionadas, 90% inglesas e italianas e 10% nacionais.  “Temos uma linha à base de lã e algodão brasileiros,  de qualidade similar  aos produtos importados”, garante. Detalhista, ele também prioriza os botões europeus e as entretelas alemãs.

 

Atuação na Quarentena





Durante a pandemia, com o trabalho migrando para o home office, a roupa social e especialmente o segmento de moda sob medida ficaram esquecidos nos closets. Solução: Fabrizio Allur passou a atuar também na prestação de serviço aos clientes.

Implementou o atendimento online, que  possibilita  a escolha do tecido no recesso de casa com a mesma qualidade do suporte presencial.  O alfaiate também passou a ajustar roupas, modificar medidas, diminuir barras das peças dos clientes.  "Nesse período de pandemia, a busca por consultoria personal progrediu. Vou até a residência do interessado e analiso o que ele possui, realizando a substituição das roupas gastas por outras novas. Além disso, oriento como coordenar peças de seu guarda-roupa", explica o alfaiate


   Preferências do  Cliente





Allur conta que, ao notar o interesse da clientela por peças mais confortáveis e casuais, passou a trabalhar com  tecidos que oferecem bom caimento sem estrutura pesada, garantindo o conforto de um stretch, mas com a elegância de uma peça social", relata.




Ultimamente, ele vem notando
a preferência dos clientes (tanto os jovens como os maduros)  por cortes mais ajustados e  cores vibrantes.  “No geral, meus clientes buscam algo novo e diferente, que reflita a sua personalidade. Um visual  bem contemporâneo  traz o mix de texturas e a  variação do colorido.  Como agora os executivos raramente  usam gravatas, o  bleizer colorido (entram aí até os calorosos tons de  roxo, verde bandeira  e  laranja)  é uma proposta forte.  Coordenado com uma calça neutra,  dá um up no visual”, detalha ele.


 

Básico Coordenável

 



Allur garante que, para fazer uma boa figura,  o homem não precisa entupir seu closet nem investir fortunas. Ele dá uma lista reduzida de peças que, coordenadas entre si, garantem uma produção perfeita:

 

4 camisas sociais (3 lisas e uma listrada); 2 calças jeans: 2 calças de sarja; 1 calça de alfaiataria: 1 costume azul marinho; 2 bleizers (que podem ser neutros ou coloridos).


 

Diferenciais Allur





O paletós,  blazers e coletes assinados por Allur têm a  trade mark do ateliê, que é  o duplo caseado na lapela. Outras características exclusivas são os   forros ou os aviamentos coloridos. “Para quem tem  gosto mais sofisticado, sugerimos  o abotoamento duplo com o uso de correntes banhadas em ouro 24k”, conta.

 

Fabrizio Allur foca seu trabalho no estilo de vida e personalidade de cada  cliente. Ele orienta sobre a importância dos detalhes e regras nem sempre escritas, mas que definem sofisticação e classe.


 



Seu talento para combinar ternos sob medida com roupas de trabalho casuais firmou seu nome no ranking da alfaiataria masculina em São Paulo. Ele mesmo é exemplo do que apregoa: ora  veste-se  com a negligência perfeita e despreocupada de um italiano,   calçando um loafer exclusivo, produzido para o ateliê. Ora dá vazão às ousadias, através de  colorido forte ou de bem-vindas padronagens quadriculadas. “O gosto pessoal e o bem estar geram autoconfiança e segurança”, explica.

 

 

Verdadeira Elegância






Fabrizio Allur sugere que   a verdadeira elegância é  inata, e se apoia no comportamento e nas boas maneiras. “A pessoa pode ser elegante, mesmo sem  usar roupas caras. O  importante é seguir o  estilo individual,  sentir-se confortável com o que  veste, seja  um costume tradicional  azul ou seja na cor vermelha.  Isso  define a palavra autenticidade”, ensina.


 

Produção Completa





Ao visitar  a label masculina,  o cliente sai produzido por completo, já que a marca   oferece, além de costumes,  camisas diferenciadas e  calças avulsas mais leves de alfaiataria, gravatas  e até sapatos exclusivos.  “Tais calçados são confeccionados com materiais 98% nacionais pela Adolfo Turrion. Os sapatos sob medida são  fabricados pela Giannini,  com algumas matérias-primas importadas. Esses acessórios,   produzidos com exclusividade  para o ateliê, seguem  o nosso compromisso de preservar os processos de slow fashion”, esclarece o profissional.

 



Novo Espaço


 



Recentemente, Fabrizio inaugurou  sua loja conceito no Itaim Bibi, São Paulo.   O novo e aconchegante espaço  conta com um lounge privé, bar com drinques especiais e cafezinho com pão de queijo, além de ambiente privativo para noivos e padrinhos, que constituem expressiva parcela de sua clientela.

 

O local  conta ainda com  uma área externa, com caprichoso paisagismo, ideal para  descontrair com os amigos ou para fumar charutos.

 



Se tiver interesse, o cliente pode acompanhar todo o processo  de criação e confecção das peças, através  de  visita guiada pela produção.

 

O ateliê fica na Rua Benedito Lapin, 144, Itaim Bibi, São Paulo, e  está em pleno funcionamento,  respeitando todos os protocolos de segurança da COVID-19. Allur atende pessoalmente os clientes, com hora marcada, pelo telefone (11) 3045-4882.  Mais informações: www.fabrizioallur.com; whats app: (11) 94713-0770; instagram:  @fabrizio allur

  

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Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

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