A
pandemia nos mantém mais dentro de casa.
Consequentemente, o território
onde desafogamos nosso stress é a cozinha. Comer é um santo remédio contra o
tédio.
Abaixo,
apresentamos lançamentos do mercado de alimentação e nutrição, além de dicas
preciosas para quem curte momentos gourmet:
Papila Deli é uma startup com um modelo de negócios chamado "dark kitchen", basicamente um restaurante que trabalha 100% com delivery e ganhou bastante notoriedade durante o período de pandemia. Geralmente as pessoas não sabem onde ela realmente fica, e é localizada apenas por aplicativos de entrega ou pelo próprio site do serviço.
Inaugurada em dezembro de 2019, essa startup já conseguiu ultrapassar, nesse primeiro semestre, a marca de 60 mil refeições entregues, e a projeção é que sejam mais de 200 mil até o final de 2020.
Os três sócios Alex Lewkowicz, Bruno Kormes e o chef Antonio Mendes perceberam uma lacuna no setor de delivery. “Faltavam alternativas de alto padrão em qualidade e atendimento para estender uma experiência mais prazerosa até a casa das pessoas”, explica Alex.
Muito Mais Queijo no Pão
de Queijo
Hoje,
17 de agosto, é celebrado o Dia Nacional do Pão de Queijo. Pioneira na
comercialização desse produto congelado, a Forno de Minas, que acaba de completar três décadas de história, implementa
uma série de ações alusivas à data. Elas compreendem web série, post comemorativo,
vídeo exclusivo com a receita do pão de queijo nas redes sociais, ações com
influenciadores digitais e nos pontos de
venda e de visibilidade da marca dentro do aplicativo
cornershop.
A
grande novidade da empresa é o Pão de Queijo Especial 30 anos, que leva
muito mais queijo e queijo curado por mais tempo, já disponível nos principais supermercados do
país. “Em suas páginas nas redes sociais, a Forno de Minas está lançando uma
web série de três capítulos para contar a verdadeira história do produto e a
relação da mineira Maria Dalva Couto Mendonça, conhecida como Dona Dalva, fundadora e Diretora de Pesquisa e
Desenvolvimento da empresa, com o famoso pãozinho de queijo”, revela Valéria
Favaretto, diretora de marketing da Forno
de Minas.
Dona Dalva entre os filhos Helder e Hélida Mendonça. Foto: Carol Reis |
“Desenvolvi
a receita caseira do pão de queijo para os meus filhos, quando morávamos na
fazenda, no interior de Minas Gerais. Não à toa, o pão de queijo, ainda hoje,
me remete às melhores lembranças e sensações, um sinônimo de amor, afeto e
família reunida”, relembra Dona Dalva.
No dia
23 de agosto, às 7h30 vai ao ar, na Globo Minas, uma edição especial do
programa “Tô indo”, com a participação da Dona Dalva, contando um pouco da
história do Pão de Queijo e da Forno de Minas. O programa também ficará
disponível na Globo Play e no portal do GShow. Hoje, a Forno de Minas possui oito filiais no Brasil, uma subsidiária nos
Estados Unidos e exporta pães de queijo para 18 países. www.fornodeminas.com.br
Conceito de Gastronomia
para Pets
Este ano, o chef Erick Jacquin celebra
25 anos de Brasil. Depois comandar a
cozinha de restaurantes renomados e levar o prazer da gastronomia às pessoas,
agora ele vai oferecer essa experiência também para os animais de estimação.
Em parceria com a Mon Petit Chéri , empresa de gastronomia para pets, o celebrado chef vai criar receitas
exclusivas de "Tômpero Pet", voltadas para
cães e gatos. A empresa, que chega
ao mercado no final de agosto, também
vai ofertar rações sem transgênicos e
sem gordura trans.
A marca vai desenvolver receitas com padrão humano, e que uma vez finalizadas serão
batidas no liquidificador para serem servidas sob a forma pastosa. O
produto será vendido em charmosas garrafas de vidro, pronto para
ser adicionado por cima da ração e proporcionar aos pets uma
alimentação úmida, o que é extremamente benéfico ao organismo.
De início, será possível encontrar
o "Tômpero Pet" nos sabores “salmão a carbonara”,
“champignon ao azeite trufado”, “foie (fígado) agridoce” e “legumes
ao creme de leite” (receita vegetariana). .
“Quando
reunimos rações que tenham equilíbrio na composição nutricional, com opções de 'tômperos"' exclusivos
para pets, tornamos a experiência gastronômica desses animais bem
mais prazerosa e interessante”, sugere Hugo Villalva, CEO da Mon
Petit Chéri.
Tanto as rações quanto os sabores das
novidades foram desenvolvidas em
parceria com nutricionistas e veterinários. “O chef Erick Jacquin aceitou ser
embaixador da marca e criar as receitas do 'Tômpero Pet' com a
condição de que a ração não tivesse componentes transgênicos”, reforça
Villalva. www.monpetitcheri.com.br
Biscoito Salgado
A Richester, marca da M.
Dias Branco, apresenta o relançamento do biscoito salgado Gold Class, que
ganhou nova receita, garantindo mais sabor, crocância e espessura mais fina,
além de embalagem totalmente atualizada.
Trata-se de um lanche versátil para comer antes ou depois
do treino na academia, no intervalo da aula da faculdade ou da escola. O produto é encontrado em packs de 138 gramas,
contendo seis unidades com 23 gramas cada.
A
linha mantém os sabores Clássico, Integral e Queijo e oferece agora o sabor
Pizza, considerado como favorito no segmento em pesquisas de mercado. Os
produtos estão disponíveis nos supermercados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio
Grande do Norte e Bahia. Mais informações: www.richester.com.br
Dark Kitchen
Os sócios Alex, Bruno, Antonio |
Papila Deli é uma startup com um modelo de negócios chamado "dark kitchen", basicamente um restaurante que trabalha 100% com delivery e ganhou bastante notoriedade durante o período de pandemia. Geralmente as pessoas não sabem onde ela realmente fica, e é localizada apenas por aplicativos de entrega ou pelo próprio site do serviço.
Inaugurada em dezembro de 2019, essa startup já conseguiu ultrapassar, nesse primeiro semestre, a marca de 60 mil refeições entregues, e a projeção é que sejam mais de 200 mil até o final de 2020.
Os três sócios Alex Lewkowicz, Bruno Kormes e o chef Antonio Mendes perceberam uma lacuna no setor de delivery. “Faltavam alternativas de alto padrão em qualidade e atendimento para estender uma experiência mais prazerosa até a casa das pessoas”, explica Alex.
Bruno
fala sobre a construção do conceito e da marca sempre apoiados em três princípios: qualidade dos produtos,
agilidade na entrega e preço justo. “Prezamos pelos produtos de excelente
qualidade e procedência e, mesmo com menus tão diversificados, trabalhamos com
ingredientes sempre muito frescos e com quase zero desperdício”, garante.
Alex
destaca que as embalagens foram desenvolvidas para oferecer essa experiência positiva
com a marca até a mesa do cliente, além de priorizar o uso de materiais
sustentáveis. Outro ponto favorável é que a entrega leva em média
apenas 30 minutos”, informa.
Segundo
o chef Antonio Mendes, que comanda a cozinha, a empresa oferece uma gastronomia diversa para
atender a diferentes paladares e ocasiões. “Trabalhamos com três marcas: Papila Poke, com culinária
havaiana de uma forma que o paulistano ainda não conhecia; Papila Fresh, com
saladas e sopas com temperos especiais; e PapilaWok, com os famosos bowls
asiáticos”, revela. www.papiladeli.com.br; https://www.instagram.com/ papiladeli/
Consumo
de Refrigerantes
Artigo recente publicado no
JAMA Internal Medicine, apontou que um
largo consumo de refrigerantes, adoçados com açúcar ou artificialmente, foi associado a maior risco de mortalidade por todas as
causas. “Enquanto o consumo de refrigerantes adoçados artificialmente foi
associado positivamente a mortes por doenças circulatórias, os adoçados com açúcar foram associados a mortes
por doenças digestivas”, afirma a cirurgiã vascular e angiologista Dra. Aline
Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e do
American College of LifeStyle Medicine. Para o estudo, um grupo internacional
analisou dados de 451.743 adultos de 10 países europeus. Os dados vieram da
European Prospective Investigation on Cancer and Nutrition (EPIC).
A médica explica que o açúcar
está relacionado com a obesidade e com a diabetes mellitus. “Estudos mais recentes apontam o carboidrato, o açúcar, que também
está presente no refrigerante, como grande vilão para o aumento de colesterol.
Além disso, com o diabetes, podemos desenvolver problemas arteriais, causar um
espessamento e acúmulo de placas de gordura dentro da parede das artérias,
entupindo-as”, explica a dra Lamaita.
Já o grande problema dos
refrigerantes adoçados artificialmente é a quantidade maior de sódio.
“Geralmente, tudo que é gostoso tem um pouco de açúcar e de sódio, que confere
sabor no alimento. Quando se tira o
açúcar e se acrescenta muito adoçante para realçar o sabor doce do
alimento é acrescentando sódio,o que
contribui para o aumento de
pressão arterial, que é um fator de risco para a doença aterosclerótica e problemas
circulatórios, e aumento da retenção hídrica”, lembra a angiologista. http://www.alinelamaita.com.br/
Óleos Essenciais
A nova
linha Vitality de óleos essenciais da Young Living Brasil ganhou destaque no MasterChef Brasil, quando a chef Paola
Carosella ensinou uma receita especial utilizando os óleos essenciais, próprios
para ingestão disponíveis na linha: Lime, Basil, Rosemary e Oregano.
Com extratos
puros, a linha é composta por 15 produtos ricos em nutrientes, divididos nas
categorias: Herbáceo (lavanda, manjericão, cominho, orégano, hortelã e
alecrim); Especiaria (cravo, noz-moscada, casca de canela, pimenta preta,
gengibre e cardamomo); e Citrino (laranja, limão e lima).
Disponíveis
no site http://www.youngliving.com ou
através de um Membro da Young Living , tel. 0800-878 4050.
Instagram: @younglivingbrasil
Facebook: https://www.facebook.com/younglivingeobrasil/
Instagram: @younglivingbrasil
Facebook: https://www.facebook.com/younglivingeobrasil/
Fish and Chips
Oferecendo o tradicional preparo
inglês, que tem como base peixe frito empanado e batatas fritas, o Sirène Fish
& Chips conta atualmente com oito unidades no Brasil, espalhadas pelas
cidades de Curitiba (PR), Balneário Camboriú (SC), Belo Horizonte (MG) e
Florianópolis (SC). Agora, a rede acaba de inaugurar sua unidade conceito na
cidade de São Paulo (SP). A loja franqueada funciona em um dos pontos
turísticos street mais visitados na capital paulista: o Beco do Batman.
Conhecido por ser uma verdadeira
galeria de arte a céu aberto, o local fica escondido entre as vielas de um dos
bairros boêmios mais tradicionais de São Paulo, a Vila Madalena.
“O preparo pode ser acompanhado por várias
opções de molhos especiais, entre eles tártaro, picante, e maionese da casa.
Existe a possibilidade, também, de pedir um cone só com peixe frito empanado
(Só Fish) ou só com batatas rústicas fritas (Só Chips). O empreendimento oferece ainda o Sandufish (R$ 20), sanduíche preparado com
peixe empanado, pão baguete, cebola caramelizada, molho tártaro e rúcula”, como explica Raphael
Umbelino, sócio fundador da rede Sirène. A loja fica na Rua Harmonia, 150. www.sirene.com.br
Life Strong Drink
O empresário visionário Rildo Rossetti aposta na rápida recuperação do mercado brasileiro, assim como foi rápida a sua cura e recuperação após contrair a COVID-19. Ele acaba de lançar, no mercado brasileiro, o novo energético Life Strong Energy Drink – ultra zero com tabela nutricional totalmente saudável: zero caloria, zero gordura, zero açúcar, zero sódio, zero carboidrato. O produto também possui vitamina C e complexo de vitamina B.
Nos sabores: tradicional, frutas tropicais, maçã
verde e açaí, a fórmula exclusiva do Ultra Life Zero foi desenvolvida pelo próprio
CEO, que há mais de 20 anos atua no mercado de bebidas energéticas do Brasil,
com passagem pelos principais players do setor. O design e toda a
concepção do produto também foram acompanhados de perto pelo executivo.
www.lifestrongenergydrink.com.br
Higienização de Alimentos
Para conter a disseminação do coronavírus, a higienização dos alimentos e suas embalagens é essencial. Pensando em auxiliar profissionais de restaurantes e a população em geral, o Centro Universitário Internacional Uninter e o Instituto Wilson Picler oferecem gratuitamente o curso “Boas Práticas na Manipulação de Alimentos para Serviços de Alimentação”.
“O conteúdo
do curso não serve apenas para cuidados durante a pandemia, mas para
todo momento de manipulação ou produção de um alimento, principalmente para
fins comerciais, o que aumenta a segurança alimentar e nutricional do produto
para a população, especialmente para idosos, gestantes, crianças e indivíduos com
a imunidade comprometida”, explica Thaís Regina Mezzomo, coordenadora do curso
de Nutrição da Uninter.
Os inscritos aprendem todos os
temas exigidos pela legislação atual. Doenças transmitidas por alimentos,
higiene de ambientes, utensílios e equipamentos, higiene de alimentos e higiene
pessoal, equipamentos de proteção individual (EPI) e controles de saúde dos
manipuladores são alguns dos assuntos
abordados.
O curso gratuito tem carga horária de 60 horas e dá direito a
certificado. Inscrições: https://www.uninter.com/extensao/gratuitos/
Novos Sabores do Grape Cool
Focando na diversidade do paladar, o Grape Cool (bebida gaseificada à base de vinho) ganhou novas versões, além do tradicional sabor de uvas. Reforçam a linha os sabores pêssego e pina colada - com base de vinho branco - e o zero álcool, na versão uva.
Essa bebida é refrescante, com baixa graduação alcoólica
(5%), perfeita para combinar com petiscos e salgadinhos. O produto está
disponível em embalagens de alumínio/lata, long neck e na versão em barril (de
alumínio, como os de chopp), combinando com o happy hour, a balada e o churrascos. www.vinicolagoes.com.br
Duas
delícias juntas: bolo e pudim
A Sodiê Doces São Paulo tem noidade boa: o Bolo Moça Pudim#123. A maior franquia de bolos do País uniu a sua especialidade com a mais tradicional sobremesa caseira, o pudim de leite condensado.
Sem
furinhos, o pudim é uma generosa camada de Leite Moça® firme, com uma farofa de
crocante de caramelo, que faz a vez da calda. Junto dessas duas delícias, vem o
pão de ló e o recheio de mousse branca. O Bolo Moça Pudim é coberto com mousse
branca e generosa camada de crocante de caramelo.
Disponível
em todas as lojas da Sodiê Doces. Os contatos de cada unidade podem ser obtidos
no site oficial da marca: www.sodiedoces.com.br/lojas
Kit
Alta Imunidade
A Lucco Fit - empresa que faz delivery de alimentação saudável e que foi adquirida no início do ano pela Sapore, maior empresa de capital 100% nacional no segmento de restaurantes corporativos - amplia seu portfólio e anuncia a comercialização do exclusivo Kit Alta Imunidade. O lançamento vem ao encontro das recomendações da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) para que todos fortaleçam o sistema imunológico por meio de refeições nutritivas e balanceadas, com o intuito de mitigar os efeitos da pandemia da covid-19.
“São
pratos ricos em Omega 3 que, além de ajudar a fortalecer a imunidade, também
melhora o funcionamento das células, atuam como anti-inflamatórios e ajudam no
aumento de produção da serotonina, o hormônio do bem-estar”, afirma Gabriela
Birochi Cerri, nutricionista da Lucco Fit.
As
refeições utilizam sucos naturais de laranja e
limão, ricos em vitaminas C e A, fibras e cálcio e propriedades antioxidantes,
que contribuem para combater os radicais livres. O
Kit é composto de 14 refeições, cada uma com média de 761 calorias, programadas
para serem consumidas em uma semana (2 refeições ao dia). Entre os pratos estão Risoto negro com parmesão, couve-flor
com cúrcuma e frango grelhado; Fusili integral com molho rosé e tilápia
grelhada; e Frango desfiado com bolinho de quinoa, batata doce e mix de
vegetais. O lançamento está disponível no e-commerce da marca por R$ 282,60, é
necessário consultar a área de entrega. https://www.luccofit.com.br/
Suco de Milho
O Suco de Milho Fit é
uma ótima pedida quando servido bem gelado. Além de nutritivo, o milho possui
alto teor de fibras que regulam o funcionamento do intestino e aumentam a sensação
de saciedade. Abaixo, uma receita adoçada com Açúcar
Magro Fit:
Ingredientes:
2 espigas de
milho graúdas (200g)
1½ xícaras
(chá) de leite desnatado (300ml)
1 colher (sopa)
de Açúcar Magro Fit (12g)
Modo de
Preparo:
Com o
auxílio de uma faca, remova os grãos das espigas. Coloque-os no liquidificador com o leite e bata bem até
obter uma mistura homogênea. Passe na peneira e transfira para uma panela,
adicione o açúcar e misture. Leve ao fogo baixo mexendo por aproximadamente 20
minutos. Desligue o fogo deixe esfriar e leve para gelar.
Novo Projeto de Branding
O Creme de Leite Nestlé ganhou uma renovação completa em sua identidade visual. Inspirado em atributos como cremosidade e versatilidade, o projeto de branding e design foi desenvolvido pela CBA B+G e se apresenta em todas as suas embalagens e comunicação, destacando como o produto pode ser o ingrediente especial para o preparo de diversas receitas, doces e salgadas, muito além de seu uso tradicional.
“Este
novo projeto reforça e mantém essa conexão com o público, mas também ajuda o
consumidor a descobrir novas utilizações e a escolher a versão ideal para cada
tipo de prato”, explica Luis Bartolomei, CEO e head de criação da CBA B+G.
Agora as
embalagens trazem um indicativo de cremosidade em escala baseada em gotas
(quanto mais gotas, maior a cremosidade). Elas ainda ganham maior quantidade e qualidade nas
informações do rótulo, explorando diferentes receitas e trazendo um QR Code que
conduz a uma página especial com conteúdo e dicas culinárias. www.nestle.com.br
Formato
Diferenciado nas Pizzas
Com 28 anos de mercado, a rede de pizzarias Kadalora reinventou o conceito de pizzas premium, mantendo no cardápio uma linha diferenciada, tanto pela combinação de sabores como pela apresentação quadrada.
A linha
premium traz 6 sabores, que combinam ingredientes diferenciados para atender o
público que busca uma experiência gourmet com um formato fora do
convencional: Atum, Frango, Mignon,
Nordestina, Parma com Rucyla, Zucchini e Quarteto (com lombo, palmito, catupiry
e bacon). A linha está disponível nas 15 lojas da rede.
Os
pedidos podem ser feitos via app "Kadalora Pizzaria" que. além de tornar mais ágil o atendimento,
possibilita ao cliente acumular pontos, para resgate em novos pedidos. www.kadalora.com.br
Alho
Negro
O alho negro é o alho in natura que, após passar por um processo de fermentação, é submetido a condições de temperatura contínua aproximada de 65°C e umidade controlada, ganhando novas características de textura, sabor e odor. Sem o acréscimo de qualquer tipo de aditivo químico, o produto apresenta todas as propriedades já conhecidas do alho in natura potencializadas.
“.Análises laboratoriais apontam que o alho negro possui poder antioxidante
dez vezes mais potente do que o alho in natura, além de prevenir ou a remediar
doenças associadas ao estilo de vida contemporâneo. Rico em polifenol, ajuda a
remover as espécies reativas do oxigênio, apresentando diversos efeitos farmacêuticos,
como refrear a manifestação ou a
metástase do câncer, inibir o aumento do colesterol do sangue, da pressão
arterial e da taxa de glicose, além de apresentar efeitos antibacteriano,
antiviral e antialérgico”, explica Fernando Kondo. Formado pela Universidade
Agrícola de Tóquio, ele auxilia diretamente a produção do Alho Negro do Sítio
junto ao seu pai. A família Kondo produz alho roxo há mais de 30 anos em
Guatapará, no interior de São Paulo.
No
Japão ele é consumido principalmente na forma de cápsulas. Sabendo disso,
a Alho Negro do Sítio lançou um novo projeto, o Gaialabs com o lançamento do
Suplemento Alimentar de Alho Negro em Cápsulas.
Gelato no Morumbi
A Davvero Gelato leva seu charmoso carrinho tuk-tuk para a Fazenda Churrascada, que acaba de inaugurar na Casa da Fazenda do Morumbi. Apelidado de “Disney do Churrasco” o local será dedicado à carne e ao churrasco americano, com parrilla, fogo de chão, pitch, e ainda, atrações para passar o dia com a família.
Dentre os espaços, está o tuk-tuk da Davvero, que oferece dez sabores de gelatos e sorbets, podendo optar pela casquinha artesanal ou copinho em 3 versões de tamanho (P, M e G) que acompanham a tradicional bolachinha de castanhas feita diariamente. Também há opções de sobremesas como o petit gâteau e o brownie de chocolate; e as bebidas invernais, como o café na casquinha e o chocolate quente.
A Fazenda Churrascada fica na Av. Morumbi, 5594 – Morumbi
Horário: de quinta a domingo, das 12h às 17h.
www.davvero.com.br / Instagram: @davverogelato
Pizzarias na Pandemia
Recente pesquisa realizada pela Associação Pizzarias Unidas do Brasil apontou que, desde o início da pandemia do novo coronavírus, o faturamento de suas filiadas aumentou em cerca de 30%, conforme a região do país.
De acordo com o estudo, existem no
país 40 mil pizzarias e metade delas operam exclusivamente por delivery, seja
por aplicativos próprios ou plataformas especializadas. O setor conseguiu
registrar um crescimento, mesmo durante a pandemia, e isso se deve em parte
pela adaptação de cardápio e melhoria nos serviços prestados durante o
isolamento social.
Na Pizza Prime, maior
rede de pizzarias 100% brasileira, comandada pelo empresário Gabriel
Concon, o crescimento foi de 27%. A empresa trabalha com sabores específicos
para cada região do país e, além de
atender pedidos realizados pelos apps tradicionais, conta com aplicativo
exclusivo e cerca de 400 entregadores próprios treinados para realizar a
entrega sem contato, seguindo as medidas de biossegurança.
Números do setor:
40 mil é o número de pizzarias em funcionamento no Brasil; 360 mil são os postos de trabalho gerados pelo segmento atualmente; R$ 22 bilhões é o lucro anual do setor de pizzarias; R$ 40 é o preço médio de uma pizza, que pode ser compartilhada em até
quatro pessoas, enquanto um hambúrguer, por exemplo, custa em média R$ 20,00 a
R$ 30,00 e é consumido por apenas uma pessoa.
Drinks em Lata
Em virtude da pandemia, o Cosmos G/astrobar, sucesso na noite curitibana, tem buscado alternativas para levar seu universo para a casa dos clientes. Agora acaba de lançar sua linha de drinks enlatados, feitos de insumos nacionais da Bacco Spirits, de Curitiba, e da San Basile, licoreira de São Paulo. Os cocktails são envasados por meio da parceria com a microcervejaria curitibana Palta.
Cada um dos cinco drinks enlatados lançados tem uma cor, experiência e sabor único. Todos
os coquetéis da linha possuem alta drikability, são refrescantes e
carbonatados.
O primeiro lote dos drinks cósmicos já está disponível pelo preço
promocional de R$ 19,90. As latas, que possuem 269ml, podem ser encontradas
no Cosmos G/astrobar (Alameda Pres. Taunay, 543, Curitiba) ou via
delivery pelas plataformas iFood e James. Mais informações: www.cosmosgastrobar.com.br.
Instagram @cosmosgastrobar
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