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Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
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Onde está o consumidor de Shopping Centers e Lojas Físicas ?

Written By Deise Sabbag on quarta-feira, 22 de julho de 2020 | julho 22, 2020



A pandemia de covid-19 fez o consumidor brasileiro sumir de lojas físicas e shopping centers do país no primeiro semestre. Para compreender isso, a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) apresenta o Mapeamento de Fluxo de Visitas em Shopping Centers e Lojas Físicas do primeiro semestre de 2020 com dados da FX Retail Analytics, empresa especializada em monitoramento de fluxo para o varejo. 
Tanto as lojas físicas (de rua e lojas de shopping) quanto os shopping centers tiveram quedas grandes a partir de março na comparação anual por conta da quarentena e fechamento do comércio. Os centros de compra, por exemplo, registraram -90,78% em maio e -75,94% em junho em relação a 2019. As lojas físicas tiveram -85,26% -48,55% nos mesmos meses.
Em contrapartida, a comparação mensal apresenta aumento, o que simboliza uma retomada no fluxo de visitantes no varejo brasileiro a partir da flexibilização da quarentena em diversas regiões. Em junho, os shopping centers variaram 126%, e as lojas físicas (de rua e lojas de shopping)194% no comparativo com maio de 2020. O mapeamento também apresenta recortes regionais e por segmento bem como o desempenho em vendas das lojas e dos shopping centers nos seis primeiros meses deste ano, além de reunir informações específicas do mercado de centros de compras, como faturamento, quantidade de unidades e lojas, geração de empregos, entre outras.
Na análise por segmento, “drogaria” começa a apresentar maior frequência de declive em relação ao início da pandemia.    No comparativo anual, mesmo caindo menos do que a maioria das categorias, o recuo chega a 47%. Em relação a maio, é o único setor com números negativos pelo segundo mês consecutivo. “Eletroeletrônicos” (585%), “ótica” (236,28%), “moda” (211,28%), “home center” (167,34%) e “beleza” (149,59%) lideram o top 5 na retomada.
Além dos dados de fluxo de consumidores, o levantamento apresenta o desempenho de vendas do varejo. Ainda que as lojas físicas e os shopping centers apresentem queda no faturamento e na quantidade de pedidos no comparativo anual, observa-se aumento nas duas categorias a partir de maio, com o Dia das Mães e o Dia dos Namorados.
Loja Física Não Pode Ser Passiva
O estudo ainda reúne informações específicas do mercado de shopping centers, como faturamento, quantidade de centros de compras e de lojas, geração de empregos, entre outros indicadores. O objetivo é, a partir do cruzamento destes dados, oferecer insights para os varejistas apoiarem suas estratégias de negócio.
“O modelo de loja que abre de manhã e fecha à noite esperando o cliente ir buscar produto morreu. A loja física precisa existir, mas não pode ser passiva. Os vendedores precisam buscar a pessoa fora da loja, interagir com eles no digital para levar ao físico. É uma maneira diferente de pensar o relacionamento com o consumidor”, afirma Eduardo Terra, presidente da SBVC.
Para Flávia Pini, CEO da FX Retail Analytics, o mapeamento deixa claro que é hora de o varejo brasileiro se transformar digitalmente. “O omnichannel e a influência dos dados na gestão do varejo físico ficaram mais evidentes com a pandemia de covid-19. A partir de agora, o varejista precisa extrair inteligência das informações de seus clientes para conseguir se relacionar e aumentar suas vendas”.
O estudo está disponível na íntegra para download em nosso site: http://sbvc.com.br/mapeamento-do-fluxo-de-visitas-em-shopping-center-e-lojas-fisicas-do-brasil/
Mais informações: www.sbvc.com.br


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Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

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