Trinta e cinco canudos
retirados do meio ambiente viram um par de óculos. A Zerezes chegou a essa
equação após longos estudos sobre esses
tubinhos plásticos descartáveis que levam cerca de 400 anos para se decompor. Em parceria com a
designer Juju Lattuca, surgiu a ideia da coleção lançada pela marca carioca, quetraz uma série
limitada de óculos cor de chiclete, tom das características listrinhas do
terceiro item mais encontrado em limpezas de praia mundo afora.
Já proibidos em diversas
cidades da União Europeia e da América Latina, os canudos são recolhidos por
catadores e transformados em óculos, usando uma tecnologia “open source” da Precious Plastic. A
comunidade global instalada no Morro Dona Marta é responsável pela primeira
parte do processo de transformação desses itens descartáveis no produto final.
Juju Lattuca - Fotos Divulgação |
“Sonhamos com um mundo onde o
design e as empresas são geradores de impactos positivos. Hoje, 90% das aves marinhas têm fragmentos de
plástico no estômago e, nesse ritmo, até
2050 existirão mais plásticos que peixes nos oceanos”, explica Hugo Galindo, diretor criativo da marca, que
considera esse cenário catastrofico
O projeto Canudos é a primeira
de uma série de iniciativas da label na
guerra contra os “single use plastics”. A marca carioca, que começou sua história
em 2011 fazendo óculos de madeira de demolição, pretende ressignificar outros
produtos com o mesmo apelo: plástico descartável, design e impacto positivo. www.zerezes.com.br
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