O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
Home » » Segmento Prateado Cresce e Demanda Qualidade de Vida

Segmento Prateado Cresce e Demanda Qualidade de Vida

Written By Deise Sabbag on quarta-feira, 2 de outubro de 2019 | outubro 02, 2019


Os brasileiros estão vivendo mais.  Esse fato acaba gerando forte demanda por qualidade de vida na dita terceira idade. Alimentação, tratamentos médicos e estéticos, prática de exercícios e lazer são pontos importantes no plano da longevidade.

Vale lembrar que 86% dos brasileiros nesta faixa etária são independentes financeiramente, sendo  que mais  de 60% são os únicos responsáveis por suas decisões de compra.

Essa geração que envelhece está  mais ativa, viaja com frequência e exercita-se regularmente. Além disso, é  seletiva nas escolhas, não economiza na hora da compra e mostra-se cada vez mais conectada ao mundo digital.

púiblico longevo  interessado nas novidades

Os consumidores 50+ -  cuja renda individual representa 50% da renda bruta familiar - têm como principais preocupações a saúde e segurança, mas também investem bastante    em lazer,   imóveis, smartphone  cultura e entretenimento.

Atendendo a expectativa e necessidades do público longevo, São Paulo acaba de  sediar, no Expo Center Norte,  um evento profissional direcionado para  o mercado  50+. Trata-se da Longevidade Expo + Fórum, onde  cerca de 200 empresas apresentaram  propostas em produtos e serviços voltados para  propiciar bem-estar. 

tratamento para sobrancelhas

Também chamado de Silver Economy (Economia Prateada) – esse nicho representa globalmente  um mercado de US$ 15 trilhões ao ano. O Brasil já tem 51 milhões de brasileiros com mais de 50 anos de idade, movimentando anualmente R$ 1,8 trilhão, de acordo a Pesquisa Longevidade, feita pelo Instituto Locomotiva.  E a estimativa  do IBGE é que, em pouco mais de uma década,  serão 72 milhões de longevos.

A Longevidade Expo apresentou,  diretamente para o cliente desse segmento,   tecnologias e soluções nos âmbitos de  saúde, bem-estar, moda, finanças, cultura, moradia, turismo e mobilidade. “Este é o  momento  para definir o que e como oferecer a este novo mercado que começa a se apropriar do seu protagonismo", expõe Francisco Santos,   presidente e empreendedor da mostra, que aposta na consolidação e crescimento deste mercado na economia brasileira e latino-americana.  

voizaura (vovó fashion): uma das atrações da feira

A feira funcionou como vitrine para que mais de 20 mil visitantes  seniors   conhecessem de perto novas ofertas de serviços, produtos e tecnologias em  saúde e bem-estar; turismo, lazer e destinos; finanças, seguros e trabalho; conhecimento, cultura e tecnologia; casa, consumo e facilities; gastronomia e nutrição; moda, beleza e pro age.

Além da área de exposição, a Longevidade ofereceu também uma intensa programação de conteúdo, com congresso, simpósio, palestras e workshops debatendo  soluções para o desafio da inovação para o mercado 50+, com destaque para o Simpósio Silver Economy,  que apresentou  três conferências sobre as mudanças e o impacto da longevidade na economia e no consumo.

Alguns Destaques

exercícios com tecidos

Ballet Fly – Atua oferecendo inovadores  movimentos e habilidades motoras e novas conexões neurológicas através da dança, jogos e estímulos corporais. Exercícios que trabalham  flexibilidade e equilíbrio com ajuda de tecidos foram o destaque na feira.
 Life Redesign – Foi apresentada a obra “Gagá ? Nem Pensar”, com dicas para viver mais e não se tornar velho.
Supere-se 50+ -  Programa  do Instituto Amazônia  de cuidados  preventivos de saúde, com atividades específicas personalizadas.
Clínica Lifemen -  Divulgou serviços especializados na área de saúde sexual masculina, como  a terapia de ondas acústicas, recomendada para tratamentos de disfunção erétil, prostatite crônica e doença de Peyronie.
Cora Residencial Senior – Residencial para idosos, que conta com médicos e enfermeiros, além de equipe multidisciplinar (nutricionistas, fisioterapeutas etc).
Solar Ville Garaude – Hotel residência de alto padrão para a terceira idade, com serviço de concierge e moderno centro de reabilitação e musculação terapêutica.
Vitrine Confeiteiro – Entrega cardápio de salgados, bolos  e doces  para facilitar a vida dos idosos.
Sweet Professional – Especialista em cuidados e tratamentos para os cabelos,  apresentou o projeto 50+ para quem quer trabalhar no mercado de beleza.

"Cérebro" divulgou cursos da Supera
Fotos Lucinda Bastos

Supera - Apresentou seu curso. Com apenas uma aula semanal pode-se conquistar uma mente saudável, mais concentração, raciocínio, memória, criatividade e autoestima. 
Solar das Acácias – Casa de repouso que oferece cuidados médicos, alimentação caseira e atividades como jogos, pintura, artesanato, tricô e crochê.
Projeto Transcuidados Xs – Um dos objetivos é capacitar pessoas da comunicade LGBTQ através de cursos específicos para cuidadores de idosos.
Capellux – Linha de dispositivos de Ledterapia, que age na nutrição e saúde dos folículos, sendo indicada para tratamento de alopécia.
Espaço da Audição – Mostrou a novidade INOX, aparelho auditivo com tecnologia de ponta e tamanho bem reduzido.
Innobu – Mktplace com  grande variedade de produtos e serviços voltados para o público longevo.
+ ÂNIMA – Trabalha pela inclusão digital do idoso: ensina  usar o celular de acordo com a necessidade pessoal de cada aluno.
Trasmontano Saúde – Levou interatividade aos seus associados e visitantes, através de atividades que testaram memória, alimentação e equilíbrio.
Vem Vida – Apresentou polivitaminas e antioxidade, além do Ômega 3 para a saúde do coração, redução do nível de triglicérides e aumento do bom  colesterol.  
Sportllux – Dispositivo que utiliza a fototerapia para tratamento de dores crônicas e agudas nos diferentes processos inflamatórios.
Classic Resort – Primeiro resort 6 estrelas criado, em meio a belezas naturais,  exclusivamente para a geração 50+
Eu Vô – Aplicativo que oferece serviço porta a porta. Conta com  motoristas capacidados para o transporte de pessoas idosas ou com  dificuldade de locomoção.
Vitus – Serviço de concierge para idosos, incluindo cuidados com o lar (que deve ser adaptado para o público prateado) e serviços de saúde em domicílio.
Eko7 – Mostrou colchões  que auxiliam na obtenção de postura correta, na circulação sanguínea e na  melhora do sistema respiratório, relaxando a musculatura e previnindo insônia e dores de cabeça.

Mais informações: www.longevidade.com.br
SHARE

Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

0 comentários :

Postar um comentário