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Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
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FLOR DO CORAÇÃO, O ANTÚRIO É USADO EM CAMPANHA CARDÍACA

Written By Deise Sabbag on quarta-feira, 18 de setembro de 2019 | setembro 18, 2019



Chamado de “flor do coração” por causa do formato de suas  flores exóticas, o antúrio está sendo usado pelos produtores da Cooperativa Veiling Holambra para apoiar o “Setembro Vermelho”, mês dedicado às campanhas visando à diminuição do número de casos de infartos, derrames e outras complicações cardiovasculares.
Produtores e a Cooperativa Veiling aproveitam a Expoflora para iniciar o apoio à campanha idealizada em 2014 pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida, organização que divulga a importância dos bons hábitos para fortalecer o coração de maneira natural e saudável. Setembro foi escolhido porque a comemoração do Dia Mundial do Coração é no dia 29 deste mês.

Na Expoflora, estruturas no formato de coração ressaltam antúrios vermelhos de vários o tamanhos. Centenas de vasos dessas flores, em diferentes variedades de cores, compõem dezenas de canteiros localizados na entrada e nos ambientes da Mostra de Paisagismo e Decoração, na Alameda do Be e em arranjos florais da exposição assinada pelos artistas holandeses Jan Willem e Jessica Drost.
A flor do coração será usada para ajudar a divulgar as recomendações relativamente simples para quem quer ficar longe dos riscos de infarto: alimentação equilibrada , check-up anual, prática de esportes, manter o peso ideal e afastar-se do cigarro e de outras toxinas.
Exóticas & Belas


O antúrio é uma planta nativa das matas de Nova Granada, na Colômbia. Suas folhas são exóticas, em formato de coração (cordiformes). Variam de cor e de tamanho. Estima-se que, na natureza, existam mais de 900 variedades de antúrios.
A flor faz tanto sucesso na Europa, aonde chegou após as expansões marítimas, que hoje é de lá que vêm alguns dos híbridos mais coloridos e exóticos nas cores vermelha, branca, rosada, verde, marrom, roxa, vinho e mesclada. Pode ser usada no jardim ou na decoração, compondo arranjos tropicais. Por ser uma planta rústica  vai bem em ambientes internos e iluminados, mas não suporta sol o dia todo.
 Fotos:  Luciana Lazarini

Curiosidade:  as "flores" não são a parte colorida, que é, na verdade, uma folha modificada chamada "bráctea", semelhante às do bico-de-papagaio. Suas verdadeiras flores ficam agrupadas na espiga e são quase invisíveis a olho nu. Quando a espiga fica cheia de verrugas, é sinal de que as flores vão gerar sementes
Purificador de ar
Estudos feitos pela Nasa - sobre os gases tóxicos encontrados em ambientes internos - demonstram que o antúrio é uma das plantas mais indicadas para filtrar o ar. Por causa de  suas folhas escuras, essa flor tem o poder de sugar a amônia (utilizada como gás de refrigeração), formaldeído (formol), tolueno (presente em colas, gasolina, tintas, removedores, agentes de limpeza, fumaça do cigarro e cosméticos) e xileno (usado em solventes). Por isso, os antúrios são indicados para decorar residências, escritórios e consultórios.
De acordo com o portal Into Green, o ar limpo e o melhor nível de umidade reduzem alergias e evitam afastamentos do trabalho. Pesquisas feitas pelo Fytagoras - Centro de Fitotecnologia estabelecido em Leide, na Holanda - atestam que o antúrio diminui, em minutos, o formaldeído do ambiente quando comparado com um espaço sem plantas. Outro estudo, da CNmy Construction (Shanghai Research), indica que os antúrios reduzem os VOCs (composto orgânico volátil, na sigla em inglês) em mais de 50% em prédios, no período de 24 horas, e em quase 100% em três dias.


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Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

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