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Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
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Hashtags são o Novo Marketing da Moda

Written By Deise Sabbag on sexta-feira, 9 de agosto de 2019 | agosto 09, 2019



O que são hashtags ?  Nada mais nada menos que a palavra-chave de um  assunto antecedida pelo símbolo cerquilha (#).

Ocorre que as tais hashtags são importantes porque viram hiperlinks nas redes sociais, indexáveis (ordenados e organizados) pelos mecanismos de busca.

Dessa forma,  podemos clicar nas hashtags  para termos  acesso a todos que discutiram o tema. No Twitter as hashtags mais usadas ficam agrupadas no menu Trending Topics. Já no Instagram, são as que contêm um número maior de publicações e podem ser encontradas no campo de busca Explorar do aplicativo.
Semana passada, cobrindo  um evento como jornalista, fui recebido na entrada com a seguinte pergunta:
"ja deu um like ?"

São as  benditas  hashtags que invadiram a divulgação de moda e que algumas marcas adotam  como se fosse uma mina de ouro.


Atrelar as grifes de moda a "celebridades do momento" e massacrar o Instagram com fotos  de suas coleções  virou o novo marketing. Com o enfraquecimento das revistas, que praticamente  ninguém mais lê, a hashtag assume a função de  nova arma do marketing.

As blogueiras – aquelas  que ganham roupinhas e acessórios das marcas de moda -  têm uma vida “atribulada”: elas se vestem e fazem inúmeros selfies/dia  para o Instagram em busca   de likes.

A filha da Xuxa ou daquela jornalista fashion ou ainda  daquele publicitário, famosas por “herança”, são as que angariam  mais likes, satisfazendo a vaidade das  marcas de moda, que acham que  precisam   aparecer nessas novas vitrines promocionais.

Muitas empresas  esquecem  que um conceito de marca se constrói com ferramentas mais consistentes e, claro, com a adequação do produto ao consumidor alvo.

Os pilares produto-preço-distribuição-promoção, que são clássicos no marketing, perderam  importância. Hoje em dia a distribuição é uma incógnita: as lojas físicas vêm perdendo muitas vendas  para as lojas on line.

No entanto,  vale lembrar que  só causar nas redes sociais  não dá sustentabilidade à marca. É preciso injetar personalidade e estilo, características  que podem ser massificadas graças aos  milhões de likes do Instagram.

E moda massificada deixa de ser desejada.

Texto de Diaulas Novaes,  editor de O Mapa da Moda

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Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

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