O que são hashtags ? Nada
mais nada menos que a palavra-chave de um assunto antecedida pelo símbolo cerquilha (#).
Ocorre que as tais hashtags são
importantes porque viram hiperlinks nas redes sociais, indexáveis (ordenados e
organizados) pelos mecanismos de busca.
Dessa forma, podemos clicar nas hashtags
para termos acesso a todos que
discutiram o tema. No Twitter as hashtags mais usadas ficam agrupadas no menu Trending
Topics. Já no Instagram, são as que contêm um número maior de publicações e
podem ser encontradas no campo de busca Explorar do aplicativo.
Semana passada, cobrindo um evento como jornalista, fui recebido na
entrada com a seguinte pergunta:
"ja deu um like ?"
"ja deu um like ?"
São as benditas hashtags que invadiram a divulgação de
moda e que algumas marcas adotam como se
fosse uma mina de ouro.
As blogueiras – aquelas que ganham roupinhas e acessórios das marcas de moda - têm uma vida “atribulada”: elas se vestem e fazem inúmeros selfies/dia para o Instagram em busca de likes.
A filha da Xuxa ou daquela jornalista fashion ou ainda daquele publicitário, famosas por “herança”, são as que angariam mais likes, satisfazendo a vaidade das marcas de moda, que acham que precisam aparecer nessas novas vitrines promocionais.
Muitas empresas esquecem que um conceito de marca se constrói com ferramentas mais consistentes e, claro, com a adequação do produto ao consumidor alvo.
Os pilares produto-preço-distribuição-promoção,
que são clássicos no marketing, perderam
importância. Hoje em dia a distribuição é uma incógnita: as lojas
físicas vêm perdendo muitas vendas para as
lojas on line.
No entanto, vale lembrar que só causar nas redes sociais não dá sustentabilidade à marca. É preciso injetar personalidade e estilo, características que podem ser massificadas graças aos milhões de likes do Instagram.
E moda massificada deixa de ser desejada.
Texto de Diaulas Novaes, editor de O Mapa da Moda
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