O Índia Decor &
Fashion 2019 – encontro de negócios entre Brasil e Índia
-, realizado, este mês, em São Paulo, apresentou, aos empresários
brasileiros, produtos com o espírito, as habilidades e a qualidade dos
artesãos indianos que trabalham
exclusivamente com o feito à mão, sem envolvimento de máquinas.
Foram
realizadas cerca de 500 rodadas de negócios durante os dois dias do evento, com
a participação de mais de 100 empresas. Os indianos apresentaram itens de moda
feminina, como
xales, blusas, vestidos, bolsas, acessórios exóticos, bijuterias finas e também
matérias-primas como palmas, além de peças para o setor de joias/ semijoias. A
mostra também contou com produtos dos segmentos de casa/decoração, artigos têxteis para cama/mesa/banho, cortinas, persianas, almofadas.
Os países da América Latina e do
Caribe (LAC) representam um mercado cada vez mais importante para as
exportações do artesanato indiano, alcançando mais de R$ 60 milhões de abril de 2017 a
janeiro de 2018.
Na relação comercial direta com
o Brasil, as exportações de artesanato da Índia vêm crescendo
ano a ano, alcançando a cifra de US$ 19,95 milhões em 2017-18. Os
principais destaques para este resultado foram os artigos de lã e crochê, atingindo um volume de US$ 2,77
milhões, além de um significativo aumento de 23,6% no segmento de
bijuterias.
Por outro lado, a Índia importa do Brasil produtos químicos, farmacêuticos, marinhos, fertilizantes, minério, café, além de itens de couro e bronzeadores.
A Índia conta com a força de trabalho de mais de 10 milhões artesãos habilidosos que produzem uma grande variedade de itens tradicionais e modernos. É o único país do mundo que não envolve máquinas na produção de seu artesanato. Em 2018, exportou US$ 3,6 bilhões para todo o mundo e o crescimento médio de suas exportações globais de artesanato mantém-se entre 4 e 5% ao ano
Mais informações: http://indiadecorefashion.com. br
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