O FashionTV, canal de TV por assinatura
do grupo Box Brazil, está produzindo, em parceria com a Lascene
Produções Artísticas, o documentário ‘Moda
Sem Medida’, que traz um panorama do universo da moda para mulheres plus
size no país. As gravações já começaram em um casarão no bairro das
Laranjeiras, no Rio de Janeiro, com três protagonistas: as influenciadoras Ju
Romano e Maristela Abreu e a dançarina Thaís Carla. A direção é de Vanessa de
A. Souza.
A ideia do ‘Moda Sem Medida’ surgiu a
partir da constatação de que a moda e o estilo plus size estão cada vez
mais na ordem do dia e que abrem caminhos para a discussão de temas importantes
para a mulher contemporânea. “A liberdade de não seguir padrões de beleza, de
comportamento ou de atitude, expressa no slogan ‘meu corpo, minhas regras’,
permeia o roteiro, que aborda as histórias das protagonistas e de outras
garotas”, explica Vanessa. Ela destaca
que “o documentário dá voz a mulheres bem-sucedidas, focando suas jornadas da
superação do preconceito a autoaceitação e até se tornarem referência para
outras mulheres”.
Expansão do Mercado
Segundo informações da Lascene, a moda,
nesse contexto, aparece como símbolo não apenas da autoaceitação, mas evidencia
um processo de mudança mercadológica, já que, segundo estudos da Associação
Brasil Plus Size até 2022 o segmento deve alcançar uma receita anual de R$ 20
bilhões. “Este setor vem crescendo em média
8% ao ano e estima-se que haja mais de
100 milhões de consumidores potenciais no país”, sugere a diretora do
documentário. Tanto em termos de estilo, como apontam as protagonistas de ‘Moda
Sem Medida’, quanto em relação aos negócios, ainda há muito a desenvolver no
segmento de moda para tamanhos grandes no Brasil”, complementa Vanessa.
O documentário aborda não somente
aspectos relacionados à moda plus size, mas também temas como gordofobia,
autoestima, relacionamentos e mercado de trabalho. Além das três protagonistas,
a produção dá voz a diversas outras mulheres que tenham alguma relação com o
tema, como as influencers Eliana Jordão (@damajordão) e Laine Souza (@gordabemresolvida).
As protagonistas
Ju Romano, 29 anos,
paulista, veste 50/52 no quadril e 48/50 na parte de cima. Ela comanda o blog “Ju Romano — Entre tapetes e
vinis” desde 2009. Foi vendedora de loja, roteirista musical, assessora de
imprensa e repórter de moda e beleza. Hoje faz consultoria de moda. Têm quase
300 mil seguidores no Instagram. No documentário, Ju é a personagem que faz a
ligação entre a mulher gorda e o mercado de moda.
Maristela Abreu, 33 anos,
publicitária, carioca, é autora do blog “Tamanho P — Porque a vida é grande”,
criado em 2011. Usa manequim 54 e acha que a vida é muito boa para se perder
tempo tentando entrar em uma calça. Trabalha em uma grande corporação, faz
mestrado e ainda está às voltas com os preparativos de seu casamento. O perfil
do blog no Instagram tem 33 mil seguidores. Em ‘Moda Sem Medida’, Maristela
representa a mulher que precisa lidar com as questões do próprio corpo em
relação ao trabalho, à família e ao casamento.
Thaís Carla, 27 anos, manequim
60, carioca, casada, uma filha, virou celebridade nacional ao aparecer no clipe
“Paradinha”, de Anitta, lançado em maio de 2017 e que já tem cerca de 300
milhões de visualizações. De lá para cá, ela (que dança desde que se entende
por gente), teve ascensão meteórica nas redes sociais e está prestes a alcançar
500 mil seguidores no Instagram. Além de dançar, trabalha como
garota-propaganda de produtos de moda e beleza. No documentário, ela mostra que
as mulheres gordas estão conquistando espaço de destaque em áreas até então
bastante restritas às donas de corpos
dentro dos padrões.
Os Responsáveis
foto: Gustavo Azeredo |
A Lascene Produções Artísticas é um núcleo de pesquisa, difusão e produção de
audiovisual e inovação com empresas no Rio de Janeiro e em Salvador. Atúa na
criação e produção de filmes e séries para TV, programas jornalísticos, de
branded content, institucionais e publicidade. Também desenvolve soluções
tecnológicas para o aprimoramento de operações e/ou promoção de projetos e
empreendimentos culturais.
O FashionTV é
o mais importante canal de moda do mundo, presente em mais de 100 países, com
programação que une o universo fashion global aliado ao melhor da produção
nacional, apresentando, em sua programação,
cobertura das principais semanas de moda,
entrevistas exclusivas com estilistas e modelos, notícias, making ofs e fashion
films.
A Box
Brazil é a maior programadora
independente brasileira e a única independente multicanal da televisão por
assinatura do país. Com distribuição no Brasil, nos Estados Unidos, na Europa e
na África, a empresa conta com cinco canais em seu portfólio: Prime Box Brazil,
Music Box Brazil, Travel Box Brazil, FashionTV e Boom TV. Seus canais atingem
diariamente mais de 36 milhões de pessoas no território brasileiro, sendo
distribuídos pelas principais operadoras de TV por assinatura do país, entre
elas NET, Claro, Vivo, Oi TV e Sky.
0 comentários :
Postar um comentário