Para uma geração de pessoas pouco importa o ano de nascimento que aparece no RG. São os perennials, novo grupo que inclui mulheres, especialmente, de 40, 50 e até 60 anos, que não se limitam aos padrões sociais de suas idades. Vale notar a potência que pessoas com o perfil “ageless generation” (geração sem idade) podem ter nas relações, nos hábitos e no jeito de levar a vida.
Convivendo com um público
bastante focado – mulheres com as idades a que me referi – consigo notar
características muito interessantes: livres dos estereótipos de idade, elas
desbancam a ideia de que existe tempo certo para fazer determinadas coisas na
vida. Uma mulher de 50 anos que abandona o emprego estável e resolve abrir uma
loja virtual para vender seus acessórios e sapatos: alguém que se preocupa em manter o bem-estar,
a mente ativa, disposto a criar novas
conexões, pessoais e profissionais, por exemplo, são perinneals e às vezes nem sabem.
Nada de Senhora
Uma pesquisa divulgada pelo
jornal britânico The Telegraph mostrou que a tendência de “desrotular” perfis é
encabeçada por mulheres que nasceram nos anos 60 e 70. Elas passam longe da
definição de “senhora”; por vezes, são confundidas como irmãs de seus filhos. A
ruptura geracional, claro, não se resume à aparência: vai além da vaidade e
provoca uma pequena revolução a todo o momento em que alguém, alguma marca ou
instituição, tenta separar as coisas por faixa etária.
Perennials – que
vem de “perene” – são pessoas atentas ao
que acontece no mundo, não se sentem presas à idade cronológica, têm amigos de
diferentes gerações e adotam um jeito de viver livre, confiante. Não estão
interessadas em corresponder àquilo que se espera de alguém com 35, 40 ou 50
anos. Estamos vivendo um momento perfeito
para rever nosso estilo de vida.
J.K.Rowling |
Estou sempre em contato com
mulheres que trocam experiências, não têm medo de se arriscar na vida
profissional, nos relacionamentos, e que estão dispostas a mudar o que for
preciso para dar mais sentido à vida. Ajudá-las a buscar direcionamento para
tudo isso só me mostra o quanto podemos crescer por nós mesmas, deixando de lado os tabus e apostando no que nos faz
bem.
Nesse sentido, a individualidade
é um dos aspectos mais valiosos para os perennials. Falo de fazer
escolhas que surgem mais de uma paixão (ou convicção) do que daquilo que seria
socialmente aceito para “uma mulher dessa idade”. E isso passa pela decisão de
qual bar frequentar, quais roupas e tipo de cabelo usar, que tipo de atividade
física colocar na rotina, o que comprar, como se relacionar sexualmente, como
fazer uso da tecnologia.
Geração “Dona de Si”
É curioso perceber que, mesmo
sendo um perfil coerente com o período de desconstrução de tabus que estamos
vivendo, nem todo mundo está pronto para entender essa “geração dona de si”.
A pesquisa divulgada pelo The
Telegraph, feita pela agência de marketing SuperHuman com 500 mulheres, em 2017,
aponta que 91% delas sentem que o mercado publicitário não as representa. É
como se tivéssemos corrido léguas de distância do perfil de dona de casa
casada, que já tem os filhos criados e até netos, mas as propagandas ainda nos
representassem (apenas) assim.
Michelle Obama |
Felizmente, temos exemplos
incríveis de perennials que fazem essa nova “geração sem geração” se
tornar mais comum: Michelle Obama, a escritora JK Rowling e a atriz Julia
Roberts (que aparece na imagem que abre essa matéria) são algumas famosas que reúnem características muito objetivas das
“mulheres sem idade”. Atentas, desinibidas, com interesses que podem ser
considerados de “meninas de 20 e poucos anos”, são representantes potentes de
tudo aquilo que estamos livres para realizar.
Sem Sintoma de Velhice
Assim, o leque de
possibilidades aumenta: aprender yoga ou algum esporte, se preocupar com a
alimentação, meditar, ir a uma palestra, se divertir com amigas se tornam
atividades indispensáveis para quem nega todo e qualquer “sintoma de velhice”
ou papel fixo que a sociedade insiste em nos colocar.
E aqui está a beleza da coisa:
a mulher não está escondendo quantos anos tem, fingindo ser adolescente de novo
ou buscando aprovação alheia.
theka moraes |
Aprender com as pessoas de
qualquer idade é sempre enriquecedor, mas com os perennials é
instigante. Estar atenta ao movimento de mulheres que se sentem capazes de sair
de relacionamentos fadados ao fracasso, de mudar de cidade e emprego, de se aventurar
em viagens, de estar mais próximas de amigas. De oxigenar suas mentes e renovar
as energias. É isso que nos move e nos torna independentes e plenas durante a
vida inteira.
Texto de Theka Moraes
Ela é
formada em Gestão Comercial e acumula
expertise no mercado de negócios e relacionamentos, conquistada ao longo dos
últimos 15 anos. É fundadora do “The Women”, projeto da TKM Business Advisory,
pensado exclusivamente para proporcionar eventos e palestras a mulheres de
diferentes perfis.
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