O Blog de Todos os Modos das Modas

Modos e Modas é o blog da Jornalista Deise Sabbag. Inspirado nas tendências com possibilidade de alcançar as ruas e focado nas tendências adequadas ao biotipo brasileiro. Deise é autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma”, e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”, glossário reunindo os principais verbetes do setor.
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Atenção: tecnologia revoluciona o marketing da comunicação.

Written By Deise Sabbag on segunda-feira, 10 de setembro de 2018 | setembro 10, 2018



Imagine a cena.  Filas de metros e mais metros  para entrar num estande. Isso  acontece normalmente  na Beauty Fair, com centenas de influenciadoras  gastando horas,esperando a vez para conhecer os lançamentos de marcas importantes do segmento  e quiçás  ganhar amostras ou produtos.

E  perguntar não ofende:   por que cargas d’água a maioria das influenciers vai às feiras puxando malas de rodinhas?   

A mega expo Beauty Fair   prova mais uma vez   que as assessorias de imprensa   não fazem a menor distinção  entre jornalistas profissionais e blogueiras/ instragramers/ youtubers.

Parece tudo “farinha do mesmo saco”.   Para entrar na feira – haja paciência - todos entram igualmente na longa e demorada fila de credenciamento.

Até Crianças


Nesta edição da Beauty Fair,  curiosamente  me deparei com  um enorme contingente  de crianças  (que se autointitulam mini-influenciadoras) ,   que   comparecem  à feira para colher material, brindes e, claro,  tirar  belas selfies para postagens. Algumas, como Fabi Santina, foram contratadas para divulgar produtos e marcas na feira. 

Nada contra a evolução dos costumes.  Nada contra a internet que abriu espaço para todo tipo influencers, sejam profissionais ou amadores. Aliás, algumas têm alto poder de comunicação,  já que  arregimentam milhões de seguidores e likes. 

Fabi Santina no estande da Farmax

No entanto, é inevitável sentir uma fisgada de  tristeza ao constatar que, hoje em dia,  a experiência conta  pouco. O que vale mesmo é ter  beleza e juventude para “quebrar a internet” com postagens onde o ego grita bem mais  que a informação.

Dessa forma,  quase sempre a notícia  em si fica para segundo plano.  A maioria das digitais  influencers posta selfies,  com frequência alucinante,  seja acordando, fazendo academia, comendo,  se maquiando, se penteando,   escolhendo e usando  roupas, acessórios, cosméticos  e, não raro,  ganhando jabás e até  bons cachês por tais posts.

Brilhar mais que a Notícia


Enquanto isso,  um (a) jornalista profissional vai à luta:  seleciona  o  que merece ser noticiado, faz entrevistas, pesquisa dados importantes dos produtos, procura o melhor ângulo para as imagens,  capricha na confecção de um  texto informativo e elucidativo,   visando  oferecer, ao consumidor,  uma informação completa do assunto abordado.

Ao longo de meus estudos e de carreira,  sempre segui a máxima de  que o jornalista nunca deve aparecer mais do que a notícia.  E é justamente o contrário  o que  fazem muitas das influencers,  que postam  imagens,  onde predominam a  egocentria e a vaidade,  mas que são vazias de  conteúdo educativo/informativo  e, portanto,  irelevantes  para a maioria do público.

 Por equanto tem dado  certo o marketing das influenciadoras. Alguns canais digitais contabilizam grande  audiência, especialmente entre o público teen/jovem. Frequentemente  esses comunicadores digitais são requisitadas para  mostrar  oferta de produtos das empresas e divulgar  marcas em troca de jabás, viagens, almoços   e    cachês altos.

Ossos da era digital

Anitta; cachê mais alto depois de Neymar

Vale lembrar que  a  carreira de jornalismo não é a única que, com o avanço tecnológico,  perdeu espaço e respeito no mercado brasileiro.

Outra  atividade ameaçada é a de modelos.  Para fazer grandes campanhas publicitárias (e que trazem maior retorno financeiro do que desfilar ou posar para  fotos) as agências de propaganda vêm optando por celebridades (ou pseudo celbs),  como atletas, cantoras, funkeiras, ex-reality shows etc  

Algumas dessas famosas faturam  exorbitantes quantias , como é o caso de Anitta, Neymar, Ludmilla etc e até  de  ex BBBs.  E eis que elas invadem até um   terreno antes privativo das   modelos profissionais -  as passarelas.

É preciso aceitar que o passar do tempo traz o sopro de  mudanças significativas.  Acabou, por exemplo, o  requinte que era viajar de avião antigamente.  E, pior ainda,   arranhou o encanto e a responsabilidade de ser jornalista com J maiúsculo ...

Deise Sabbag

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Sobre Deise Sabbag

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Responsável por matérias especiais para o caderno B e titular de uma coluna no Diário Popular. Redatora especial e redatora de moda do City News, do grupo DCI, que posteriormente adquiriu o Shopping News e o Jornal da Semana. Idealizou e editou o Todamoda, que foi o primeiro caderno totalmente dedicado à moda no Brasil. Responsável pela execução de edições diárias em feiras nacionais de moda, como Fenit, Feninver, Feira de Moda de Fortaleza. Cobertura Internacional e pesquisas de tendências dos desfiles de alta-costura e prêt-à-porter em Paris, Roma, Milão e Londres. Docente do primeiro curso para formação de produtores de moda, ministrado pelo Senac. Foi membro do Conselho de Moda da Faap. Autora de três livros: “A Moda dos Anos 80”, “Na Moda de Corpo e Alma” e “Beleza e Qualidade de Vida de A a Z”.

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