Até a década
de 50, a camiseta era usada apenas
como roupa de baixo. Mas a partir do
momento em que o ator Marlon Brando
vestiu jeans e camiseta no filme “O Selvagem”, a história começou a mudar. O
mundo todo copiou a ideia e a t-shirt virou
sinônimo de roupa descontraída e prática.
Na década de
60, a camiseta trazia mensagens hippies, como a marcante “Make Love Nor War”, e às vezes
contestadoras como as frases de Che
Guevara e la revolucion. E de passo em passo esse item foi se fortalecendo e ganhando novas formas, cores e desenhos. Nos anos 70 e 80 virou símbolo de moda casual e confortável juntamente com os jeans, um de seus pares mais assíduos.
mensagens de che |
Para a mídia
contemporânea, essa peça longeva do vestuário informal funciona como uma tela em branco,
onde se pode imprimir a imagem ou a mensagem que se desejar, para propagação e divulgação de atitudes e movimentos, tais como preservação do meio
ambiente, apoio à diversidade, igualdade de direitos, liberação feminina etc.
Na verdade,
essa versátil peça de vestuário unissex ( e fácil
de usar e coordenar) vem propagando e defendendo bravamente, ao longo das últimas
décadas, causas importantes da
humanidade.
De olho nessa tendência que veio para ficar, agências de
publicidade utilizam cada vez mais a t-shirt veículo de propaganda que, entre outras
coisas, divulga, alerta, ajuda a
memorizar campanhas e a fidelizar
mensagens ou marcas e , é claro, promover vendas.
todas as camisetas dessa página são comercializadas pelo mercado livre |
Agora, com a proximidade das eleições de outubro, um dos grupos de anunciantes
que mais se movimenta é o político. Brasil afora, são milhares e
milhares de candidatos a cargos eletivos. Daí a
efervescência do setor.
Afinal, a
camiseta presta ajuda importante nas campanhas
eleitorais, divulgando o rosto, a sigla
do partido, o nome e o numero do
candidato, e assim gerando força visual
nos comícios e exteriorizando as
preferências de cada eleitor.
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