A Takasago desenvolveu uma nova geração de cápsulas que mantém o perfume
nas roupas por até 12 meses, caso não
sejam manipuladas após sua lavagem.
“Chamadas de TAKAPS 4G®, as microcápsulas ficam depositadas
nas fibras do tecido após o último enxágue e secam junto com as roupas. Mesmo
com a pressão e a temperatura do ferro de passar, elas se mantêm preservadas e,
ao utilizar a roupa, o atrito gerado rompe as cápsulas que liberam a fragrância
gradativamente. Além disso, tais cápsulas são polivalentes: dispensam um
sistema de preservação com conservantes químicos e são resistentes à contaminação
microbiológica”, detalha o Marcio Cragel, gerente de P&D da Takasago
Brasil
Além de entregar fragrâncias com longa duração, a tecnologia de
microcápsulas também pode ser utilizada combinada a outras tecnologias para
resolver alguns problemas relativos ao mau cheiro. Cragel esclarece que é
possível inserir dentro das cápsulas fragrâncias com tecnologias exclusivas
que agem na prevenção de mau cheiro causado pelo suor
ou pela umidade em roupas que não secaram por completo.
A relação do consumidor brasileiro com a casa tem mudado e a gerente de
Pesquisa de Mercado da Takasago Brasil, Hosana Malaquias, detalha a importância
dessas tecnologias no dia a dia do brasileiro. “Temos um cenário de grandes
centros urbanos com pessoas morando em apartamentos de lavanderias pequenas e
mal ventiladas, o que contribui para a ocorrência daquele odor característico
de roupas que não secaram direito. Além disso, o cheiro de suor pode ser percebido tanto em nosso corpo quanto no cheiro das roupas”, explica.
Segundo Hosana, ao escolher o
amaciante, o consumidor testa a fragrância. “Outros fatores como familiaridade
com a marca e embalagem também são considerados, porém, o ritual de abrir a
tampa e cheirar o produto é primordial. Na outra ponta, a recompensa é uma
simbiose entre a eficiência do produto (maciez) e o perfume da roupa quando ela
é retirada do varal”, detalha.
A especialista explica ainda que o processo de lavar roupas é sensorial
e emocional, e que o consumidor enxerga valor nos produtos que têm a capacidade
de gerar essa experiência: “Ao lavar roupas passamos por um ritual que envolve
a separação das roupas sujas, a distribuição na máquina de lavar e a dosagem
dos produtos. Ao término da lavagem, o consumidor já tem uma expectativa quanto
à experiência olfativa que vai receber ao abrir a máquina de lavar: uma
fragrância agradável. Esse ritual se completa com a secagem das roupas e a
permanência da fragrância nelas”, destaca.
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